segunda-feira, 23 de março de 2009

Quinta-feira, 19 de março – Show Portátil de Silvério Pessoa em Caruaru – A mesa de som da frente sumiu!

Olá pessoal.

Liguei para o nosso produtor para saber algo sobre o sistema de som que estaria em Caruaru, pois não teve nenhum contato e eu não sabia se estava tudo certinho. Ele falou que já tinha entrado em contato com o responsável do som e o mesmo falou: “Diga ao seu técnico que não vai ser o melhor som que ele já pegou, mas também não vai ser o pior”. Não posso negar que esta frase me incomodou. O que eu iria encontrar? Como este show portátil é bem mais simples que o show normal de Silvério Pessoa, não esquentei muito com a frase. Se fosse o show normal, com certeza eu ligaria na hora pra saber o que aquela frase representava. Sabia que iria ter duas mesas no local. Pelo menos foi isso que a produção me passou. Ok, vamos levar Normando para fazer o monitor.

No dia anterior ao show, ou seja, na quarta-feira, enquanto eu estava bisbilhotando o sound check do show de Frejat, o meu produtor me passou o contato do responsável pelo som em Caruaru. Liguei pra ele e perguntei se estava tudo certo para o meu trabalho no outro dia e se ele tinha alguma dúvida em relação aos documentos que minha produção havia enviado. Ele simplesmente me falou que não tinha recebido nada até o momento! Nem perguntei mais nada depois disso. Desculpei-me, desliguei e liguei para minha produção para passar o acontecido, e solicitei que isso fosse resolvido. Falei também que não ligaria mais para o pessoal de Caruaru e que estaria à disposição se eles tivessem alguma dúvida sobre o documento com minhas necessidades para o show que era para estar com eles. No outro dia pela manhã, Alexandre (que fazia a produção) me ligou para perguntar se o posicionamento do nosso equipamento no palco poderia ser mudado, pois haveria mais dois shows na noite além de Silvério Pessoa. Mais uma vez fiquei surpreso, pois o que me falaram foi outra coisa. Disse que independente de quantas atrações tivesse na noite, o nosso posicionamento deveria ser respeitado, pois este show é bem intimista e com um posicionamento bem particular. Aproveitei e perguntei quais eram as duas mesas que seriam usadas, pois ele já estava no local do show. Mais uma surpresa! Só seria uma mesa digital no palco e na frente teria um laptop controlando esta mesa via wireless (sem fio). Seria a mesma mesa para fazer P.A. e monitor. Como diz um amigo meu... Vamos em frente! Liguei para Normando para contar as novidades. Falei pra ele que faria uma sessão no meu laptop e que para facilitar o trabalho nos monitores eu duplicaria alguns canais mais importantes para ele poder fazer uma equalização destes canais independente da minha. Vou tentar explicar para os leigos. Inclusive já comentei isso uma vez em texto anterior, só não lembro onde. Mas vou falar novamente. No detalhe, o laptop que controlava (sem fio) a mesa que estava no palco.

Quando temos só uma mesa para fazer o som da frente e do palco (P.A. e monitor), como foi o caso do show de carnaval na Torre Malakoff, quando eu mexo na equalização do canal, esta equalização vai interferir no som da frente e do palco ao mesmo tempo. É o mesmo canal que vai para o som da frente e para o som do palco. Se eu noto que no som da frente eu preciso de mais agudos na voz do cantor para dar mais “brilho” e acrescento estes agudos no canal, pode ser que nos monitores não precise destes agudos extras e o som vai ficar muito estridente ou “espirrado” no monitor. E se for monitor de chão, provavelmente vai apitar. O uso de duas mesas é exatamente para evitar tais problemas. Com duas mesas, nenhum ajuste do som dos instrumentos no palco vai interferir no som dos instrumentos que chegam para mim lá na frente. Existe no palco uma central aonde são ligados todos os canais de instrumentos e vozes (ex: 48 canais). Esta central é chamada de MEDUSA. Desta central saem dois cabos grossos distintos que chamamos de MULTICABO. Cada cabo desses leva o sinal dos 48 canais separados. Um cabo desses vai para a mesa de monitor e cada canal é ligado separadamente na mesa. O outro multicabo vai lá pra frente e fazemos a mesma coisa. Temos assim o mesmo sinal de cada canal em duas mesas distintas. O que é feito na mesa do palco não interfere na mesa da frente. Lindo!

Foto de uma MEDUSA. A mesa que estava no local do show era uma digital da Yamaha chamada LS9-32. Esta mesa possui 32 entradas físicas e se você comprar os conversores de sinais (analógico > digital) pode ligar mais 32 canais, ou seja, 64 canais! Quando falo entradas “físicas”, é porque existem estas 32 entradas atrás da mesa e é só chegar com o cabo e ligar. Para ligar alguma coisa nos canais 33 ao 64, é preciso comprar estes conversores externos e comprar também uma placa de expansão com entrada óptica para mesa. Estes conversores (8 canais cada) possuem as entradas físicas. O que entra é convertido em digital e são ligados nas entradas ópticas das placas de expansão com cabos específicos. Você só pode ligar alguma coisa externa nestes canais (virtuais) se tiver estes conversores, mas... Estes canais virtuais estão lá na mesa e você pode direcionar internamente qualquer coisa que já esteja ligado à mesa fisicamente para estes canais virtuais. Tinha até esquecido deste detalhe. Quem me alertou foi o técnico da empresa de som que já estava trabalhando usando esta filosofia. As 32 entradas físicas da mesa foram direcionadas também para os canais virtuais 33 ao 64. O canal 33 recebia também internamente o sinal que entrava na entrada física do canal 1, o canal 34 recebia também o sinal do canal 2, o canal 35 recebia também o sinal do canal 3, e assim sucessivamente. Resumindo... Os canais 33 ao 64 recebiam exatamente o mesmo sinal dos canais 1 ao 32.

Então eu usava os canais do 1 ao 32 para o som da frente e Normando usava os canais do 33 ao 64 para o monitor. O que Normando mexia nos canais 33 ao 64 não interferia pra mim, pois eu estava usando os canais 1 ao 32. Deu pra entender? Vou explicar só mais um pouco. O canal 1 era o bumbo da bateria. E o canal 33 recebia este mesmo sinal. Eu mexia na equalização do canal 1 e o som deste canal ia para o som da frente. Normando mexia na equalização do canal 33, que era também o som do bumbo da bateria e ele enviava o sinal deste canal 33 para os monitores. Passei a sessão que fiz em casa no meu laptop para o laptop da empresa de som que já estava sincronizado com a mesa e modifiquei rapidamente os endereçamentos dos canais 33 ao 64. Foi perfeito! Só teve um problema.

Eu estava com o laptop lá na frente sincronizado com a mesa via wireless. Não esqueçam que era uma mesa só. Estávamos em locais separados, mas controlando a mesma mesa. Quando eu selecionava um canal lá na frente para ajustar o som deste canal (equalizar), era a mesma coisa de selecionar este canal lá na mesa do palco, o laptop era só uma extensão desta mesa. Tivemos um pouco de dificuldades no sound check com isso, pois esquecíamos que era só uma mesa, mas combinei com Normando que eu ajustaria primeiro o som do canal para mim, e depois ele selecionava o outro canal correspondente a este meu e faria os ajustes para o monitor. E isso tornou o sound check muito mais lento.

Não tínhamos problema quando eu queria aumentar o volume de um canal no som da frente e ele queria aumentar o volume de outro canal no monitor, pois não precisávamos selecionar o canal para fazer isso.

Durante o sound check, o computador perdeu o sinal wireless que vinha da mesa umas 3 vezes, e isto me deixava sem nenhum controle da mesa. Isso atrasou mais ainda o nosso sound check, pois eu não podia fazer mais nada até restabelecer o sinal. O problema era perder este sinal na hora do show!

Tive só uma pressãozinha por causa do horário no final do sound check, mas deu pra passar tudo. E em menos de meia hora o show começou. Não tive nenhum problema, pois a maioria dos ajustes de equalização foi feito no sound check. O sinal via wireless da mesa não falhou uma única vez! Foi muito bom o show, fiquei muito satisfeito com o som do show também e foi muito divertido operar a mesa pelo laptop. Gostei. Seria infinitamente pior operar lá do palco!

Ah! Não usamos nenhum monitor de chão no palco! Não tivemos também nenhuma realimentação (microfonia) e nenhuma sujeira no som dos instrumentos por causa do som dos monitores de chão. Continuo odiando-os cada vez mais. (risos)

Apareceu gente lá na frente assustada, pois não viu nenhuma mesa de som no local, perguntando se todo aquele som estava saindo do laptop! (risos)

Ficariam mais assustadas ao saberem que já podemos controlar estas mesas com dispositivos que cabem na palma da mão, do tamanho de um palmtop.

Um abraço a todos.

18 comentários:

Unknown disse...

Olá Titio!
Mais um assunto que andei passando aperto foi usar o note wireless controlando a mesa. No mercado existem controladores USB com faders e botões programáveis. Será que rola de endereçar os parâmetros no software de controle da mesa, para utilizar os faders e ganhar em praticidade? Fora que um "feeling" de fader, touchpad de note nenhum imita.

Abraços!

Titio disse...

Oi Lucas. Um dia desses, numa conversa com Normando (faz o monitor no show de Silvério Pessoa), ele falou que seria legal se existisse uma controladora de apenas um fader para a gente usar com o laptop. Falei pra ele que isso existia, mas não sei se tem como controlar o Studio Manager. Procurei rapidamente este equipamento na internet e achei esse. ( http://emusician.com/controlsurfaces/Sonar_Support_for_PreSonus_FaderPort/ )
Não vasculhei mais no resultado da pesquisa pra ver outros modelos. Vou perguntar nos fóruns que participo de áudio se tem alguém usando isso com o Studio Manager.
Mas... Não senti falta deste controlador neste primeiro show que usei o laptop para operar não, viu? Não usei o touchpad do laptop, usei um mouse sem fio e foi super legal. Teve hora no show que brinquei com o pan de um canal e a resposta foi imediata. Não notei atraso significativo.
Um abraço.

Anônimo disse...

Realmente, as artes das digitais! Mas espero que essa idéia não pegue pra sempre. É inovação, mas acho que nenhum técnico de som fica satisfeito operando o som sem a mesa estar à sua frente, dependendo de um notebook e torcendo para que a conexão não caia ou ele não trave. E as empresas devem achar maravilha, para economizar no custo. Abraços!

Unknown disse...

caramba titio deve ter sido uma experiência muito interessante, fico só imaginando

Titio disse...

Olá pessoal.
Oi Lucas. Continuo achando que não é possível controlar o Studio Manager usando um controlador externo USB.
Oi Felipe. Se vai pegar eu não sei. Mas eu prefiro tabalhar do jeito que trabalhei neste show do que pegar uma mesa Ciclotron na frente e ainda com os cabos de inserts falhando. Não senti falta da mesa na minha frente não, viu? E eu ainda usei 3 efeitos diferentes, pois 1 Normando estava usando no palco. Como não usamos EQ gráfico no palco, pois está todo mundo de fone, sobrou até EQs para eu insertar na frente. Foi uma mão-na-roda.
Oi Jairo. Realmente foi interessante.
Vou comprar um roteador wireless potente pra mim, pois dependendo da mesa e periféricos da frente e do tipo do show, eu faço este arranjo com uma LS9-32 ou M7CL no palco.
Um abraço a todos.

Titio disse...

Oi.
Lembrando que não senti falta da mesa porque o show era teoricamente mais simples. Só 21 canais (nos shows do carnaval passou dos 40), não tinha percussão, baixo, metais, guitarra, vocais, cantores convidados.
Um abraço.

Anônimo disse...

Titio!!!
Muito boa esta sua resenha sobre o show em Caruaru...
Me "antenei" em várias dicas que você nos deu.
Acredito que deva ter rolado uma garrafa de vinho ao término da jornada, não?
Abraços...

Titio disse...

Oi Thiaguinho.
Não teve vinho na comemoração, mas tomei minha velha vodka com laranjada. O resto da galera ficou na cerveja. E o petisco foi macaxeira com carne de sol e charque!
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Titio,eu poderia mandar dúvidas por aqui???

ginetonmartinsdelima31@hotmail.com

Obrigado e lhe agradeço conterraneo!

Titio disse...

Olá Gineton.
Se sua dúvida estiver relacionada ao assunto, no caso aqui o show em Caruaru, pode deixar seu comentário ou dúvida aqui. Caso sua dúvida não seja com nada relacionado ao texto, me mande por email que se eu souber responder eu te falo.
Continue participando do Blog.
Um abraço.

Anônimo disse...

5Ñ,será dúvida sobre audio.
Tb sou da Lista Audio-List
e aqui de PE.

Anônimo disse...

Ñ,será dúvida sobre audio.
Tb sou da Lista Audio-List
e aqui de PE.

Unknown disse...

olá meu nome é Felipe e sou de joão pessoa. como o router estava ligado a mesa? tenho uma 01v96 v2 e queria usar nessa configuração. se puder faz um tutorial sobre isso, e tb faço parte da audiolist. abraços e gostei da esperiencia que vc passou.

Titio disse...

Olá Felipe.
Quando cheguei o roteador sem fio já estava ligado e funcionando. Lembrando que a mesa lá era uma LS9 e não uma 01V96. Eu tenho um documento que mostra como usar as mesas M7CL e LS9 com um roteador sem fio. Isso não serve para a 01V96 pois a conexão com ela é USB e não Ethernet (cabo de rede) como as outras duas citadas aqui. Me mande seu email que eu te envio o doc. Um operador renomado me falou que esta ligação sem fio poderia ser feito com as mesas com USB, mas não me aprofundei neste assunto e não posso te ajudar.
Um abraço.

Anônimo disse...

certo! esse é meu email. mixsomeventos@hotmail.com
posso ver atravez desse documento e vejo como configurar!
vamos ver se da certo não é?! abraços

Anônimo disse...

mandei como anonimo pq é mais rapido e não lembro a senha... kkkkk abraços

Unknown disse...

Grande Mestre TITIO. Saudades meu irmão. Ainda uso aquela música de Lisa Stansfield.

Tttio usa um notebook para controla o console LS9 ou M7CL. Eu não gostei, gostei mais pelo tablet pois é bem mais fácil para fazer o IP e Mec da mesa. Tem que te o DME depois app da mesa depois o Studio monagem. No tablet e só tem o STAGEM MIX ja foi.

Titio disse...

Olá Marcelo.
Uso Lisa até hoje ainda, a mesma música.
Realmente a conexão com o iPad é mais simples, e se não tiver um local com uma bancada para colocar o laptop para ser manipulado com o mouse, o iPad é a solução.
Mas podendo colocar o laptop lá na frente, em cima de uma bancada usando o mouse, o iPad perde feio!
É muito mais prático usar o Studio Manager.
Dá para deixar várias janelas abertas na tela do laptop.
Fora as duas janelas dos canais de mixagem (16 em cada), eu deixo ainda a janela do EQ gráfico do L/R, mais a janela Select Channel, onde eu tenho o controle de todos os parâmetros do canal selecionado de uma só vez (EQ, HPF, ganho, compressor, gate, mandadas para os auxs, pan, fase e o fader).
Ainda tem também o fader do máster que fica lá na tela o tempo todo.
Por causa de todas estas vantagens, se for para fazer o som do PA de um show com muitos canais, vou optar pelo laptop, se logicamente tiver um local com uma bancada com AC para eu ficar lá na frente.
No monitor, o iPad é imbatível, pois temos que nos movimentar pelo palco.
Obrigado por participar do Blog.
Um abraço.