quarta-feira, 18 de março de 2009

Rapidinha 4 - Porque a Prefeitura do Recife e/ou FUNDARPE demoram para pagar os cachês dos artistas locais?

Olá pessoal. Operei o som do show de um artista daqui de Recife no dia 26 de dezembro de 2008. Falei com este artista ontem e ele me falou que acabou de receber o dinheiro daquele evento e que me paga esta semana. Nem estava ligando para o dinheiro em si, pois fiz mais este trabalho pela amizade que tenho com o artista, pois normalmente meu cachê é o dobro do que ele estava oferecendo. Ele sabe que faria até de graça. O que me deixa chateado é esta indiferença da Prefeitura e da FUNDARPE em relação aos artistas locais. Não acredito que façam isso com as estrelas que vem de fora! Esta demora nos pagamentos não é de hoje. Dizem que a EMPETUR é a mesma coisa, mas aí eu não tenho exemplos para comprovar. Recentemente, Lia de Itamaracá não aguentou mais a indiferença e "rodou a baiana". Para quem não soube do caso, encontrei uma matéria do Diário de Pernambuco na internet falando disso e comprovando este meu ponto de vista. A matéria é de Luce Pereira. Pedi autorização a Luce para colar aqui. Segue a matéria entre << >>: << A cobrança de Lia Os nomes que não brilham tanto (ao menos em termos de cachê) entre as atrações do carnaval do Recife e de Pernambuco devem ter adorado o desabafo da cirandeira Lia de Itamaracá. A rainha africana cansou de esperar que a Prefeitura do Recife e a Fundarpe pagassem o que lhe devem por participação em eventos e abriu a boca para revelar o desgosto com o "fiado". Músicos de orquestras e de pequenas bandas, principalmente, aprenderam na prática que contrato não significa dinheiro no bolso tão logo a assinatura cai no papel. Há que ter paciência. A lição incorporada com a vivência de vários carnavais compreende a certeza de que meses depois da festa os labirintos dos corredores da administração serão percorridos sistematicamente em busca do pagamento, havendo casos em que somente a proximidade de outro ciclo importante, o junino, pode acelerar a entrega do bendito cheque. Além da falta que faz para o cumprimento das obrigações, a demora em receber o dinheirinho (no diminutivo mesmo, para ser fiel aos valores pagos)tem ares de desaforo para os "tocadores" porque todos sabem que as estrelas recebem tratamento bem mais VIP - logo elas, que só encontram dificuldade mesmo em decidir o tipo de investimento ideal para fazer render os milhares de reais ganhos na folia pernambucana. O calo de Lia, ao doer, acabou revelando comportamento pouco respeitoso que tanto a Fundação de Cultura da Cidade do Recife quanto a Fundarpe têm com quem realmente faz a grandeza do carnaval de Pernambuco. >> Aqui sou eu comentando. Prefeitura, FUNDARPE... Tenham pena da gente! Se eu (ou qualquer um) usar esta filosofia nos pagamentos das contas diárias, cortam água, luz, telefone, cartão de crédito, etc, etc, etc,... Fora as multas que pagamos com isso. Um abraço a todos.

2 comentários:

Unknown disse...

Não sei se serve de consolo, mas já cansei de fazer cachês pra algumas gravadoras que também demoram 1 ou 2 meses pra pagar...

Já houveram muitos, tanto que alguns produtores quando ligam nem avisam que o pagamento irá demorar, só falam: "... é show de gravadora viu ..."

Mas pelo menos hj em dia eles pagam, pq também já fiz muitos festivais só com ajuda de custo... e festivais com bandas grandes de gravadora também.

Sempre encarei como um "investimento" esses shows, mas a sensação também sempre foi estranha, parece que eu estou investindo no negócio de outras pessoas...

Abços!

Titio disse...

Olá Rafael.
Não tenho este problema de "show de gravadora", pois a maioria aqui dos artistas são independentes. Acredito também que você está investindo no negócio de outras pessoas, a não ser que você seja sócio do artista. Eu não sou, então nada mais justo que receber cachê para fazer shows de gravadora ou show de televisão.
Um abraço.