quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Conversa ao pé do ouvido - O que vem por aí?

Olá pessoal. O carnaval está chegando. Mais assunto para o Blog. Vou pegar todo tipo de equipamento, e isso não deixa de ser um aprendizado. Sempre aprendendo. Até agora só tenho shows com Silvério Pessoa, mas acredito que trabalhe ainda com outros artistas ou em algum Baile. Neste sábado já tem um show com o roteiro de carnaval, com seis metais na banda. Fiquei sabendo que deve haver outro evento no estádio do Santa Cruz, como eu tinha adiantado no texto anterior. Fui contactado e disse que faria novamente, mas dessa vez com remuneração. Outra novidade é que vou ser indicado para trabalhar em um navio que vai passar seis meses passeando pela costa do Brasil. Se me chamarem, e se realmente a remuneração por mês for o que meu amigo me falou, vou dar este passeio. Estou precisando (pelo lado financeiro e psicológico). E seria uma experiência diferente. Só não gostei das recentes notícias de mortes e drogas nos navios que foram divulgadas pela mídia. Fiquei desanimado pelas mortes, pois as drogas nunca me afetaram. Tento mostrar este caminho para o meu filho de 13 anos hoje em dia. Esta viagem seria logo após o carnaval. Ela acontecendo, vou deixar de fazer o Abril Pro Rock e não daria para ir também na primeira parte da turnê 2009 na Europa com Silvério Pessoa que está marcada para o final de maio. Estas são as novidades. Ah... Participem da pesquisa que eu criei e que está no começo da página à direita. Estou querendo saber como vocês vieram parar aqui no meu Blog. Para quem não sabe, vocês podem aumentar o tamanho das fotos aqui publicadas. É só clicar na foto que ela preenche toda tela, facilitando a observação. Um abraço a todos.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Reinauguração do estádio do Santa Cruz – Line array com inclinação invertida e diferentes modos de salvar uma cena na mesa digital.

Olá pessoal.

Domingo passado, dia 18, teve a festa de reinauguração do estádio de futebol do Santa Cruz aqui em Recife.

A proposta era ter um show da Spok Frevo Orquestra com cantores convidados, e que os músicos e os cantores fariam o trabalho sem cobrar cachê por serem torcedores do Santa Cruz.

Spok, que é tricolor, montou a banda e o pessoal da organização convidou os cantores que eram torcedores assumidos. Veio Nando Cordel, Canibal, Getúlio Cavalcante, Isaar, Fábio Trummer, etc.

Como um dos proprietários da empresa de som é tricolor, ele me perguntou se eu não queria ir para ajudá-lo, pois sou torcedor do Santa Cruz também. Falei que topava.

Chegamos muito cedo ao local (não era nem 9 da manhã), pois teríamos que montar e ligar todo equipamento, fazer um sound check com a Spok Frevo e com alguns cantores. Enquanto eu ajudava Arnaldo nas ligações entre a mesa e o palco, Eduardo e Mário Jorge (técnico de Elba Ramalho, irmão de Rogério e também um dos proprietários da empresa de som) ligava o P.A. e as caixas que ficavam atrás das barras (ou balizas, ou gols, ou traves). O show começaria às 16h e teria que acabar às 18h. O palco deveria ser completamente desmontado para o jogo começar às 18:30h. Falaram que se o palco não fosse totalmente desmontado no tempo estabelecido, corria-se o risco do time da casa, no caso o Santa Cruz, perder o jogo por WO.

Rogério (foi ele que me convidou para o serviço), torcedor do Santa Cruz e um dos proprietários da empresa de som, já tinha ido no estádio para ver o que seria necessário para a sonorização do evento.

Seria apenas uma mesa para fazer o P.A. e monitor. A mesa escolhida foi a digital M7CL da Yamaha.

Armamos a banda nas duas laterais do palco, deixando o meio livre para que os cantores pudessem cantar de frente para os dois lados do estádio. O palco foi montado na frente das sociais e das cabines dos repórteres.

Ligamos 4 vias independentes de fones (bateria, percussão, baixo e guitarra) e 4 vias independentes com monitores de chão (3 vias para os metais e uma para os cantores convidados). Como a mesa ficou um pouco afastada do palco, fiquei na mesa atendendo aos pedidos de Rogério que ficou com o microfone sem fio alinhando os monitores de chão. Depois de alinhar os monitores, Rogério veio para a mesa e começou a fazer o sound check com a banda. Foram montados 4 grupos espaçados de caixas para sonorizar as sociais e as cadeiras. Cada grupo era formado por 6 caixas line array da D.A.S. AERO 28 mais 4 caixas de sub-graves. As caixas do line array ao contrário de como são usadas normalmente (penduradas com inclinação de algumas caixas para baixo), foram montadas no chão com a inclinação invertida. A cobertura sonora tinha que ser de baixo pra cima, porque o público ficava em arquibancadas que começavam no nosso nível e iam subindo. Acima dessa arquibancada ainda tinham as cadeiras.

Para cobrir as arquibancadas atrás das duas barras, foram colocados dois grupos espaçados de caixas formados por 2 caixas “tipo” KF850 mais 2 caixas de sub-graves. E para cobrir a arquibancada lateral (lado oposto das sociais e cadeiras) foram colocados 6 grupos de caixas espaçadas. Cada grupo era formado por 2 caixas “tipo” KF750.

Detalhe do line array com a inclinação invertida. Era necessária esta inclinação para poder atingir também as cadeiras que ficavam acima das sociais. Dois grupos (dos seis) de caixas colocados no chão na lateral oposta ao palco. Um dos grupos de caixas colocados atrás das barras. Enquanto Rogério fazia o sound check, fui dar uma conferida nas caixas que ficavam atrás das barras. O volume do som estava muito baixo. Falei para Mário Jorge aumentar a mandada do sinal. A mixagem do som do evento foi monoaural (http://pt.wikipedia.org/wiki/Monoaural ). Quando voltei, Rogério foi organizar as ligações dos microfones dos metais e eu fiquei na mesa de onde não sai mais. Passamos o som com alguns cantores convidados e nada foi mexido na mesa, pois a banda era a mesma. Só em uma participação de um grupo eu fiz mudanças na mesa e por isso tive que salvar outra cena. Mais uma vez fiz como no trabalho no monitor do Baile do Menino Deus e salvei as duas cenas com os canais abertos. Vou explicar.

Num trabalho normal com uma banda, quando eu acabo de fazer o sound check, eu desligo todos os canais e salvo a cena com estes canais desligados. Isso é necessário porque normalmente existe outro show antes do meu e quando este show acaba, o pessoal tem que desligar muitos cabos no palco para poder ligar os meus, pois as posições dos instrumentos nos canais variam de uma atração para outra. Se eu chamar minha cena e os canais estiverem abertos, com certeza vamos ouvir grandes estalos e/ou ruídos muito altos por causa destas mudanças nas conexões, podendo causar até danos às caixas de som. Então, assim que o show anterior acaba eu chamo minha cena que está com os canais desligados e o pessoal pode fazer normalmente as novas ligações. Quando está tudo ligado no palco e eu confiro se está chegando tudo certo pelo meu fone, ligo os canais e o show começa. Logo no começo do show, salvo novamente esta cena no mesmo lugar, só que agora com todos os canais abertos. Faço isso agora para evitar que o som pare se eu chamar acidentalmente minha cena novamente, pois a cena antiga está com os canais fechados! Já aconteceu isso comigo uma vez e não é nada interessante. Bati acidentalmente no botão RECALL. Existe uma preferência na mesa digital que o usuário decide se é para a mesa perguntar se realmente é para chamar a cena quando o botão recall é apertado ou se a cena é para ser carregada imediatamente ao se apertar este botão. No dia que bati acidentalmente no botão, esta opção de confirmação estava desativada. Quando não tenho tanta pressa para fazer esta mudança, deixo a opção de confirmação do pedido ativada.

No caso do monitor do Baile do Menino Deus e neste evento no estádio, eu tive mudanças durante o show e eram imediatas. Neste do estádio, entraria um grupo no meio do show que não seria acompanhado pela Spok Frevo e este grupo usaria alguns microfones da Spok Frevo para outros instrumentos. Por isso fiz as modificações necessárias no sound check e salvei em outra cena com os canais abertos do grupo, e desliguei os da Spok Frevo porque não iriam tocar nada nesta hora. Desativei também na mesa a confirmação do pedido, pois as cenas deveriam entrar imediatamente quando eu apertasse o recall. Quando o grupo acabou de se apresentar, voltei imediatamente para cena da Spok Frevo (que salvei com os canais abertos) e o show continuou sem parada nenhuma. Da esquerda para direita: Os irmãos Mário Jorge e Rogério.

Perto do final do show, Mário Jorge me falou que dois amplificadores que estavam do outro lado queimaram. Nem fiquei sabendo o motivo. Depois pergunto pra ele. Este foi o único contratempo que tivemos.

Desligamos rapidamente o palco e o mesmo foi desmontado dentro do tempo exigido. Por causa disso, alguém da organização comentou que poderia haver outro evento como aquele em outros jogos normais.

Ah! O outro contratempo foi que queimei as minhas duas orelhas com o sol escaldante. Esqueci de passar o protetor solar nelas! Enrolado na bandeira e segurando o sax, Maestro Spok. Um abraço a todos.