terça-feira, 1 de março de 2011

Como identificar um SM58 falso.

Olá pessoal.
Dando uma volta pela internet (faço muito isso), me deparei com uma matéria muito interessante no Gigplace (Blog).
Fonte da matéria: CV Audio.
Esta matéria fala de como você pode conferir se o microfone SM58 que está na sua mão é falso.
Achei muito interessante a explicação e pedi autorização para colocar esta mesma matéria aqui no meu Blog.
Segue a matéria:


VEJA O FUNDO DO CONECTOR XLR

Em microfones Shure autênticos, cada pino XLR estará numerado de 1 a 3. A maioria dos microfones falsos não tem essa numeração e, no lugar, algum tipo de marca de conector ou, mais comum, nenhuma marcação.


OLHE EMBAIXO DO “CAPÔ”

Retire o globo do seu microfone. Examine a parte de baixo do globo SM58, o anel de metal que é rosqueado na base do microfone. Se ele for reto é um sinal de falso, pois o SM58 autêntico é arredondado. Olhe a parte de cima da cápsula do microfone. Nos falsos, você encontrará um adesivo escrito “CAUTION”, que não existe em microfones autênticos.


CIRCUITO

No SM58, remova cuidadosamente a cápsula, dividindo o microfone ao meio. Você verá dentro do microfone dois fios entre as seções. Nos microfones genuínos esses fios são verde e amarelo, mas em muitos falsos eles mantiveram esse esquema de cor. No entanto, se as cores forem diferentes, você provavelmente está com um microfone falso. Então, olhe o circuito na parte inferior. Microfones genuínos têm um selo de controle de qualidade em letras vermelhas. Esse selo não existe nos microfones falsos.


APARÊNCIA E PESO DO MICROFONE

No SM58, abaixo do anel que conecta o globo ao corpo, há o logo “Shure SM58″ impresso. Nas cópias, você irá perceber que é um adesivo. Olhe cuidadosamente a fonte e o espaçamento – nos falsos, o espaço é um pouco maior e a fonte menor.  Além disso, em geral os microfones falsos são bem mais leves do que os autênticos.


CHEQUE A CAIXA

Falsificadores de microfones se tornaram muito bons em fazer a caixa do Shure parecer convincente, mas uma das maneiras certas de saber se seu microfone é falso é olhar dentro da caixa. Microfones autênticos vêm com acessórios, incluindo o clipe para o microfone, clipe para o cabo, adesivo Shure, bolsa para carregar, manual e cartão de garantia. Microfones falsos dificilmente incluem todos os acessórios; geralmente faltam o cartão de garantia e o clipe para o cabo.


CÓDIGO DO PRODUTO

Outra coisa para se observar. Certifique-se de que o número do modelo listado na caixa é o mesmo do que está dentro. Muitos Shure falsificados também vêm com cabo, o único que também inclui um cabo é o SM58-CN. Se a caixa tem um cabo, mas não tem o número do modelo adequado, então é um microfone falso. Alguns SM58 falsos têm uma chave liga/desliga, o modelo deverá ser o SM58S. O clássico SM58 será listado como SM58-LC.


E POR ÚLTIMO… OUÇA.

Um SM58 falso terá um som com muito brilho e “bruto” quando for aplicado um ganho moderado. Um SM58 genuíno irá soar como… bem, um SM58 – suave nos graves e médios, com um pequeno e suave ganho nas altas. Um falso não irá produzir resultados similares.

6 comentários:

Gabriel Izidoro disse...

titio, recentemente o vocalista da banda que trabalho comprou um shure sm58 sem fio no mercado livre por 800 reais. A gente achou que tava sendo um bom negócio mas quando ligamos sobrava frequencias impossíveis de se tirar e o som não chegava de maneira nenhnuma. Acho que até os sem fios estão sendo copiados...

Nunes disse...

Recentemente estive no Paraguai pra comprar uns microfones Shure SM58, achei até em camelos, apartir de U$20 até U$60, todos falsos, sendo que os de U$60 eram praticamente perfeitos, mas originais só achei em uma loja apenas, mas por U$110, cerca de R$200,00.

Anônimo disse...

Gabriel, vi o anúncio desse microfone no ML, é o Shure PGX24 beta 58, o original custa U$450 nos EUA, como poderia custar R$800,00 no Brasil, é lógico que é falso.

Anônimo disse...

gostaria de saber as diferenças e utilizações mais apropriadas entre o sm 57, sm 58 e o beta. Obrigado.

Titio disse...

Olá Gabriel.
Em qualquer ramo, quando a diferença de preço do produto em dois lugares é muito grande, tem algum problema. Ou é falso, ou não estão pagando os impostos, ou é roubado, etc.
Olá Anônimo.
SM57
http://www.shure.com/americas/products/microphones/sm/sm57-instrument-microphone

SM58
http://www.shure.com/americas/products/microphones/sm/sm58-vocal-microphone

Beta 58A
http://www.shure.com/americas/products/microphones/beta/beta-58a-vocal-microphone

Nunca li. Vou até dar uma olhada depois porque estou em João Pessoa saindo para comer uns caranguejos.
Eu vou usando os microfones que vão me disponibilizando na hora. Já usei SM58 (ou fui obrigado) no bumbo, na sanfona agora no carnaval, na percussão, nos metais, nos tons da bateria, etc.
Já usei SM57 (ou fui obrigado) nos tons da bateria, no hihat (chimbal), nos pratos da bateria, nos metais, etc.
Vou me adaptando às situações.
Um abraço.

Anônimo disse...

oi galera
gostaria de saber se alguém conhece o nome dessa loja no paraguai onde se pode comprar um microfone da shure verdadeiro?
estou procurando na internet e fica dficil antes de ir lá
obrigado
julliejoy@hotmail.com