quarta-feira, 15 de abril de 2015

Mesas digitais – Tudo muito rápido?


Venue S6L.

Olá pessoal.
Nesta semana tivemos mais uma mesa digital sendo lançada no mercado.
A Venue S6L da Avid.
Pelo que pude ver rapidamente, uma excelente mesa.
Novidades interessantes, como o DCA funcionando para os auxiliares. Excelente para quem faz monitor. 
Lazzaro, técnico de monitor de Ivete Sangalo, foi para Las Vegas dar uma olhada na mesa.
Veja AQUI o que ele falou sobre ela.
Venue S3L.

De uns tempos para cá, estes lançamentos estão ficando mais constantes.
Eu sei que tem lançamentos para diversas necessidades e bolsos.
Pequeno, médio e grande porte.
DiGiCo SD7.

O que está me chamando a atenção é a velocidade destes lançamentos.
Não me recordo disso na era analógica.
Os lançamentos eram mais espaçosos.
Pode ser impressão minha, não sei...
Midas Pro6.

Passei anos fazendo monitor com uma mesa da Studio R.
Quando não era ela, tinha uma Yamaha “G alguma coisa”, não me lembro mais da referência.
Resumindo... Não tinha tanta variedade.
Eu sei que os tempos são outros.
Soundcraft Vi6.
Antes era absurdamente difícil adquirir um equipamento estrangeiro.
Hoje, estes equipamentos já tem seus representantes aqui no Brasil, mas os equipamentos continuam vindo sem o manual em nossa língua.
Sempre vou bater nesta tecla do manual em Português.
Acho muito legal a tentativa de aprimoramento do produto, e espero que este seja o principal motivo para tantos lançamentos.
Adoro tecnologia.

Yamaha CL5.
Não tenho saudade das mesas analógicas.
Vou aqui vendo na internet os lançamentos das mesas digitais, tentando aprender o básico para quando eu precisar usar uma.
Mas “conversando com meu botões” aqui, eu me pergunto:
--- Não está tudo muito rápido?
Allen & Heath iLive 144.
Será que é por causa dos meus 49 anos?
Eu querendo que o tempo corra mais devagar?
Nesta corrida pela mesa “ideal”, para mim, quem sofre mais são os donos das empresas de som. Qual mesa comprar?
Eu como usuário, apenas me divirto usando-as.

Behringer X32.

Soundcraft Vi3000.

Yamaha PM10.



Yamaha TF5.


Boa sorte nas pesquisas.
Um abraço a todos.

Um comentário:

Titio disse...

Olá pessoal.
Alguns amigos comentaram sobre este texto no Facebook, onde informo quando o Blog é atualizado.
Sempre peço para comentarem aqui no Blog porque no Facebook estes comentários se perdem.
Tomei a liberdade de copiar estes comentários (com os respectivos autores) e vou colar aqui para deixar registrado.
Seguem os comentários:

Fernando Maia > Isto me lembra uma outra mesa.....não sei por que??? kkk

Titio > A primeira mesa digital que conheci com este sistema foi a Studer Vista 5, quando fui para a Europa em 2005 ou 2006... Depois incorporado nas mesas Vi da Soundcraft.
Acho que as coisas boas devem ser copiadas mesmo. Logicamente se não tiver nenhum problema de direitos sobre a ideia.

Neil Neil > Concordo com você !!! Deveriam no lançamento do produto incluírem o manual em português. Somos um dos maiores mercados para a indústria do áudio profissional.

Mario Guimarães > Quando a idade vai passando, tudo é mais rápido... Cada marca quer melhorar e inovar alguma coisa, só não melhoram , acho , as músicas... Os músicos sempre praticamente são os mesmos sons, bons músicos e bons instrumentos, e as mesas??? vão melhorar em que o som, que vem do palco????.. fico admirado e bestificado com as mesas digitais com tantos plugs in e o som sempre ser o mesmo....as vezes até pior que uma ciclotron..
Será que pode ser??? será que a mesa digital conserta.

Mario Guimarães > continuando.........conserta?????? vai melhorar a voz do cantor???? quando isso acontecer, vou ser cantor...... aí sim nada mais vai ter graça.....Os artistas vão exigir um mix afinador....
vamos esperar a mesa digital com controle e mixagem por voz... o técnico fica na mesa falando, aumenta a voz do cantor , tira o agudo da guitarra,, bota mais grave no pedal,,, aí sim... essa mesa vai ser rápida, por enquanto as antigas são mais rápidas só não fazem gravar....a passagem de som... tem que ter um mapinha.