segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Cantata Caixa de Natal no Marco Zero - Só me restou elogiar.


Olá pessoal.
Então é Natal...
Já tinha decidido o assunto que eu ia falar aqui sobre este trabalho na Cantata Caixa de Natal, que aconteceu no dia 13 deste mês.
Iria falar de como funciona o "esquema" de sonorização, incluindo a monitoração.
Mas ao ler meu texto do ano passado, quando trabalhei na estreia desta Cantata, vi que já tinha falado tudo sobre isso.
Este ano foi idêntico ao ano passado, na forma como operamos o som.
Então não vou falar mais sobre isso.
O que poderia falar?
Bem... Vou falar de outros detalhes.
Este ano foi bem mais "redondo" do que o ano anterior.
A banda foi a mesma, só mudando o baterista, e não teve o segundo tecladista.
Tovinho continuou na direção musical, e fez mais uma vez o trabalho com maestria!
Rogério operou o som do PA mais uma vez, eu fiz o monitor mais uma vez, e Ricardo cuidou da mixagem e monitoração das crianças mais uma vez também!
Este ano quem ficou responsável pela luz foi Roberto Riegert.
Ou seja... Todos amigos!
Paulo Rafael (guitarrista de Alceu) participou mais uma vez como atração convidada, e tivemos neste ano Guilherme Arantes.
Foi meu primeiro contato com o cantor, e tive uma grata surpresa.
Guilherme, que já veio para Recife dias antes para um ensaio geral no estúdio, se mostrou bastante solícito e era visível o interesse dele para que tudo saísse certinho.
Mesmo com o calor absurdo que estava dentro do estúdio de ensaio, ele chegou a pedir para passar novamente uma música apenas para se divertir, pois tinha adorado o novo arranjo com um coral feito por Tovinho para esta cantata.
Ano passado foi bem corrido, pois tivemos que passar tudo no dia do evento.
Por causa disso, a produção programou para a gente passar o som um dia antes, evitando assim uma correria.
Tudo certo, mas...

Apareceu um show de Alceu neste dia em São Paulo!!!
O que tem a ver um show de Alceu com a cantata?
Paulo Rafael, Tovinho, Nando (baixista) e Rogério fazem parte da equipe de Alceu e estavam todos na cantata!
Eu sou técnico substituto em Alceu. Mas fui chamado também para este show em São Paulo.
Lascou.
Para amenizar, Rogério decidiu ficar em Recife adiantando o que podia no som com Ricardo Cruz e Rodrigo Nallin e pediu para o irmão dele, Mário Jorge, técnico de Elba, fazer o som do PA deste show de Alceu.
Eu segui para São Paulo com os outros.
Falei deste show no texto anterior.
O show de Alceu foi no dia 12 e voltamos na madrugada do dia 13 para Recife.
Ainda deu tempo de dar um cochilo e almoçar.
Depois segui para o Marco Zero, para fazer os ajustes necessários nos monitores.
Aí, a correria foi quase igual ao ano passado! (risos)
Neste ano colocaram uma Venue SC48, e não acho ela muito funcional para fazer monitor.
Ano passado trabalhei com uma PM5D.
Já sabia que não poderia ser a PM porque estava na manutenção.
Por isso pedi uma CL5 da Yamaha, mas não foi possível.
Fui ajustando os monitores para a banda.
Apareceram três problemas na correria.
Os canais da guitarra e da voz de Paulo Rafael não estavam chegando.
Estes dois canais ficavam na parte de cima do prédio, na janela principal, onde Paulo Rafael e Guilherme Arantes iam se apresentar.
E eu estava no palco armado no chão, na frente do prédio.
Perdemos minutos preciosos para achar o defeito.
Mas achamos.
Enquanto tentava achar estes problemas, continuava ajustando os monitores para a banda. E o tempo indo embora...
Passamos o in-ear de Paulo Rafael tocando com a banda. Tudo certo.
Vamos fazer agora Guilherme.
Foi quando apareceu o terceiro problema.
E logo onde????
Alguém adivinha???
Lógico que foi com Guilherme Arantes.
Ele me solicitava algo no in-ear dele, eu fazia, mas ele falava que não mudava nada!
Falava que a voz de Tovinho estava muito alta e eu cortava a voz de Tovinho na via dele, mas ele falava que ainda estava lá!
Impossível. Eu cortei na mesa.
Inclusive eu estava escutando as vias (estéreo) de Guilherme no meu fone.
Mandamos um "ruído rosa" para a base do in-ear dele,  e estava chegando certinho.
Mas ele continuava a dizer que não estava mudando nada!
E o tempo indo embora... E a banda pedindo alguns ajustes...
Foi quando pedi para Rodrigo subir para ver o que estava acontecendo lá em cima.
O problema tinha que ser lá.
E era!!!
O receptor sem fio de Guilherme Arantes estava recebendo o sinal do transmissor de Tovinho!!!
O "bodypack" dos fones do cantor não estava sincronizado com seu transmissor, que recebia os sinais que eu estava escutando no meu fone!
Ufa!
Quando Rodrigo fez a sincronia, foi uma festa!
Só tive que fazer os ajustes novamente.
Tudo ajustado para Guilherme e a banda? Tudo.
Podemos encerrar o soundcheck?
Podemos sim.
Já tinha um "punhado" enorme de gente vendo a passada de som.
Quando eu estava fechando os canais, Guilherme Arantes perguntou se poderia tocar algumas músicas para o público que já estava no local.
A produção disse OK, e ele começou a tocar e cantar as músicas dele que não estavam no roteiro do espetáculo.
Piano e voz. Somente. Não precisava mais de nada!
Muito legal.
O público foi ao delírio.
Ele cantou umas duas músicas (ou foram três?), agradeceu ao público e foi para o camarim aguardar pelo início do espetáculo, que já estava bem perto.
Escutei muito Guilherme Arantes na minha juventude.
Até hoje, quando escuto "Meu Mundo e Nada Mais", me sinto bem.
O poder da música!
Infelizmente ele não cantou esta, e nem estava no roteiro. Uma pena.
Não conhece esta música? Clique AQUI para ouvir.
Fora esta, várias outras músicas de Guilherme me fazem bem.
Várias!
E algumas delas eu iria escutar durante a apresentação dele na Cantata.
Quando o relógio marcou 18h em ponto, a Cantata Caixa de Natal começou.
E quem estava lá pode ver um espetáculo perfeito!
Não tenho outra palavra para denominar o que aconteceu naquela noite.
Perfeito é a palavra certa.
Eu estava atrás da banda, não via nada, só escutava, mas já notava que estava tudo perfeito no som.
Tudo estava encaixado.
Banda, coral, Paulo Rafael e Guilherme Arantes. Todos fizeram o que tinham ensaiado!
Paulinho tocando o Hino do Elefante de Olinda na sua guitarra será para sempre!
Eu só não podia ver a iluminação, mas depois, ao ver alguns vídeos gravados e compartilhados na internet, comprovei que a iluminação foi perfeita também.
No meio da apresentação de Guilherme, entre uma música e outra, não deu tempo para o coral mudar de roupa, e ao ser avisado por Tovinho na comunicação interna, Guilherme falou: --- Deixa comigo.
E tocou mais um de seus clássicos que não estava no roteiro! Mais uma vez somente piano e voz.
Show!
Perfeito.

Sei que a parte técnica tem um valor muito alto no resultado final de um espetáculo como este, mas vou deixar isso em segundo plano hoje aqui.
A vontade de elogiar falou mais alto.
Todos que participaram da construção e operação deste evento estão de parabéns!
Foi simplesmente espetacular!
Ah!
Depois de encerrado o espetáculo, com o Marco Zero completamente lotado, Guilherme Arantes deu mais uma "palhinha" cantando mais algumas músicas acompanhado do seu piano.
E desta vez pude ouvir minha música predileta!
Uh uhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.
Um abraço a todos.
 Obs: Peguei emprestado esta foto de Arthur de Souza (Folha de Pernambuco) para mostrar como foi o espetáculo visto de frente.

2 comentários:

André Maia disse...

Titio, você está certíssimo. A cantata foi perfeita.
Discordo quando você diz que a parte técnica não tem valor. Já te falei disso, quando fizeste o som da Trombonada em Garanhuns. Já ví muito "técnico" derrubar artista. O que não foi o caso nem da Cantata nem Garanhuns. Sabe da história do valor agregado, é isso é algo quase imperceptível mas que dá o realce ao principal.
Parabéns pelo trabalho.

Como tua mesa ficou atras do palco, não pude falar contido.

Titio disse...

Oi André.
Você entendeu errado o que eu falei.
Eu falei que a parte técnica tem valor sim, mas que deixaria em segundo plano aqui neste texto. Olha aqui:
"Sei que a parte técnica tem um valor muito alto no resultado final de um espetáculo como este, mas vou deixar isso em segundo plano hoje aqui".
Fiquei tão empolgado pelo resultado final, que decidi não falar muito da parte técnica.
Obrigado por participar do Blog.
Um abraço.