terça-feira, 29 de setembro de 2015

Alceu Valença em São Caetano do Sul - Usando as ferramentas.




Olá pessoal.
Ainda meio "amassado" por causa da semana que passei em Maceió fazendo o FITO, vou continuar escrevendo aqui sobre os trabalhos que fiz neste mês.
Falta este show de Alceu em São Caetano do Sul e o FITO.
Espero que o que estou sentindo agora seja apenas cansaço decorrente da semana que passou.
Mas já peguei aqui as requisições dos exames que teimam em ficar encostados ao lado da impressora, e estou perguntando aos meus amigos médicos onde eles indicam fazer tais exames.
Só tenho um assunto pra falar sobre este show em São Caetano do Sul.
Pelo menos é o que eu lembro vendo as fotos.
Rogério tinha me passado que a mesa de monitor seria uma PM5D da Yamaha e fui pronto para passar uma cena de um show anterior para não começar do zero.
Chegando ao local, vi que seria uma M7CL, também da Yamaha.
Perguntei pela PM5D e o técnico da empresa (freelancer) disse que ela realmente estava no show anterior, que foi de Elba Ramalho, mas que tinha sido trocada pela M7. Não sabia o motivo.
Tudo bem, disse eu.
Vamos usar a M7CL.

Passei uma das inúmeras cenas que tenho de shows de Alceu para a mesa e quando ia começar o meu trabalho, a mesa apagou!
Apagou e voltou.
Falei para o colega da empresa de som, e concluímos que deveria ter sido ele mexendo nos cabos que desconectou por algum instante o cabo de AC da mesa.
Ok. Vamos em frente.
Comecei a passar o som dos monitores e em menos de 20 minutos a mesa apaga novamente, e desta vez não tinha ninguém perto do cabo de AC da mesa.
Apareceu uma mensagem que nunca tinha visto, e deduzi que a coisa era mais séria do que a gente tava imaginando.
Mostrei ao colega da empresa o problema, e ele foi mais uma vez conferir o cabo de AC da mesa.
Tudo certo.


O técnico de PA veio ao palco olhar também, mas eu já estava solicitando outra mesa de monitor.
Salvei a minha cena atual no pendrive porque ele queria resetar a mesa (reiniciar).
Olha aqui de novo o resetar!
Mas a mesa continuou a dar problemas.
Falei que não poderia trabalhar com uma mesa nestas condições e que poderiam até trazer uma LS9 que eu faria o trabalho.
Me deram ainda as opções de uma outra M7 ou de trazer de volta a PM5D.
Como eu já tinha passado do meio do caminho no alinhamento dos monitores, solicitei uma nova M7CL, pois eu poderia ir adiantando meu trabalho no palco enquanto a mesa não chegava, e quando ela chegasse eu passava a cena de uma mesa para outra.
Foi isso que fiz.
A mesa nova chegou exatamente na hora que íamos começar a passar o som com a banda.
Expliquei o problema para os músicos, e disse que eu achava melhor trocar logo a mesa antes de começar o soundcheck.
Todos concordaram.




Salvei a cena novamente para o pendrive já com os ajustes nos monitores, trocamos as mesas e passei esta cena para a mesa nova.
Tudo certo.
As ferramentas estão aí para serem usadas, não é mesmo?
Começamos o soundcheck e não tive mais problemas com a mesa de monitor.
O show foi massa.
Muita gente.
Levei umas duas músicas para ajustar o som do palco para todos.
Só senti falta do sanfoneiro André Julião.
Alceu Valença também. Até falou isso no show.

 


Falando em Alceu... Só me pediu para baixar o geral do side duas vezes.
O side foi a parte da monitoração onde levei mais tempo para ajustar antes da banda chegar. 
Ficou quase que sem som durante o show.
Depois, no camarim, fui perguntar para a banda se o palco tinha ficado "magrinho" por causa do baixo volume do side, e eles me falaram que foi tudo legal porque estavam próximos uns dos outros e os monitores estavam falando bem.
Massa.
Voltamos para o hotel, e deu tempo ainda de ver o grande (som) show de Elton John no Rock In Rio pela TV.

Todos no quarto de Tovinho!!!
Tábua de frios do hotel, esfihas do Habib's que um amigo de São Paulo trouxe pra gente...
E vinhos!
Foi lá que deixei minha segunda garrafa de Chaminé.
Vazia.
Um abraço a todos.