terça-feira, 8 de março de 2016

Pedido de cenas salvas de shows - Será que é o fundo do poço?



Olá pessoal.
Recebi este email hoje:

(abre aspas)
Olá
Titio tudo bem deixa te pedir, tem alguma cenas salvas de shows sertanejos universitário ou similiar pra facilitar a vida da gente estamos com pouca mão de obra qualificada para tecnico de som e queriamos reduzir esses problemas nas apresentações ao vivo.
Mesas mais usadas como: SoundCraft Expression 3 - Yamaha 01v96i (32 canais) esse é pra uma nescessidade apenas de um evento onde eles não dispõe de outras mesas.
Mais oque mais pedimos é:
Console 32 canais/ 12 vias / Soundcraft / Yamaha / LS9 / M7 CL / PM5D/ SERIE CL
Dessas mesas você dispõe de uma mix pronta (cenas) onde nós pegariamos pré cozido e só adaptaria conforme o evento.
Claro se puder nos ajudar.
Att
(fecha aspas)

Nunca imaginei que receberia um pedido desses.
Em conversas com amigos do áudio um tempo atrás, me disseram que tem gente hoje em dia vendendo cenas de artistas famosos.
Ex: Vende-se cena de PA de Ivete Sangalo. (risos)
Achei que era exagero quando me falaram.
Mas estou vendo hoje que não tinha nada de exagero!
Não tenho nenhuma cena de sertanejo universitário ou similar, e as que eu tenho aqui no meu pendrive e laptop de Alceu Valença, Naná Vasconcelos, Silvério Pessoa, etc, tanto de PA como de monitor, às vezes nem deram muito certo no dia, imagina para outra banda em outro sistema de som!!! (risos)
Ahh!
Minha resposta para o email:

(abre aspas)
Olá.
Veja bem...
Mesmo se eu tivesse tais cenas, não acho certo tal atitude e nem acho que resolve o problema de mão de obra desqualificada, viu?
São bandas diferentes, músicos diferentes, sistemas de som diferentes, instrumentos diferentes...
Dependendo de como o técnico montou sua cena, quem pegar nem vai saber por onde começar.
Não seria melhor o pessoal da sua região formar um grupo de operadores e chamar alguém qualificado para fazer um workshop sobre o tema?
Pensem nisso.
--
Um abraço.
Titio.
(fecha aspas)

Fiquei aqui "falando com meus botões"...
Meditando...
Será que é o fundo do poço para a minha profissão???
E lembrei na hora do professor Mário Jorge (Elba Ramalho) me falando uma vez que apaga a cena do show da mesa quando acaba. (risos)
Um abraço a todos.

6 comentários:

Léo Dim disse...

Existem certos sistemas por aí que vc passa o som horas antes e qd volta para fazer o show se vê obrigado a refazer muito do que foi feito antes. Imagina realisar um show com cenas de outros??!...
Isso é mentalidade de empresariosinho que aproveita qq onda para se dar bem em cima dos outros, e acredita que realisar um show é simplesmente insertar um pendrive numa console e carregar qq cena!

Boa resposta Titio! O mercado necessita urgentemente de profissionalização!

Mais uma vez, parabéns pelo blog e matérias!!!
Abração
Leo Dim

Ps: pena que só associados google possam comentar. Poderia ser mais prático: comenta, publica!rs

Titio disse...

Pois é Léo Dim...
Não adianta uma cena se você não sabe o que vai querer ouvir, né?
Mais uma vez, obrigado por participar do Blog.
Ah!
Qualquer um pode comentar aqui no Blog Léo.
Basta escolher a opção "Anônimo" que fica abaixo da janela onde se digita o comentário.
Não aparece o nome como apareceu o seu e o meu logo no início do comentário, mas é só a pessoa assinar o comentário no final pra gente saber quem está falando.
Logicamente se ela quiser se identificar.
Não apago nenhum comentário.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Titio! Sempre fui taxado de otário por não carregar um pendrive. Pois é! Facilitaria muito a vida. Mas confesso que tenho uma trava quando se trata de recall's. Numa certa vez,em uma feira,me pediram para que fosse feito a banda seguinte em cima da que eu tinha salvo,não deixei. Fui honesto em dizer: eu trabalho em cima do som da "minha banda" e não na de outros.
Ultimamente,temos visto a real de alguns "pseudo" tecnicos/operadores,eles vem com uma cena produzida por outros e as revendem para terceiros.
Ainda não é o fundo poço,mas ta quase
Paulo Ceará MG

Unknown disse...

Bom dia amigos vejo isso como um efeito colateral da maravilha do mundo digital e seus presets e copy e paste. Era uma questão de tempo pois nos studios já enfrentamos concorrentes que sabem muito de informática e pouco de áudio então vem as empresas com seus simuladores,samplers,bibliotecas de como equalizar,comprimir e processar o som que no fim vem aquela famosa frase " O importante é o resultado" dessa nova idéia migrou para as mesas digitais e processadores. Só espero que no futuro o mercado ache a profissão técnico de áudio algo supérfluo ou desnecessário criando aquele faça você mesmo. Hoje morreu o George Martin pra mim dentro desse assunto o maior exemplo que o talento supera as dificuldades tecnológicas.

Unknown disse...

ola Titio
Fico pensando como seria esse show ??????
Esse povo tem que se qualificar e esquecer o jeitinho brasileiro pra tudo !!!
Ainda nao e o fundo do poço mas ta cada dia mais dificil .

um abraco

Titio disse...

Olá pessoal.
Vamos por partes...
Paulo, não tem como não usar pendrive ou laptop nos shows hoje em dia.
No carnaval do Recife no Marco Zero, por exemplo, o som é passado uma semana antes do dia do show. Tem que guardar em algum canto este soundcheck, não deixando somente na mesa.
E dando o recall direto da mesa ou passando novamente a cena do pendrive para a mesa e dando o recall, se alguém mexeu no SETUP da mesa, como por exemplo, colocou um delay em alguma saída, este delay vai continuar lá, viu?
Só quando sincronizamos o Studio Manager no laptop com a mesa é que a cena vem igual como você salvou, até os botões "user defined".
Quando dou o recall pela mesa ou pelo pendrive, sempre vou no setup da mesa pra ver se nada foi alterado por outro técnico.
Quando faço o monitor de Alceu, em 90% dos casos começo de uma cena de um show anterior, e isso tem me ajudado a levar menos tempo.
Olá Thadeu.
Acho que não vamos chegar ao ponto de "faça você mesmo".
Realmente o mundo digital ajudou em muitos casos e "lascou" em outros.
Agilizou o soundcheck, eliminou o problema de cabos ruins de inserts, e não precisamos mais anotar tuuudo num papel sobre a mesa e os periféricos!
Ajudou no transporte dos equipamentos, pois diminuíram de tamanho e os periféricos foram eliminados.
Do mesmo jeito que teve pontos positivos, apareceram os pontos negativos, ao ponto de ter gente vendendo cenas de shows.
Mas não acredito que estas cenas vão servir para quem comprou, principalmente as da Venue, onde tem os plugins que você não vai encontrar
em todas as mesas.
A pessoa pode até dar uma olhada em casa como o técnico fez, como aula.
Valtinho, um excelente técnico colega meu, me deu uma cena de Shakira para eu dar uma olhada.
Com certeza, se eu fosse usar esta cena num show de Silvério Pessoa, não ia dar certo de jeito nenhum!!!
Lembro quando trabalhava no estúdio e tivemos que comprar uma copiadora de CDs para produzir os spots para enviar para as rádios.
O preço das cópias era maior que o preço do spot.
Para cada rádio do Estado era um CD produzido.
Com a internet, isso acabou. Deixamos de ganhar com cópias, pois eu enviava pela internet o spot e a agência enviava para
todas as rádios.
Como pode ver, sempre tem os prós e os contras nas mudanças.
Olá Marcelo.
Na cena de Shakira, no canal do bumbo, o técnico colocou 11,5dB de 53Hz + 18dB de 9,28kHz + 9.3dB de 3,63kHz. E tirou 17dB de 342Hz com a largura de banda
bem aberta.
Só que toda bateria (inclusive os hihat e pratos) vai direto para um subgrupo estéreo onde ele usa dois plugins, um compressor Bombfactory + um plugin
chamado Phoenix, que fui ver o que era na internet e descobri que é um simulador de saturação de fita.
O buraco é mais embaixo, não é mesmo?
É legal ver como ele faz, mas dizer que vai funcionar em outro show não faz sentido.
Obrigado por participarem do Blog.
Um abraço a todos.