sexta-feira, 13 de maio de 2016

Parece mentira... Mas foi verdade! - Caso 19.

Mestre Camarão.


Olá pessoal.
Esta quem contou foi o meu colega de profissão Thadeu, técnico de som de Caruaru e filho do grande músico Camarão.
Mestre Camarão, como era carinhosamente chamado, faleceu recentemente.
Vou colar aqui o texto que Thadeu colocou no Facebook, mas antes vou dar uma pequena explicação para facilitar o entendimento do "causo" para quem não é do ramo do áudio.
Existe no áudio um equipamento chamado GATE.
É uma palavra da língua inglesa, pronuncia-se "guêite" e quer dizer "portão".
Com a chegada das mesas digitais, este gate (hardware) foi transformado em software e já vem dentro da mesa de som.
Pra que serve o gate?
Ele deixa um canal fechado (sem som) e só abre quando o sinal deste canal ultrapassa um limite que é estipulado pelo operador.
Para estipular este limite, o operador usa um botão específico no gate chamado "threshold", que traduzindo para o nosso Português quer dizer "limite". (Ohhhhh).
Explicação dada, vamos ao ocorrido.
Segue o texto de Thadeu.

(abre aspas)
Pérolas do Mestre Camarão.
Meu pai sempre foi curioso nas coisas dele. Meio professor Pardal.
E no inicio quem fazia a sua microfonação da Sanfona era ele mesmo.
Então ele experimentava de tudo. Chegou a por 8 microfones de eletreto na parte dos teclados e 4 na parte dos baixos da sanfona e era um terror quando ele ligava o seu amplificador, a microfonia vadiava e aquilo deixava ele vermelho de raiva. Então eu sugeri que ele comprasse um gate de 2 canais e assim o fez. Comprou o gate e passamos um bom tempo na sua sede de ensaio configurando e testando até que chegamos no tempo confortável para o gate abrir ou fechar o sinal da sanfona e aí ele ficou feliz com o resultado.
Aí se passou um tempo e ele foi a Caruaru onde iria tocar um forró e antes dele iria tocar um banda de Caruaru de um velho amigo dele. Então o meu pai me perguntou umas 3 vezes: Thadeu, como é o nome daquele aparelho que corta o som da sanfona pra não apitar?
E eu respondia é um GATE papai. Quando o amigo dele se aproximou ele logo perguntou: Fulano, na tua banda tem gate?
E o senhor respondeu na bucha: Olha, o baixista eu sei que é, mas eu ando também desconfiado desse cantor da gente...
Durma com uma bronca dessas.
(fecha aspas)

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: