terça-feira, 30 de agosto de 2016

Demora para receber - A sensação de trabalhar de graça.


Olá pessoal.
Enquanto aguardo o diretor do programa de rádio no qual estou trabalhando nesta política chegar, resolvi "meditar" aqui sobre um tema.
O atraso nos pagamentos dos cachês na minha profissão.
Eu sempre toco neste tema, né?
Sempre vejo muitos colegas e amigos falando nas redes sociais sobre a demora para receber os trabalhos.
Alguns levam até um ano para receber! Ou nem recebem.
Pois bem...
Não sei se é porque eu não faço muitos trabalhos ou se eu sou sortudo (eu não rezo), mas não tenho muita coisa para receber atualmente.
Só estou aguardando até hoje uma parte do cachê de um trabalho que fiz em dezembro de 2015.
Recebi 2/3 do valor combinado até agora.
Tem colegas no ramo querendo mudar de profissão!
Vim deixar aqui registrado no Blog a sensação que eu sinto com estes atrasos.
Parece que trabalhei de graça!!!!
Por que?
Porque as contas continuam a chegar, e os juros vão crescendo.
Quando a gente recebe, o dinheiro serve só para cobrir a conta negativa e pagar os juros, que não são nada amigáveis, não é verdade?
E às vezes nem conseguimos fazer isso, viu?
O dinheiro parece que não passa pelas mãos...
Continuamos no vermelho, e os juros nos massacrando.
Por isso a sensação de achar que o trabalho que fiz foi de graça.
Recebendo com uma certa normalidade, seria mais fácil não entrar no negativo, e logicamente não pagaria tantos juros!
Alguém mais sente isso?
Dividi o valor deste trabalho na política em 3 vezes.
A primeira parte eu já recebi só para começar, e a última está marcada para 5 dias antes da campanha acabar.
Nada mais justo.
Vou editar o programa, o diretor chegou.
Um abraço a todos.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Parece mentira... Mas foi verdade! - Caso 20.

Olá pessoal.
Acabei de ver estas fotos num grupo de operadores de áudio do qual participo.
Nem precisa de legenda, né?
Este show acontece este fim de semana numa cidade do interior de Minas Gerais.
Como não estou participando deste trabalho, só posso dizer que o artista que vai fazer o show neste palco é conhecido nacionalmente.
Logicamente a equipe do artista resolveu este problema, pois eles andam com tudo (cabo de aço de segurança, algemas, etc).
Minha intenção aqui é apenas mostrar como ainda hoje encontramos estes absurdos em shows com grandes artistas.
Imaginaram as estruturas que podemos encontrar para artistas não tão conhecidos???
Foi-se o tempo onde a produção do artista se preocupava com estes "pequenos detalhes", e exigiam equipamentos de primeira linha para o show do seu artista.
Por causa disso, do relaxamento das produções, os contratantes começaram a não se preocupar também com a qualidade do som, da luz, do palco, etc.
Sabiam que provavelmente ninguém iria falar que não aceitaria fazer o show com os equipamentos disponibilizados. E o menor preço nas locações começou a ser um fator preponderante na hora de contratar os fornecedores.
E os preços foram baixando nas locações dos equipamentos, pois pequenas empresas, com equipamentos bem aquém do necessário, que antes não conseguiam fazer estes grandes shows porque as produções dos artistas não iriam aceitar, hoje conseguem.
E a qualidade foi baixando também por causa disso.
Uma bola de neve. Um efeito dominó.
Logicamente, tudo isso acabou também influenciando (pra baixo) nos valores pagos aos técnicos envolvidos.
Aonde isso vai chegar?
Não sei.
Uns dizem que não tem mais jeito, outros (poucos) dizem que ainda tem esperança.
Vendo fotos como estas acima, fico imaginando o resto.
Aterramento, estrutura do palco, instalações elétricas dos camarins, etc.
Pois é... Parece mentira...
Um abraço a todos.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Manuais ou apostilhas em português - ALL PRE / ALL POST nas mesas Yamaha.

Olá pessoal.
Recebi agora de Alan, um técnico colega meu de Maceió, um pequeno documento na nossa língua, onde mostra como deixar todos os canais PRE ou POST fader para os auxiliares nas mesas da Yamaha (CL, QL, M7CL, LS9, TF e PM5D).
O documento foi traduzido por Lazzaro Jesus e revisado por Matheus Madeira.
Como ele é bem pequeno, tirei fotos de cada explicação e vou colar aqui, ok?
Seguem as fotos, que é só clicar nelas para que aumentem de tamanho.





No texto da foto abaixo da PM5D, onde está escrito "figura 2", leia figura 1.


Um abraço a todos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Manuais ou apostilhas em português - Yamaha CL e QL.

Olá pessoal.
Meu amigo Lazzaro deu este aviso no Facebook, e eu estou colocando aqui também.
Lembrando que não é o manual ou um guia completo, mas ajuda, né?
Segue o aviso.

(abre aspas)
Bom dia , atendendo um pedido de todos Matheus Madeira esta disponibilizando os tutoriais em português dos assuntos que são as maiores consultas do suporte Yamaha sobre CL, QL e Dante.
Os arquivos estão disponíveis no site da Yamaha Brasil e no Grupo Yamaha CL e QL do Facebook
Segue o link:
http://br.yamaha.com/pt/products/proaudio/mixers/digital-mixers/ql/?mode=series#tab=PD5124308

DICAS DE CONFIGURAÇÃO DE REDE – CL, QL e Dante

QUICK GUIDE – PRIMEIROS PASSOS (CL & QL)

GUIA PARA ATUALIZAÇÃO DE FIRMWARE CL/QL V4.02
Guia passo-a-passo para atualização de firmware do console CL/QL através de um dispositivo USB (pendrive)
(fecha aspas)

Caso tenham alguma dificuldade em baixar os documentos, eu os tenho aqui.
Solicite nos comentários, que eu envio por email.
Um abraço a todos.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Rapidinha 210 - Venue S6L Standalone Software.

Foto que peguei emprestada de Valtinho.
Olá pessoal.
Dica do meu amigo Valtinho, que sempre está atualizado e atualizando a galera do áudio.
Para quem quiser dar uma estudada na nova mesa da Venue, a S6L, o Standalone Software já está disponível para download.
Clique AQUI para ir no local do download.
Tem que criar um login para baixar o software.
Isso você descobre ao clicar em 5.2 Version Update na página de download.
Clique na imagem para ampliar.

Uma nova janela se abre para esta criação de login.
Clique na imagem para ampliar.

Nada complicado.
Eu baixei aqui para dar uma olhada, mesmo sabendo que vai ser difícil eu pegar esta mesa por aqui.
Mas nunca é demais aprender, né?
Mas...
Valtinho me avisou sobre um requisito importante.
A resolução de tela (vídeo).
O mínimo que o software pede é  1920 x 1080.
Dancei.
A resolução máxima que eu tenho aqui no meu laptop é 1366 x 768.
Fiquei longe demais!
Segue abaixo os requisitos mínimos exigidos:

System Requirements
The following are the minimum system requirements for using the VENUE S6L Standalone software:
• Computer running 64-bit Windows 7 (or higher) operating system
• Intel Core2 CPU, minimum (Core i3 recommended)
• Minimum 1920 x 1080 screen resolution
• Minimum 2 GB RAM
• Minimum 300 MB of available hard disk space, 512 MB recommended


Para quem possui tais requisitos, é só baixar, instalar e estudar.
Obrigado mais uma vez Valtinho.
Um abraço a todos.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Plural Eyes - Acabou a claquete?!?!?!?!?!


Olá pessoal.
Este texto vai mais para meus amigos que trabalham com vídeo.
Mas é também o primeiro texto falando do assunto "som direto" depois do anúncio que fiz que estava entrando no ramo deste tipo de gravação.
E já me assustei com uma notícia.
Um colega meu de Fortaleza, Fernando Maia, músico e apaixonado por áudio, inclusive ele é operador de PA e monitor, comentando no Facebook numa postagem que fiz avisando que eu tinha atualizado o Blog (texto anterior a este aqui), entramos no assunto de sincronismo da imagem com o som gravado separadamente e ele me jogou na cara o PLURAL EYES.
Nunca tinha ouvido falar, e vi depois que muitos amigos meus que trabalham com vídeo aqui também não sabiam.
Por causa disso, e também por ter ficado impressionado com o software e imaginando a ajuda que ele vai dar nos trabalhos do audiovisual, resolvi fazer a divulgação do "bichinho".




Este link AQUI é do vídeo que o Fernandão me mostrou e que está no YouTube.
E este AQUI é o link do site do fabricante do software.
No primeiro link vocês vão ver dois rapazes que trabalham com vídeo falando sobre o software, inclusive mostrando como se compra (com descontos!!!) o produto original aqui no Brasil, pois já existe um representante.
Vejam o vídeo, olhem o site do fabricante, e deixem aqui seus comentários.
Logicamente, eu nunca usei ou vi alguém usar, mas não tenho dúvidas que ele pode realmente fazer com perfeição o que eles mostram que ele faz!
Nem fiz o primeiro trabalho de som direto, mas já estou me divertindo!
Obrigado Fernandão pela grande dica!
Meus amigos do vídeo agradecem.
E eu também, pois tem áudio no meio, né??
Um abraço a todos.

Obs: Se tiveram problemas com os links citados lá em cima, aqui estão eles:

https://www.youtube.com/watch?v=VgQaTltMSnU   (Vídeo no YouTube)
https://www.redgiant.com/products/pluraleyes/   (Site do fabricante)

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Som direto - Iniciando um novo caminho.


Olá pessoal.
Já faz um bom tempo que queria entrar neste caminho do "som direto", mas nunca tomei a iniciativa.
Por medo, acomodação, falta de grana, sei lá... Não importa agora.
Resolvi fazer isso este mês.
Mas penso nisso desde o final dos anos 90.
Com a ajuda de Amigos, dei o pontapé inicial.
Estou com um pequeno sistema para gravação de som direto.
Obrigado a Silvério Pessoa, que deu o chute inicial de incentivo no mês passado!
Ao pessoal do Estúdio Carranca (Jr Evangelista, Carlinhos Borges e Gera) que me emprestou alguns equipamentos, a Yoran Jr (meu sobrinho) da O2 Comunicação que me enviou uns áudios de som direto para eu tratar e vai fazer propaganda dos meus serviços nas empresas de vídeo, Roberto Riegert, que além de muito incentivo, me deu a correia da máquina fotográfica dele para eu prender o gravador no pescoço (até velcros ele me deu).
Rogério Andrade, mais um que disponibilizou equipamentos caso eu necessite.
Karina Hoover da Luni Produções que está abrindo o espaço da empresa para eu dar uma estudada no assunto.
Léo Crivellare, que fez o contato para eu fazer o primeiro trabalho.
Acabou não acontecendo, mas só a lembrança e a confiança me encheram de vontade de continuar tentando.
Ítalo da Bizasom que já informou que ajudaria no que fosse possível. Testes de pilhas recarregáveis, confecção de cabos e plugues, etc.
Pedrinho e Ariel, dois técnicos de som direto, que trabalham já no ramo faz tempo e me deram o maior apoio e dicas!
André Julião! Que até coloca dinheiro na minha conta para eu pagar menos juros do cheque especial! 
Tovinho! Meu irmão. Que sempre me incentivou em tudo, desde o final dos anos 80! 
Idalmira, a irmã que me trata como filho. Eheheheheheheheehe.

Numa conversa com Júnior Evangelista uns dias atrás, ele falou: --- Titio... Para começar, tem que começar!
Esta frase rasgou a indecisão.
Pois bem...
Comecei.
E estou aqui divulgando este início.
Se vai dar certo, eu não sei.
Mas que vou tentar, ahhh, isso eu vou!
Um abraço a todos.