terça-feira, 17 de janeiro de 2017

iPad Grudi - Sabe o que é isso?



Olá pessoal.
Gosto muito do trabalho do pessoal do Estúdio Carranca, aqui de Recife.
Júnior Evangelista, Gera e Carlinhos Borges.
O "zelo" que eles tem com o áudio, e a vontade de fazer a coisa bem feita é grande.
Num destes trabalhos que eles fizeram, eu fui dar uma olhada.
Era a gravação do áudio de um espetáculo que iria passar na TV.
Isso aconteceu no final de 2016, no Teatro de Santa Isabel.
Faz tempo que estou tentando escrever sobre este trabalho que eu tive a oportunidade de ver.
E a intenção era só mostrar e falar sobre o iPad Grudi, mas acabei me empolgando aqui com Evangelista e vou dar mais detalhes sobre o "caso".
Infelizmente, eu só cheguei quando estava tudo ligado e funcionando, queria ter ido desde as primeiras ligações no teatro.
Oitenta canais foram gravados.
Mas o que me chamou a atenção nem foram os canais, e sim como eles fizeram a coisa acontecer.
Além de gravar, tinha som de PA e monitor, viu?
Era um espetáculo com plateia.
Pois bem...
Como, para variar, o orçamento é sempre curto, principalmente para o som, eles tiveram que inventar para a "coisa rolar".
O que fizeram?
Criaram o iPad Grudi!
Nome dado por Carlinhos Borges, que achei perfeito!
Vou tentar explicar a "ginástica" que fizeram...
Primeiro, as mesas sumiram. Não tinha mesa de PA e/ou monitor.
Não tinha fader físico, só virtual.
Eles usaram uma X32 Rack e uma X32 Core (Behringer), mais uma DL32R (Mackie).


Vamos lá...
X32 Rack (Behringer).
A X32 Rack só tem 16 ins e 8 outs e a Core não tem nada! Para não dizer que não tem nada, a Core tem duas saídas P10 (monitor).
X32 Core (Behringer).

Para deixar a Rack e a Core com 32 ins e 16 outs, eles tiveram que usar um equipamento extra chamado S16 (Behringer).
Cada S16 tem 16 ins e 8 outs.
S16 (Behringer).

Então, na Rack ligaram um S16 e na Core ligaram dois S16.
Ahhh! A conexão dos S16 com as X32 é feita através de cabo de rede (conector RJ45) usando o protocolo AES50 da Behringer, que é também o protocolo usado pela Midas.
Agora, as duas mesas ficaram com 32 ins e 16 outs.
A DL32R, pelo que pude ver na foto, tem 32 ins e 14 outs.
DL32R (Mackie).
Somando as entradas (ins), o total fica em 96 ins. Sobrou canal de entrada!!!
E somando as saídas, o total fica em 46 outs.
Oxe!
Como enviaram os 80 canais para a gravação, se só tinham 46 outs?
Agora lascou...
Vou explicar.
Numa sala afastada ficou Carlinhos com um Pro Tools (PT) gravando 64 canais.
Os outros 16, que eram os microfones separados do coral, foram gravados num laptop no palco rodando PT, que estava conectado à DL32R via cabo USB!!!
Dos 64 canais que Carlinhos estava recebendo, 4 canais eram duas pré-mix estéreo do coral.
Neste coral foram usados 8 microfones (mics) dinâmicos e 8 mics condensadores.
Então Júnior fez uma pré-mix para cada grupo de mics.
X32 Rack (Parte traseira).
Caso precisassem na mixagem, todos os 16 canais separados do coro estavam sendo gravados no laptop do palco.
Sim... Ok... Só iam 64 canais para Carlinhos e não 80... Mas mesmo assim, como estavam indo, se só tinham 46 outs??
Perguntei a Júnior, logicamente.
Ele explicou que existia um SPLITER (divisor) no palco de 64 vias.
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.
Agora bateu.
Agora nós temos 64 vias para mandar os sinais para o PT de Carlinhos, e também para as entradas das mesas rack no palco.
Então... Sem perguntar para Júnior agora, vou deduzir que:
Os 16 canais do coral entraram direto na DL32R, onde fizeram as duas pré-mix estéreo no PT e enviaram estes 4 canais para o SPLITER, de onde seguiam para o PT de Carlinhos.
As saídas analógicas das mesas rack (46) iriam servir somente para a monitoração ou envio dos sinais entre as mesas no palco e o envio de dois sinais para o som do PA.
Ainda tiveram os canais da plateia, que pela lógica, eles gravaram também diretos na DL32R.
Uma ginástica, não foi??
Tá explicado como gravaram, né?
Com relação ao monitoramento, não vou dar detalhes agora, pois nem era minha intenção dar tantos detalhes de como fizeram a gravação... Muito menos a monitoração!!!
Eu queria falar do iPad Grudi!
Vou ver com Júnior depois se valeria a pena falar sobre a monitoração.
Quero falar do iPad Grudi!!!
Depois de resolvido a gravação e monitoração, agora vamos para o som do PA.
Logicamente, teria que ter uma "mesa máster" para enviar o sinal geral (L/R) para o PA.
Fui perguntar para Júnior e ele explicou.
A X32 Core era a mesa máster.
A mixagem geral ( o máster) da Rack seguia para dois canais da Core também pelo cabo de rede (AES50), e para não perder 2 canais, Júnior usou uma entrada auxiliar estéreo para receber o L/R da Rack!!!
Da Mackie (DL32R) saíam os 4 canais com as duas pré-mix estéreo do coral e entravam na Core via cabo analógico.
Cada rack (mesa virtual) foi ligado a um roteador sem fio (Airport da Apple), e cada roteador enviava o sinal para seu respectivo Ipad, que na realidade eram iPads Mini.
Então... Júnior teria que controlar 3 iPads ao mesmo tempo.
Foi aí que pensaram em prender (colar, fixar, grudar) os 3 numa placa de madeira, usando fitas adesivas!!!
E foi então criado o iPad Grudi!!!
iPad Grudi (Clique na imagem para ampliar).

Os dois da X32 embaixo e o da Mackie no centro, em cima.
Visual não tão interessante por causa dos arranjos das fitas adesivas, mas com uma funcionalidade absurda!!!
Júnior controlou as 3 mesas com o iPad Grudi no camarote central onde normalmente são colocados os controles de som e luz dos shows no Teatro de Santa Isabel.
Algumas vezes ele perdeu o sinal wireless, mas nada que interferisse no trabalho, pois a volta da conexão não é tão lenta como normalmente é no sistema StageMix da Yamaha.
E fora toda esta ginástica... O resultado sonoro do espetáculo foi perfeito!
Parecia que nem som amplificado tinha.
Show!
Parabéns ao Estúdio Carranca pelo trabalho.
Parabéns Júnior pelo zelo, pela vontade de fazer a coisa funcionar e sobretudo pela sabedoria para solucionar os problemas que aparecem pelo caminho.
Gera, eu nem vi lá. 
Devia estar nos EUA, contando o dinheiro recebido por este trabalho aqui.
Eheheheheheh
Então, para finalizar, está lançado aqui oficialmente o iPad Grudi!
Um abraço a todos.

3 comentários:

Unknown disse...

Isso é engenharia de som!!!muito bom mesmo

Anônimo disse...

Qual era o espetáculo em questão?

Titio disse...

Oi Giulian.
Realmente, foi uma engenharia mesmo.
Olá Anônimo.
O espetáculo foi Bandeira do Divino.
Passou na Rede Globo em dezembro, se eu não me engano.
Obrigado por participarem do Blog.
Um abraço a todos.