quinta-feira, 2 de março de 2017

Alceu Valença no Sala da Justiça - Desisti. Comprei o cartão da PM5D.

Flash para a TV.

Olá pessoal.
Vivos?
Sobreviveram ao Carnaval?
O meu foi muito legal, depois eu conto.
Nunca mais falei nada sobre o meu lado pessoal aqui no Blog, né?
São tantas contas para pagar, que fico até desanimado de comentar algo.
É IPVA, IPTU, Mastercard, Bombeiros, Sulamérica, Compesa, Celpe, condomínio, mesada e terapia do Filho, alimentação, refinanciamento do carro, gasolina...
Vinhos, lógico, que ninguém é de ferro.
Nem sei se consigo continuar no plano de saúde, vou ver se acho um mais em conta. 
No vinho, já baixei o nível faz um bom tempo.
Cassilero Del Diablo? Nem lembro direito do gosto.
Mas vamos ao trabalho.
Vou aproveitar enquanto arrumo as coisas aqui em casa que ficaram de cabeça para baixo por causa do carnaval, e vou falar sobre o trabalho que fiz antes do carnaval com Alceu Valença, no baile chamado "Enquanto Isso Na Sala Da Justiça".
Festa famosa aqui em Recife.
Todo mundo fantasiado.
O local é que não ajuda muito para a turma do som.
Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco.
A inteligibilidade fica muito prejudicada por causa do local que não tem nenhum tratamento acústico para diminuir as reflexões.
Muito concreto e um teto "maravilhoso"!
Difícil...
Detalhes do local. Muito concreto, ferro e o telhado maravilhoso.
Até o cantor pediu durante o show para darem uma melhorada na acústica, pois como ele não usa in-ears, escutava a voz dele no palco, mais os rebatimentos no teto e paredes de concreto.
Quem sabe um dia eles não fazem este tratamento, né?
Cheguei todo animado para passar uma cena inicial que eu tinha feito em casa um dia antes.
Mas não vou mentir que cheguei desconfiado se a mesa iria reconhecer ou não meu laptop.
Tinha feito uns testes antes e funcionou normal, mas... Estava desconfiado.
E não deu outra...
Não conectou!!!!!
Desta vez apareceu algo como "dispositivo USB não encontrado". Ou não reconhecido. Algo assim.
Também não perdi muito tempo tentando.
Só tentei mais uma vez, e como a mensagem continuou, disse que para meus amigos da Bizasom (Rodrigo e Neto) que iria fazer do zero.
Mas fazer do zero numa PM5D na correria não é uma coisa muito agradável.
Ela não é muito amigável (rápida/prática) neste quesito.
Quando eu estava com cara de choro, Neto me deu uma sugestão.


Ele tinha uma cena de monitor que eu fiz para um show de Alceu no Festival de Inverno de Garanhuns!
E o sistema usado neste evento de Garanhuns era o mesmo que estava no Centro de Convenções.
Oxe. Vai ela mesmo! Boa ideia, falei para Neto.
E assim fizemos.
Era só me adaptar ao novo formato do show, que não tinha metais, e foi acrescentado flauta e viola.
Mas muitos dos canais bateram certinho, e isso ajudou na hora da correria.
Só deu tempo para checar se os canais estavam chegando, coloquei flauta e viola no monitores dos respectivo músicos e fui ver como estava soando a voz de Alceu nos monitores dele e no side.
Já tinha televisão esperando para entrevistas e para um flash ao vivo.
Ou seja...
A equalização dos monitores foi exatamente a mesma do show anterior feito em Garanhuns, vários meses antes!
Foi o jeito!

 

Depois do flash para a TV, a banda tocou umas duas músicas para ajustar o palco e foi só!
Acabou nosso tempo.
Não daria tempo para eu ir de monitor em monitor, checando.
Meio louco isso, né?
Mas foi assim.
O tempo de soundcheck cada dia diminui mais, e muitas vezes o "cara do gerador" não chega no horário dos técnicos da empresa de som.
Sempre falei... O cara mais importante de um evento musical se chama "geradorista".
Nem sei se esta palavra existe, mas...
Sem ele, nada acontece!!!!


O show foi até normal, e onde eu achava que poderia ter problemas, não tive.
Nos in-ears dos músicos da flauta e viola, onde eu fiz a mixagem na agonia.
Só não consegui fazer com que Alceu gostasse do som da violinha dele nos seus monitores nas duas músicas que a usou, e ele me pediu para baixar a guitarra no side, falando que estava muito alta.
Mas ainda acho que saí no lucro!
Uma curiosidade neste show foi o tecladista da banda (Tovinho), que é meu Irmão, fazendo vocal ao meu lado na mesa de monitor.
Como o show foi dividido em duas partes, onde na primeira ele não toca, pois é o show Vivo ReVivo, não ficaria bem ele ficar no palco só para fazer os vocais.
O microfone dele já começou ao lado da mesa de monitor.
Achei que ele iria me pedir um fone para monitor, mas nem foi preciso, se guiou pelo som que vinha do palco mesmo.
Na segunda parte do show, ele entrou para tocar e continuou fazendo os vocais, agora com o microfone no seu devido lugar.
Tovinho nos vocais.

E depois de mais uma agonia de conexão do laptop com a PM5D, resolvi acabar de vez com este sofrimento, e no outro dia comprei no Mercado Livre o cartão Compact Flash com o adaptador PCMCIA.
Cartão com adaptador.

Mas como eu iria passar uma cena feita em casa no Studio Manager para o cartão, se meu laptop não lê Compact Flash?
Comprei também um leitor de cartões, que entra no laptop via USB.
Leitor de cartões.

Pronto. Resolvido a agonia.
Quero ver agora se vou ter mais problemas para passar uma cena para a PM5D.
Logicamente, já estou marcando com meus amigos da Bizasom, mais testes de conexão da PM5D com o laptop via USB.
Não quero descartar esta possibilidade.
Um abraço a todos.

4 comentários:

Unknown disse...

muito legal. tem que ter uma maneira de colocar trechinho de vídeo no seu blog.
Fernandão

Titio disse...

Oi Fernandão.
Rapaz... Não estou nem conseguindo arrumar os monitores direito em alguns shows, como neste caso aqui.
Imagina gravar vídeos durante o serviço!
Durante estes nove anos de Blog, coloquei alguns vídeos, mas nenhum mostrando os bastidores dos meus trabalhos.
Algumas vezes não consegui ver este vídeos. Dava erro.
Não sei se acontece com outras pessoas.
Achei que seria um BUG do Blogger, e desanimei em colocar outros.
E como gosto muito de escrever, acho que sou melhor usando as letras do que imagens.
Quem sabe um dia não faço alguns trabalhos para o Blog parecidos com o que você faz, ou que o Kalunga e o Tito estão fazendo, né?
Usando filmagens em vez de textos.
Vou pensar.
Obrigado por participar do Blog.
Um abraço.

Jr disse...

Amigo, qual a classe (modelo) do cartão que adquiriu no ML? É SDCFX ou SCDFJ?

Titio disse...

Olá Junior.
Nem sabia que tinha isso.
Fui ver no ML qual foi o modelo que comprei.
Este aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709526351-adaptador-pcmcia-compact-flash-c-f-de-1giga-frete-gratis-_JM

Nas perguntas e respostas, ele diz que é SDCFJ .

Dei sorte, pois está funcionando perfeitamente.
Um abraço.