quarta-feira, 5 de abril de 2017

Parece mentira... Mas foi verdade! (Acho) - Caso 22.

Olá pessoal.
Dia desses, num grupo de áudio, alguém levantou a bola sobre o assunto "economizar diária de alimentação".
Para quem não é do ramo, vou explicar.
Principalmente em turnês, mas em apenas um dia de show também é feito isso, a produção do artista adianta um dinheiro para todos da equipe, inclusive os músicos, para o almoço e janta.
O café da manhã já está incluso no hotel, por isso não entra nesta conta.
Isso é muito bom para os dois lados. Tanto para a produção do artista que não se preocupa em arranjar um lugar todos os dias para almoço e janta que agrade a todos, e bom também para a equipe que come na hora que quiser e aonde quiser.
Vamos supor que a turnê vai demorar 10 dias, e que a diária de alimentação é 60 reais (30 para o almoço e 30 para a janta).
Então o produtor adianta R$ 600,00 para cada um da equipe no primeiro dia da turnê.
Esta diária varia de artista para artista, chegando em alguns casos a passar dos 100 reais.
E tem diária que só dá para comer um pão doce com caldo de cana.
Eu particularmente, prefiro receber diárias.
Me deixa mais livre para escolher o que quero comer, na hora e local que eu achar conveniente.
Sem estas diárias, temos que comer nos horários e locais estipulados pela produção.
Pois bem...
Outra grande vantagem nisso, é que podemos economizar esta grana, achando um lugar legal onde o preço do almoço e/ou janta seja abaixo dos 30 reais.
Fiz muito isso, principalmente na Europa, onde almocei ou jantei várias vezes na McDonalds ou nas casas de Kebab.
Para quem nunca foi à Europa, posso adiantar que em todos os países deve ter estas casas de Kebab, um prato árabe, com carne de carneiro (bode?) e muita batata frita.
Conheço muitos colegas e amigos que economizam bastante esta grana, servindo até para comprar equipamentos de áudio, ou ajudando no pagamento do colégio dos filhos ou outras despesas da casa.
Não vou mentir. Nas muitas vezes que fiz isso, usei o dinheiro para comprar meus vinhos!!!!
E consumi por lá mesmo.
Cada um com suas prioridades, não é verdade?
Mas existem várias formas de usar esta grana. Cada um escolhe a sua.
E é sobre esta economia o caso que vou contar aqui.
Ahhh!! Esqueci de falar uma coisa.
Se você gastar suas diárias antes de acabar a turnê, a bronca é somente sua.
Vai ficar com fome.
Ou pede empréstimo aos amigos da equipe, ou usa o cartão de crédito, ou pede um adiantamento dos cachês dos shows.
Esta última opção é a mais difícil de ser realizada!
Vamos voltar ao nosso caso de hoje.
Coloquei no título lá em cima "(Acho)" porque não me recordo onde ouvi isso e nem quem me disse.
Pode ser até uma lenda do mundo do áudio, mas pelo que eu conheço da galera, é bem provável que isso realmente tenha acontecido.
E pelo que me recordo, aconteceu na Europa.
Será que foi alguma banda daqui de Recife?
Um músico, quase sem nenhuma grana mais das diárias, comprou um macarrão instantâneo para ser o seu almoço. Era só o que dava para comprar.
O problema é que quando ele chegou no quarto do hotel, notou que não tinha como ele cozinhar o macarrão, pois não havia fogão, micro-ondas, não havia nenhum utensílio.
Em todos os hotéis da Europa (pelo menos nos que eu passei) existe a água quente nas torneiras. Tanto no chuveiro quanto na pia.
E se você abrir somente a quente, a água é bem quente, viu?
E foi esta a salvação do músico!
Se é que podemos dizer que foi uma salvação...
Ele abriu a torneira quente da pia, e quando a água estava bem quente, fechou a torneira, tampou o ralo, colocou o macarrão na pia e abriu novamente a torneira!
Logicamente ele deve ter dado uma "limpadazinha" na pia antes do preparo, acredito eu.
E foi assim que ele fez o almoço dele do dia!
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: