sábado, 12 de agosto de 2017

Rapidinha 219 - Programadores de grade de shows em eventos poderiam pensar como DJ.

Olá pessoal.
Esta foto acima é de 2001, Carlinhos Brown sendo "agraciado" com uma chuva de garrafas de água mineral no Rock In Rio, num dia onde o rock era o carro chefe, com Guns N' Roses sendo o último show.
Achava que depois deste dia, a "turma" que monta a grade de shows de festivais e/ou eventos iria ter mais cuidado com este serviço.
Estamos em 2017 e não estou certo se isso melhorou...

Estas fotos de festivais ou eventos que vou colocar aqui neste texto são apenas para ilustrar.
Peguei aleatoriamente na internet, sem nem ver data e onde foi.
Só ilustração mesmo, ok?
Não tenho a menor ideia se a grade de shows referente a estes cartazes foi bem feita.
Resolvi fazer este pequeno texto porque passei recentemente com Alceu Valença em certos eventos, onde achei "estranho" a grade em alguns deles.
Alceu no mesmo dia de: Amigos Sertanejos, Jonas Esticado, Mano Walter?
Trabalhei recentemente com Alice Caymmi.
Para mim, seria a mesma coisa, por exemplo, colocar ela num dia com Jorge de Altinho, Geraldinho Lins e Maciel Melo.
Estranho, né?
Como alguns sabem aqui, já fui DJ (se chamava Discotecário na época).
Comecei e encerrei minha carreira na Over Point, entre 1986/1992...
E muitas vezes me perguntaram o que eu achava necessário ou muito importante para uma pessoa ser um DJ.
Muitos falavam logo em técnica, mixagem, efeitos, etc.
Eu tinha, e ainda tenho, a mesma filosofia.
Ser um bom DJ para mim, é saber tocar a MÚSICA certa, na HORA certa, para as PESSOAS certas.
Várias e várias noites, antes de começar a "tocar", passeava pela boite, ficava um tempo na portaria, para ver o perfil dos clientes daquela noite, para eu ter uma ideia de qual caminho seguir no repertório. A única coisa que eu discutia com o outro DJ, meu professor e sobrinho, era qual seria a primeira música da noite. Todas as outras músicas vinham de acordo com o que o "salão" passava para gente.

Sei que não é o caso de festivais ou eventos com muitas bandas, pois o "repertório" tem que ser montado meses antes, mas usando esta filosofia que tou falando aqui, dava para montar programações mais coerentes.
Não acham?
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: