Olá pessoal.
Não tirei nenhuma foto deste trabalho. Tudo foi muito rápido, tirando o enorme engarrafamento na BR devido a um acidente. Chegamos muito atrasados no local por causa disso.
Não tínhamos hotel. Era chegar no local, passar o som, ir jantar, voltar para fazer o show, e voltar para casa logo após o show. Tomei um banho em casa especial para a missão.
Tinha tudo para dar certo neste trabalho, mas não deu.
O equipamento era muito bom, PA FZ, mesa PM5D RH, Normando no monitor, equipe no palco competente...
Fizemos um sound check extremamente rápido, e a qualidade do equipamento ajudou nisso. Tudo saiu certinho, mesmo com pouco tempo para passar o som porque chegamos muito tarde.Foto roubada do Facebook do artista. |
Os músicos falaram enquanto íamos para o jantar, que eu só fui rápido no sound check porque era o mesmo equipamento que eu opero no SESI Bonecos.
Realmente era o mesmo equipamento. Bizasom.
O jantar foi legal, teve filé à parmegiana e pizza. Fiquei no filé.
Voltamos para o local do evento e aguardamos dentro do ônibus a nossa hora. Optamos por ficar no ônibus porque no camarim as frequências sub-graves fazem vibrar as divisórias causando um ruído contínuo muito chato.
Organizei-me para gravar o show, peguei dois cabos no palco e quando já ia para a house mix fazer as ligações, me lembrei que não tinha levado minha placa de áudio nova, a Fast track Ultra.
Uma pena, pois o sound check ficou muito legal e tinha tudo para sair uma gravação legal.
O show começou e já nas primeiras músicas ouvi um ruído no PA.
Pensei até que era algum canal de instrumento dando problema, mas não era (ou quase, depois explico). Eu tinha visto o show anterior ao nosso e não tinha nenhum ruído no som. Porque no meu tinha?
Porque meu volume de som estava muito acima do volume do show anterior que era mais intimista e nem bateria tinha. O meu volume mais alto fazia vibrar mais as caixas de som e esta vibração estava causando algum problema nas conexões entre as caixas.Foto roubada do Facebook do artista. |
Meu amigo Gera, técnico de áudio contratado pela Fundarpe, era o responsável técnico do evento. Ele tentou, junto com o técnico contratado da Bizasom que não lembro do nome agora, resolver o problema durante todo o show, mas não tivemos sucesso. Foram refeitas várias ligações nas caixas, trocaram cabos, desligaram caixas, mas o problema persistiu durante todo o show. Uma pena, pois a mixagem estava bem redondinha.
No outro dia liguei para Gera perguntando se acharam o problema ou se eles viram que o problema foi meu.
Realmente o problema foi nas conexões das caixas, e não foi resolvido na hora do meu show porque eles procuraram o problema nas conexões das caixas responsáveis pelo médio-grave/médio/agudo, e o problema estava nas conexões de duas caixas de graves no lado direito do PA.
Consegui a gravação deste show posteriormente e comprovei que o problema foi (quase todo) no PA mesmo.
Porque quase todo?
Foto roubada do Facebook do artista. |
Escutando a gravação do show, notei uns três ou quatro pequenos ruídos, que acredito que sejam do canal do acordeom, pois eles aparece exatamente na mesma posição que eu coloquei o instrumento no panorâmico do som, pendendo um pouquinho para a direita.
Como não aparece na gravação mais nenhum ruído fora estes poucos que ouvi, comprova-se que os vários ruídos que ocorreram durante todo o show foi realmente um problema com as caixas de som.
Quem quiser pegar o áudio deste show, segue o link.
Acho que este foi o texto falando sobre um trabalho mais rápido do Blog!
Um abraço a todos.
5 comentários:
Olá titio meu nome é Fábio sou do interior de SP.Sou técnico de som e informática e atualmente trabalho na área de redes de computadores, por isso infelizmente impossibilitado de exercer a profissão de técnico de som, gostei muito do seu blog e muito mais ainda do áudio da gravação do show. Parabéns pelo trabalho, a partir de hoje serei leitor assíduo do blog e quem sabe um dia a gente se cruza pela estrada....Um abração.
Oi Fábio.
Nunca me canso de falar uma coisa aqui nos comentários. É sempre muito gratificante para mim saber que o Blog está servindo para alguma coisa e que pessoas de várias partes do Brasil (e até de fora) estão gostando.
São comentários como o seu que me animam cada vez mais para escrever tentando mostrar os bastidores de um show.
Obrigado por participar.
Um abraço.
rapaz, vc ta gravando com a fast track,mas ai grava em esterio so ? tds canais na mesma trilha ?
Olá FFN.
Atualmente eu uso a Fast Track Ultra para gravar o áudio dos shows. Usei durante muitos anos a Fast Track Pro, também da M-Audio.
Sim, eu gravo em estéreo. Somente dois canais. Gravo o mesmo sinal que vai para as caixas de som, envio (via Matrix) o mesmo sinal L/R para outras duas saídas da mesa e entro em dois canais da minha placa de áudio.
Um abraço.
Esqueci de comentar que esta gravação de Palmares não fui eu quem fiz. Enviei o mesmo sinal L/R da mesa para uma turma (não lembro se foi TV ou rádio) que estava cobrindo o evento.
Na PM5D existe uma saída (com fader) chamada Stereo B. É a cópia da saída estéreo da mesa.
Levantei o fader da Stereo B e o técnico da Bizasom mandou os cabos para o pessoal gravar.
Um abraço.
Postar um comentário