quinta-feira, 27 de outubro de 2011

No Ar Coquetel Molotov – Lembram-se do que falei sobre combinar? Foi tenso.


Olá pessoal.
Segunda-feira...
Vendo aqui o PAN na televisão, resolvi começar o texto falando sobre o trabalho que fiz no Festival No Ar Coquetel Molotov com a empresa PA Áudio.
Não sei como foram os outros dias, só trabalhei neste que falo aqui.
Este evento aconteceu no outro dia do trabalho que fiz no Summerville com Silvério Pessoa.
Logicamente, dormi pouco. Tinha que chegar no Teatro da UFPE às 9h da manhã.
--
Hoje já é quarta-feira, dia 26 e nem estou mais em casa vendo TV. Na realidade, só consegui escrever as seis linhas antes destas lá em casa. 
Estou na casa dos meus Pais adotivos. Os pais da minha ex-esposa.
Deixei meu carro para uns ajustes na concessionária que fica aqui perto, e vou ficar o dia aqui aguardando o término dos ajustes.
Meu escritório vai ser aqui hoje. Resolvi então recomeçar este texto já que tenho o dia todo para fazer isso enquanto aguardo.
Cheguei como combinado às 9h da manhã no teatro.
Fui como contratado da PA Áudio para ficar responsável pelo som da frente (PA) do teatro. No monitor, estava mais uma vez meu amigo Arnaldo, funcionário da empresa.
Seriam quatro bandas neste dia, incluindo uma de fora do Brasil.
Todas as quatro atrações fariam sound check.
Por ordem de apresentação, Rômulo Fróes, The Sea And The Cake, China e Racionais MC’s.
Ao contrário do que eu imaginei, só China levou os dois técnicos de áudio. Tive que fazer o som do PA para o restante.



Rogério (PA Áudio) me passou como estava funcionando a coisa, pois eu só iria fazer este dia para substituí-lo. Canal do vídeo, do CD, do locutor, mandadas para gravação, para rádios, etc. Aconselhou-me deixar sempre os canais do vídeo e do locutor abertos, etc.
Sabe aquela velha frase: Se conselho fosse bom, se vendia? Aqui neste trabalho serviu como uma luva. Explico mais adiante isso.
Montei uma cena ao meu gosto e esperei pela primeira banda para fazer o sound check.
Não teve nada de muito anormal no sound check das bandas. Alguns atrasos... Só isso.
Acho que este texto vai ser breve!
O sistema de som era muito bom. Caixas line array DAS AERO50, sub-graves FZ, mesa de som Venue.
Como fazia muito tempo que eu não conectava meu laptop via wireless com a mesa Venue, vim aqui no meu Blog ler o que eu mesmo tinha escrito sobre este assunto para ver como se fazia, pois não me lembrava direito. (risos)

 
Na realidade, só me conectei com a mesa uma vez e isso aconteceu no workshop da Avid que aconteceu aqui em Recife.
Li, fotografei a página por segurança e deixei a foto do texto na minha área de trabalho no laptop. Mas nem precisou. Tudo é muito simples.
Rogério tinha me falado que o técnico de áudio de China queria usar o recurso do wireless porque o som que se escuta na mesa de som que fica embaixo do mezanino é diferente do que se escuta sem estar embaixo dele.
Levei meu roteador, fiz a conexão sem fio normalmente com meu laptop e controlei a mesa sem nenhum problema.
Só que o mesmo não aconteceu com o Ipad do técnico de China. Alguma configuração do “brinquedinho” dele não estava legal. A conexão acontecia, mas ele não conseguia movimentar os faders e os botões pelo Ipad.
Acabou usando meu laptop para fazer os ajustes.


Estou agora devidamente acomodado na sala do meu apartamento (alugado), vendo um jogo de vôlei entre Brasil e EUA no PAN, enquanto bebo um vinhozinho com meu pratinho de petiscos (salaminho, queijo sem ser parmesão e azeitonas). Vamos ver se consigo acabar este texto hoje. Falta pouco. 
Nem imaginam que paro tanto de escrever e continuo depois não é? 
O nome desta técnica de escrever é chamada de Jack, O Estripador. Vou fazendo o texto “por partes”.
Foi tudo tranquilo no sound check de todas as bandas. Deu até tempo de almoçar e de jantar sem problemas, coisa não muito comum nestes festivais. A quentinha do almoço estava muito boa e o sanduíche de carne no jantar estava muito legal também. Comi dois sanduíches de pão francês.
O Brasil perdeu o primeiro set, 25 a 18 para os EUA.
O jogo promete.
Esperei pelo começo do evento.
Devia ter acertado meu cachê em R$ 1,00 por cada vez que dei informações sobre quais seriam as atrações da noite e de que horas seria o show do grupo Racionais MC’s. Tenho certeza absoluta que ganharia muito mais!
Tudo foi acontecendo dentro do previsto. Um pequeno (nem tanto) atraso no início do primeiro show, mas nada de absurdo como o que aconteceu no evento aqui em Recife com Luan Santana.
Achei legal o som que fiz para o Rômulo Fróes e não gostei do resultado do meu trabalho com a banda gringa. Até aí tudo normal também, pois nem me assusto mais em não gostar do resultado de algum trabalho que faço.
Achei muito legal o som do show de China, mesmo em certos momentos achando que estava muito alto, mas deve ser a idade. O show foi muito legal, mas a maioria da galera que foi naquele dia foi para ver Racionais MC’s. A mudança de público era constante, e já no meio do show de China, começou a chegar o pessoal com boné e calças largas.
Tinha tudo para fechar a noite com “chave de ouro”, sem nenhum problema, mas chegou a hora do show de rap. 
O Brasil tá reagindo neste segundo set. Não deve perder este porque já está 19 a 10.
O clima começou a ficar tenso no teatro, muita gente entrando e muita gente querendo entrar. Não tinha mais espaço no ambiente. Antes de acabar o show de China, apareceu um rapaz me falando que o sinal que estava sendo enviado para a rádio tinha sumido. Sumido? Como? Fui ver as mandadas na mesa e estava tudo certo. Fui conferir os cabos, e vi que estava tudo desconectado! Inclusive o transmissor sem fio da MTV, que encontrei jogado no chão.
A “muvuca” era grande perto da mesa e eu não tinha segurança suficiente. No começo não tinha nem um para me dar uma cobertura. Passei o rádio para a produção e solicitei no mínimo dois!
Invadiram o teatro! Parecia um arrastão! E eu sozinho na mesa de som. A entrada principal “desembocava” exatamente ao lado da mesa de som!!!! Imaginaram?
Estava difícil trabalhar porque muita gente queria passar pelo corredor onde estava a mesa. Mesmo com uma fita limitando a passagem, tive que barrar várias pessoas e informar que tinham que fazer um desvio. A maioria até aceitou, mas teve uma garota que deu um escândalo quando eu falei que ela não poderia passar por ali enquanto ela simplesmente levantava a faixa que limitava o acesso. Neste momento eu já tinha dois seguranças perto, mas não estavam tão perto assim, não é?
Eu estava fazendo o trabalho deles!
O Brasil ganhou, 1 a 1 em sets.


O espaço foi inchando... O show começou.
As pessoas começaram a subir nas poltronas do teatro. E logo depois de uns 10 minutos de show, os dois seguranças que estavam na mesa de som simplesmente sumiram!!!!!!!!!!!
Lasquei-me, pensei. Isso não vai acabar bem.
A energia caiu, o som parou. A energia voltou. Recomeçou tudo.
Nunca tinha visto um show de Racionais. Todos cantavam todas as músicas. Parecia uma seita!
Normalmente num show sempre vejo pessoas que estão fazendo outras coisas em determinados momentos, mas neste show todos estavam olhando para o palco e cantando as músicas. Até o iluminador da PA Áudio fazia parte da “tribo”! Enquanto trabalhava, cantava junto com a galera e dançava ao lado da mesa de luz!



Um pouco depois do início do show, acho que não passou nem trinta minutos, começou um ruído no som (hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm).
Parecia uma realimentação nos graves. Comecei a cortar os canais e nada!!!! Como pode? Teve um momento que fechei todos os canais da mesa e o hummmmmm continuou.
Pensei que era um problema no sistema de som (processador ou caixas de som). Baixei o máster da mesa e o ruído parou. Com isso deduzi que o problema não era no sistema, ou era a saída da mesa ou era algum canal que esqueci de fechar.
Mas eu tinha certeza que fechei todos os canais! Foi aí que lembrei da outra página de faders!!!!



Brasil 2 EUA 1. Ganhamos o terceiro set.
Numa mesa digital, um fader pode controlar vários canais. Na primeira página (A) desta mesa controlo os canais 1 ao 24.
Na segunda página de faders (B) tenho o controle dos canais 25 ao 48.
Nesta segunda página estava o canal do vídeo, e foi justamente nele que estava o problema. O responsável pelo vídeo simplesmente desplugou seu equipamento (para ir pra casa mais cedo) e não avisou a ninguém que iria fazer isso. Deve ter jogado o cabo aleatoriamente e o mesmo deve ter encostado em alguma parte metálica e o ruído apareceu forte.
Se... (Sempre tem o SE para tentar justificar a merda não é?)
Se eu tivesse olhado para o monitor (tela) da mesa (que mostra todos os canais, independente da página de fader que você está) teria resolvido o problema em um tempo infinitamente menor!
Paciência... Aprendi mais uma.



Diferentemente do show de China, onde o próprio cantor chamou a galera ao final do show para subir ao palco e participar (até este momento ninguém tinha subido no palco), no show de Racionais a galera foi invadindo mesmo sem ser chamada, pois não tinha nenhuma proteção que evitasse tal invasão. Por isso os meus dois seguranças sumiram!
Foram convocados para tentar evitar esta invasão. Não tiveram sucesso.
Invadiram o palco de um jeito que tinha gente até na frente das caixas de som que não estavam suspensas.

Final do show de China.

Nem sei como aquele pessoal aguentou o volume alto no “pé do ouvido”!
Eu não via nada no palco porque todos estavam em cima das poltronas na minha frente, tive que subir na minha cadeira para poder ver o palco e saber o que estava acontecendo.

Racionais MC's
Dizer que um show como este combina com um teatro, para mim é uma ingenuidade. Acho que a produção do evento teve sorte de não ter acontecido uma coisa mais grave.

Racionais
Brasil ganhou! 
3 sets a 1.

Racionais
O vinho que tomei hoje foi o Santa Carolina (Reservado) Carmenére.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: