terça-feira, 29 de junho de 2010

Show de Silvério Pessoa na Praça do Arsenal em Recife – Pra que passar som?



Olá Pessoal.
O São João acabou!
É... Hoje já é terça-feira. Ainda estou me recuperando da farra na casa de Normando para ver o jogo do Brasil contra o Chile. E para variar, foram várias garrafas de vinho Chileno!
O tira-gosto foi eclético. Tinha queijo parmesão, salaminho, azeitona, pedaços de pão com azeite Português... Mas tinha também bisteca de porco, coração de galinha, sururu e bobó de camarão!
A farra foi excelente, e tentamos ainda bater o recorde da farra na casa de Renatinho, que me falaram que no jogo anterior do Brasil só acabou às 2:30h da madrugada! Não deu. Saí da casa de Normando às 00:20h. Mas valeu o esforço. Outro dia tentaremos bater este recorde.
Inclusive, não me chamem para ver algum jogo em TV digital, ok?
Não consigo admitir quase 4 segundos de atraso em relação ao rádio e a TV analógica!
É ridículo você ouvir o grito de gol antecipado de outras pessoas que não estão vendo o jogo pela TV digital.

Tou fora! Deixe-me com a televisão analógica com imagem não tão perfeita, mas sem o atraso absurdo!
O jogo do Brasil contra a Holanda vamos ver aqui em casa, e vai ser na televisão analógica mesmo! O prato principal vai ser pernil de cordeiro! Lá vamos nós de novo...



O show na Praça do Arsenal deu mais trabalho antes de acontecer do que na hora do show.
O maior problema que tivemos foi para conseguir passar o som! Isso mesmo. O meu maior problema foi para conseguir passar o som.
A conversa começou bem antes do dia do show. A produção do pólo alegava que ninguém estava fazendo sound check no palco da Praça do Arsenal. Chegava na hora do show, ligava os instrumentos, fazia um line check e começava.



Não usamos muito esta filosofia nos shows de Silvério Pessoa. Gostamos de passar o som para evitar surpresas. Faz tempo que não aparecem microfonias (apitos de realimentação) nos shows de Silvério Pessoa.
Na realidade, gosto sempre de passar o som nos trabalhos que faço com diversos artistas.
Eu sabia que o equipamento disponível no local era bom. Duas mesas digitais M7CL da Yamaha, line array DAS (o certo seria escrever D.A.S., mas acho um saco colocar estes pontos!). Até as caixas de sub-graves eram originais DAS.
Mas não abriria mão de fazer o sound check. Isso eu sabia também.



Outro fator que ajudou na decisão de fazer o sound check foi que Normando não poderia fazer o monitor deste show, pois ele tinha fechado anteriormente outro trabalho para esta data. E para complicar mais ainda, os dois shows anteriores com esta formação que aconteceram em Caruaru (não pude fazer) e Carpina não era a mesa M7CL no monitor e nem no PA. Não tínhamos cenas prontas de monitor ou de PA deste show. Teríamos que começar do zero.
Já fizemos algum show de Silvério Pessoa sem passar som? No Brasil? Sim. Puxando pela memória rapidamente aqui, só lembro-me de um! Isso aconteceu no carnaval deste ano no pólo de Casa Amarela. Mas lá foi diferente. Quem não leu, procure pelo texto deste show aqui no Blog para saber como foi.
Depois de muita conversa, e também de eu deixar claro para o diretor de palco que não faríamos o show sem passar o som, conseguimos um horário para o sound check.



Conseguimos Rogério (monitor de Alceu) para fazer o monitor deste show. Como não tinha nenhuma cena, tanto de monitor quanto de PA, no dia anterior aprontei aqui em casa as duas cenas básicas (PA e monitor) para o show. São cenas diferentes.
Quando cheguei ao local à tarde, coloquei meu pendrive na mesa de monitor e passei a cena. Enquanto o pessoal da equipe de som ligava as coisas no palco, Rogério foi dando uns ajustes nos canais.
Depois de quase tudo ligado, fui lá para frente. Passei a minha cena de PA para a mesa, e para variar, coloquei meu CD para tocar. A mesa estava na frente de um lado do PA. Todos os anos é assim naquele local. Nunca colocam a mesa no centro.


Fiz meus ajustes, que não foram muitos, e esperei a banda chegar para começar o sound check.
O nosso baterista esqueceu uma peça da bateria e voltou em casa para pegar. Acabou entrando num engarrafamento monstruoso perto da casa dele, que resultou num atraso para retornar ao local do show.
Enquanto aguardávamos sua chegada, já fui checando alguns instrumentos com o nosso roadie e com o restante dos músicos que já estavam no palco prontos para o sound check.
Ah! Não tenho fotos dos bastidores, porque mais uma vez a máquina fotográfica foi sequestrada! Todas as fotos aqui são da máquina da produtora Vivi.


A nossa demora maior foi só esta. Quando o baterista chegou, Rogério passou o som da bateria para ele e para os demais da banda. Para mim já estava legal. Depois de tudo ajustado nos monitores, passamos umas duas músicas completas. Foi tudo bem rápido. Para mim estava perfeito (quase). Só a posição da mesa me incomodava, mas nada que fosse comprometer muito o trabalho.
Por causa da área que era coberta, as caixa de PA não ficaram na altura ideal. Era para subir mais. Sabia que ia ter gente perto das caixas achando o som muito alto, mas nem ouvi reclamação na hora do show.

No detalhe da foto acima, as caixas do line array muito próximas do público.

Todos satisfeitos, encerramos o sound check.
Na hora do show, nenhuma surpresa!
Fiz o line check com Rogério, e depois de tudo conferido no monitor e no PA, demos o OK para começar.
Não tenho mais nada para falar deste ponto em diante.

Mais um show sem nenhum apito, sem nenhuma reclamação dos músicos ou do cantor.
Tudo como deixamos no sound check!
Preciso ainda responder pra que passar som?
Um abraço a todos.

OBS 1: Quem quiser baixar o áudio deste show é só ir neste link:
http://www.4shared.com/audio/QlZxpfop/Arsenal_06-2010.html

OBS 2: O meu colega da equipe de som foi quem gravou usando a entrada de linha placa onboard de seu laptop. Não é recomendado, e a qualidade não está como eu queria, mas dá para escutar legal. Notei além da granulação do áudio (acredito que provocada pela baixa qualidade de conversão da placa onboard do laptop do meu colega), uns efeitos indesejados de compressão que eu não sei se foram provocados por algum limiter da placa do laptop dele, ou se foi eu que errei a mão usando umas ferramentas digitais aqui no meu laptop para melhorar o áudio. Não tenho mais o áudio original.
Mas em todo caso, o registro foi feito e acho bom divulgar, pois o show foi excelente, e é isso que importa.


3 comentários:

socorro disse...

E ai? tudo bom?
nao perco uma atualização...
estou quase craque em mesas de som, viu?
Mas vc fala tanto no seu disco de Lisa, que me deu curiosidade...
qual o cd dela que vc tanto ouve?
é coletanea?
Estou perguntando, pq adoro Lisa... Meu cunhado tem um DVD maravilhoso...
Grande Abraço

Felipe Rangel disse...

Realmente, o som estava muito bom, estive lá para o show. Só tinha um vendedor de vuvuzela F$#D5@#! que não parava de "vuvuzelar"!
abraços e parabéns!!

Titio disse...

Oi Socorro.
Já gosto de Lisa Stansfield desde minha época de DJ. Tive o prazer de vê-la ao vivo no Rock In Rio em 1991. Tenho dois CDs dela: Lisa Stansfield e Face Up. E tenho um DVD ao vivo gravado num pub na Inglaterra, que acho que é este que seu cunhado tem. Tenho um CD para passar o som com apenas UMA música do primeiro CD dela. Coloquei 10 vezes no CD. Me acostumei em ajustar o som das caixas do PA com esta música. Apenas ela. A banda de Silvério já sabe tocar esta música de tanto escutar.
Oi Felipe. Que bom que o som estava bom. Não saí da mesa de som para ver (ouvir) como estava no meio, pois tinha muita gente e eu sempre estou subindo ou descendo algum fader durante o show.
Um abraço a todos.