segunda-feira, 14 de junho de 2010

Show de Alceu Valença no Sítio da Trindade – Foi exatamente o que eu havia previsto!

Olá pessoal.

Segui com minha cena do show da mesa Soundcraft Si3 no pendrive para o sound check que estava marcado para começar ao meio-dia. Almoçar ficou para o segundo plano. Estes horários normais de alimentação quase nunca são levados em consideração para a parte técnica.

Tomei um café da manhã reforçado e esperei a hora certa para ir ao local. Levo o laptop? Sempre me faço esta pergunta aqui no Recife. Tenho um receio muito grande de levar e não voltar mais com ele! Decidi por levar. Dos males o menor, pois hoje tenho outro HD externo onde estão todas as minhas coisas. Então o prejuízo só seria financeiro se eu fosse assaltado ou roubado.

Espetei meu pendrive na mesa sem nenhum (quase) medo e importei meu show. O nome da cena era “Alceu Sitio” (por causa do Sítio da Trindade, local do show). Não uso acento e nem cedilha quando salvo estas cenas.

Uma das poucas coisas que não sabia da mesa era a posição exata da entrada USB. Mas sabia que era na lateral do pequeno visor touch-screen (sensível ao toque) no centro da mesa.

A importação foi normal e com minha cena na mesa fui alinhar os monitores.

Não precisei de nenhuma intervenção do técnico da empresa de som. Muito pelo contrário. Notei durante o sound check que eu sabia mais da mesa do que ele!

Estou torcendo aqui em casa pelo Paraguai contra a Itália, mas acho que vou me lascar. Na realidade quem vai se lascar mesmo é o Paraguai. Roberto Rigert, amigo meu iluminador, apareceu aqui em casa e já colocou um dos vinhos Travessia para esfriar na geladeira. Não deu outra Cacau! Estava resguardando as duas garrafas para o jogo do Brasil amanhã, mas ter amigos da área de shows quebra qualquer coisa previamente combinada. Todo dia de semana é final de semana! Ou vice-e-versa!

Goooooooooooooooooooooooooooooooooooool do Paraguai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Uh uhhhhhhhhhhhhhhhhhh.

A banda chegou e começamos a fazer o sound check.

Perdi um pouco da minha agilidade por causa da mesa nova, mas nada que pudesse comprometer o serviço.

Todos da banda usam monitores de chão, exceto meu irmão (irmão mesmo) Tovinho que toca teclados. Neste show de São João que tem acordeom, o mesmo também usa fone.

Não demoramos muito também para fazer isso. E volto a dizer que o trabalho que fiz de pesquisa na internet sobre a mesa foi o principal responsável para que tudo fluísse como fluiu.

Só tivemos um problema de realimentação nas baixas frequências, mas notamos que a mesma vinha do som do PA. Meu amigo Rogério é quem tinha que consertar isso.

Os leigos podem pular esta parte do texto agora, pois vou falar mais tecnicamente.

A mesa tinha uma (entre outras) coisinha chatinha. Quando colocamos o nome do instrumento no canal para visualizar pelo display, o número deste canal desaparece. E se aparecer algum defeito no canal e alguém perguntar qual é o numero do canal com defeito, temos que contar os faders. Isso até pode ser resolvido nos primeiros 16 faders da mesa, porque existe uma função na mesa chamada INFO, que quando o botão é apertado, ele informa qual é a entrada física (1 a 16) dos canais. Aparece no display Mic-A01, Mic-A02, Mic –A03, etc. O problema é que no segundo grupo de 16 faders que estão do outro lado, é informado também quais as entradas físicas, só que usando a mesma numeração e mudando o banco. Onde tem os canais 17, 18, 19, aparece no display Mic-B01, Mic-B02, Mic-B03. Porque a mesa tem vários bancos de 16 inputs.

Você vai ter que contar os faders pelo menos nestes 16 faders do lado direito da mesa e nos que tiver a mais. Para resolver isso, o meu colega da empresa de som me aconselhou colocar o número do canal junto com o nome. E foi isso que fiz. Só que fiz em casa! Depois de finalizar o sound check, passei a minha cena para o meu pendrive. Agora a cena estava toda armada corretamente. Logicamente passei com outro nome. Chamei agora “Alceu Sound Check”.

Gol da Itália (sabia que o Paraguai não ia aguentar muito tempo). Tudo bem. O empate tá bom pra mim ainda. Os leigos podem recomeçar a ler.

Ao chegar em casa, depois de almoçar às 15h uma feijoada, abri a cena final do sound check e modifiquei os nomes, agora acrescentando o número do respectivo canal. Rogério tinha me solicitado matar mais em alguns lugares as frequências que estavam sobrando. Aproveitei e fiz isso também, mesmo sabendo que aquelas sobras não eram no monitor. Mas somos uma equipe, e temos sempre que pensar como um todo, e não individualmente.

Depois de fazer estes ajustes na minha cena, passei-a novamente para o pendrive, e mais uma vez com outro nome. Agora coloquei “Alceu Valenca”. E fui tentar dormir.

Quando estava quase conseguindo apagar, o celular toca (nunca desligo o celular, principalmente quando não estou com meu filho). Era Roberto Riegert (o mesmo que está agora no meu sofá tomando vinho Travessia e comendo parte do meu tira-gosto do jogo do Brasil) informando que não poderia ir ao show à noite. Uma pena.

Não consegui dormir mais, principalmente porque tinha um cidadão na minha rua tocando uma “vuvuzela” made in Brazil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vuvuzela

Levantei-me e fui me aprontar para esperar pela hora de ir para o local do show.

Cheguei cedo lá e fiquei aguardando pela hora do show, que estava programado para as 23h.

Na minha hora, passei a cena “Alceu Valenca” para a mesa e aguardei o pessoal do som ligar os nossos canais de instrumentos. Não demorou muito. Depois chequei canal por canal (line check) para saber se estavam todos ok. Tudo certo. Por mim, pode começar, avisei.

Sufoco da Itália, 38 minutos do segundo tempo! Aguenta Paraguai!!!!

O show começou e com ele veio a realimentação nas frequências abaixo dos 100 Hz. A mesma que apareceu no sound check. Tinha muita gente no local e Rogério teve que aumentar mais o som. Por causa disso, ele teve que ajustar novamente a equalização lá na frente para acabar com o problema da realimentação. Ele resolveu isso na primeira música. Graças a deus. (risos)

Acabou o jogoooooooooooooooo! Foi empate!!!

Depois do problema da realimentação resolvida, o show transcorreu normalmente.

Só cometi um pequeno erro no show. Confundi-me na operação e ao tentar fechar o violão de Alceu somente para o guitarrista Paulo Rafael, acabei fechando-o para todo mundo, inclusive para Alceu!

Como o cantor acusou na mesma hora que estava sem o som do violão, corri para consertar a merda. Não demorou mais do que 4 segundos, mas é tempo suficiente para o patrão reclamar!

Fora este errinho, foi tudo uma maravilha para mim. Parecia que conhecia a mesa fazia um bom tempo.

O show foi muito bom, e todos os músicos gostaram do monitor.

Isso é o que importa.

Um abraço a todos.

8 comentários:

iNterativo! disse...

Muito legal tio!
Gosto do estilo "bem explicadinho" para as partes técnicas. Dá uma sensação que você tá lá no evento.
Valeu!

Titio disse...

Obrigado iNterativo!
Que bom que eu estou conseguindo passar o que acontece nos eventos.
Continue participando do Blog.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Tioo!
Mais uma vez parabens pelo texto!
Como disse Interativo "Tambem gosto do estilo BEM EXPLICADINHO"
Grande abraço! E sucesso nos proximos shows!

Titio disse...

Obrigado Anônimo.
Um abraço.

Anônimo disse...

Ea tio blz?
Não se vc vai ler esse meu comentário,pq esse seu poste é antigo de 2010,mas não custa nada perguntar. hehehe

Sua experiência é importante para mim nesse momento.
Estou interessado em comprar uma Si3 usada. E olha como é esse nosso Brasil. Por incrível que pareça na época essa danada dessa mesa chegou a custar aqui nas terras tupiniquins a bagatela de R$95.000 reais.(na época desistir muito cara)
Hoje vem uma nova por 65k e uma usada encontrei por R$31k.
O que me deixa a pensar pq caiu tanto o preço?
Será a tecnologia empregada nessa mesa já está muito ultrapassada?
Ainda vale a pena pegar uma mesa que ja tem uns 6 anos?
Nesse tempo muita coisa mudou, né?

Estava afim de pegar uma Midas M32,mas o preço que encontro dessa Soundcraft Si3 é tentador.
O uso da mesa será para Shows ao vivo.

Quais suas considerações referente a essa mesa Si3?
Sobre a qualidade de timbre e uso?
E a midas já trabalhou com ela?
O que achou do timbre?

Valeu e um forte abraço.

Morales.

Titio disse...

Oi Morales.
Toda vez que colocam algum comentário aqui no Blog, eu recebo um email avisando, independente do ano em que escrevi o texto.
Tento responder todos.
Sobre a Si...
Na maioria das vezes que usei a Si (1, 2 ou 3), não gostei.
Nem lembro se usei as três versões, acho que são muito parecidas, só mudando a quantidade de faders e inputs.
Já falei algumas das razões aqui no Blog para não gostar da mesa.
Este link é sobre um show que fiz em 2013:
http://titioeosbastidoresdeumshow.blogspot.com.br/2013/05/show-de-silverio-pessoa-em-goiana-nao.html
Um colega colocou um comentário neste texto dizendo que corrigiram a lentidão na resposta da mesa com uma atualização.
Faz muito tempo que não pego uma na estrada, principalmente porque não faço muitos shows.
Lembro de um outro trabalho que fiz em Natal com Alceu Valença.
Aqui está o link onde falo novamente da Si:
http://titioeosbastidoresdeumshow.blogspot.com.br/2013/11/dez-shows-com-alceu-valenca-vamos-por_21.html
Para fazer o monitor, acho pior ainda.
Pode ser que muito técnico achou a mesma coisa que eu, fazendo com que a mesa não "decolasse".
E isso pode refletir no preço baixo que você falou.
Eu não acho uma boa compra para uma empresa de som.
Anos atrás eu já achava que não era uma boa compra.
Hoje é ainda pior porque tem muita coisa nova no mercado.
Se fosse para eu comprar uma mesa antiga, comprava uma PM5D, mesmo não achando muito prático para se fazer algumas coisas nas configurações internas. para mim é uma mesa antiga mas que funciona muito bem, tanto no PA como no monitor. Ainda encontramos esta mesa em grandes eventos. Coincidência? Acho que não.
Nunca usei a Midas, não posso falar.
Gostei muito da Série CL da Yamaha. Gostei muito da série Vi da Soundcraft.
Como falei em texto anterior, parece que não é a mesma empresa quando comparada com a série Si.
Para trabalhos simples, principalmente no monitor, a Si Expression funciona bem.
No monitor, meu sonho seria a superfície da M7 com os 48 faders, mais as coisas novas da série CL.
Tem a nova da Venue aí, né? A S6L. Mas deve ser uma fortuna.
Timbres?
Tenho uma opinião sobre isso.
Se não tiver duas ou mais mesas no evento, não tem como comparar timbres, não é verdade?
Espero ter ajudado.
Lembrando que isso que falei aqui é gosto, e o que é bom para mim pode não ser bom para outros e vice-versa.
Um abraço.

Anônimo disse...

Realmente vc está correto. faz sentido sua experiência sobre a operação dessa mesa.
Vi outro comentário do técnico Thiago Borges reclamando do mesmo problema de latência da SI2.
Ele não reclamou da SI3 que operou tb,mas essa SI2 deu mô trabalho para resolver esse problema de lentidão nos enconders.(ainda não tinha feito essa atualização de firmware para corrigir esse problema.Se é que corrigiu?)

Agora fiquei cabreiro.
Será que a SI3 tem o mesmo problema de lentidão?
Achei essa mesa muito bonita.
Mas não adianta ser bonita e não dar conta do recado, não é mesmo?

E pelas informações que estou colhendo na internet, me parece que a maioria dos técnicos não gostaram muito dela por ser difícil de operar.

Ô tio, valeu mesmo,agradeço pelas informações.
Foi de grande importância na escolha da mesa.
Não quero pagar R$35 mil numa mesa e depois venha me arrependa de ter feito um mau negocio.

Boa noite.

Morales.

Titio disse...

Oi Morales.
Como falei nos textos anteriores, não foi somente a lentidão que não gostei.
Não copiar e colar o EQ gráfico foi mais uma coisa negativa nela, principalmente no monitor.
Não sei se é assim ainda.
E acho também que ela não "pegou" não foi porque é difícil de se usar, mas sim porque não é prática, rápida, funcional.
Toda mesa tem seus pontos fortes e fracos.
Um abraço.