sexta-feira, 11 de junho de 2010

Internet – Uma poderosa ferramenta. Usem e abusem!

Olá pessoal. Vou fazer o monitor de Alceu Valença amanhã aqui em Recife. Recebi o convite na semana passada. Legal, pensei eu. Vou poder usar mais uma vez a cena que eu tenho dos shows anteriores que fiz numa M7CL, mesa digital da Yamaha. Liguei para um amigo meu para confirmar se seria realmente uma M7CL no monitor. Alegria de pobre dura pouco, não é? Não seria esta mesa lá no Sítio da Trindade. Meu amigo me falou que a mesa de monitor seria uma digital da Soundcraft, a Si3. Nunca nem vi a mesa! Quem quiser dar uma olhada nesta mesa, o endereço é: http://www.soundcraft.com/products/product.aspx?pid=152 Lembram que eu já recorri à internet para ver como era uma mesa que eu usaria num show de Silvério Pessoa na Europa? Porque não fazer de novo, não é? Não tive dúvida. Fui ao site do fabricante e baixei o manual do usuário (em inglês logicamente). Aproveitei e baixei o editor offline da mesa. Estes editores servem para você programar a mesa (fazer sua cena do show) no laptop em casa para adiantar o serviço. Quem acompanha aqui o Blog, sabe que faço muito isso. Só que aqui neste caso foi diferente. Instalei o editor no meu laptop, e ao abrir notei que o mesmo não era nada prático para navegar. Mas isso tinha um motivo. Diferentemente do editor das mesas da Yamaha e de algumas outras, este editor da Soundcraft é uma cópia fiel da mesa. É como se a mesa estivesse na sua frente. Fui desvendando como era seu funcionamento, e já fui aprontando a cena para o show de Alceu. Não fiquei muito satisfeito com algumas funções da mesa, e resmunguei bastante reclamando da navegação no editor! É muito chatinho! Passei umas duas tardes tirando minhas dúvidas e testando as coisas. E para finalizar, discuti o assunto no site GIGPLACE, lugar criado pelo operador de monitor de Ivete Sangalo (Lázzaro). É tipo um Orkut, só que formado apenas por operadores de áudio, iluminadores, produtores, roldies e proprietários de empresas de som. Só entra com convite, e tem que ser aceito ainda pelo administrador. No Gigplace, tenho a oportunidade de conversar com a maioria dos operadores de áudio dos grandes nomes da nossa música. Ferramenta muito poderosa! Depois de tirar todas minhas dúvidas, e já com minha cena de monitor pronta para o show de amanhã, fiquei pensando com meus botões... --- Rapaz... Eu sei exatamente que botão apertar amanhã! Eu realmente aprendi a operar a mesa. E aprendi sentado na minha sala! Sei quais os caminhos seguir, porque o editor me mostrou isso. Nos editores das mesas da Yamaha você não consegue isso. São muito mais práticos e fáceis de navegar, você enxerga tudo, mas não retratam como é exatamente a mesa. E não lembro agora de algum editor de mesa digital que eu tenha usado que faça isso. Depois desta grata descoberta, só tenho que repetir o que já falo faz tempo: --- Aproveitem a internet nas suas profissões! Usem e abusem! Editor da mesa Si3 da Souncraft Editor da mesa M7CL da Yamaha Editor da mesa Venue da Avid

Depois conto como foi o show de Alceu.

Um abraço a todos.

2 comentários:

socorro lyra didier disse...

eita, estou doida para saber do resultado....
Adoro esses desafios...
A pessoa sai muito melhor...
Acho que no momento que somos autodidatas, descobrimos e aperfeiçoamos mais ainda nossos dotes...

Titio disse...

Oi Socorro.
Quer saber como foi o resultado?
Leia o próximo texto que eu falo exatamente como foi.
Obrigado por participar do Blog.
Bjs.