sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Dez shows de Alceu Valença fazendo o monitor – Mesas da Yamaha predominam.


Olá pessoal.
Como sempre o Blog está desatualizado.
Nem me assusto mais com isso.
Vamos lá, tentar novamente atualizar as coisas aqui.
Operei o monitor de Alceu Valença em dez shows, onde nove foram no mês de junho e um show foi no mês de julho.


Mais uma vez fiquei pensando o que eu poderia falar sobre estes shows, sabendo que não teria assunto para falar de cada trabalho.
Alguns shows não consegui nem tirar fotos.
Em vez de fazer grandes comentários sobre os shows, resolvi comentar sobre dois tópicos que me chamaram a atenção nestes shows, relembrando aqui sozinho no meu apartamento (alugado).
Segue abaixo onde aconteceram os shows:
16/06 = Recife - PE
19/06 = Vitória da Conquista - BA
20/06 = Amargosa - BA
21/06 = Salvador - BA
22/06 = Costa do Sauípe - BA
23/06 = Imbassaí - BA
24/06 = Cachoeira - BA
28/06 = Arcoverde - PE
29/06 = Itapetim - PE
06/07 = Vale do Anhangabaú - SP

Vitória da Conquista (BA).

A primeira coisa que gostaria de falar aqui era sobre a produção de Alceu Valença, sobre a logística das viagens, principalmente quando seguimos para a Bahia onde seriam 6 dias seguidos de shows.
Amargosa (BA).

A banda de Alceu Valença normalmente passa o som antes dos shows, e aqui nestes 10 shows não foi diferente. Alceu só chega na hora do show, passamos seus monitores sem ele.
E o guitarrista Paulo Rafael (que está com Alceu há anos) é quem normalmente coordena esta passada de som dos monitores de Alceu.
Meu Irmão Tovinho me pedindo com calma algo no monitor - Amargosa (BA).
A logística funcionou perfeitamente nestes 10 shows.
Nenhum problema com a hospedagem e com os horários para fazer o sound check.
Tudo fluiu sem atropelos e passamos o som de todos os shows antecipadamente.
Só no show em Cachoeira (BA) foi que passamos o som com o tempo apertado, algumas horas antes de começar o show.
Parabéns para a produção do artista.
Marcel Aragão foi o produtor que nos acompanhou nos shows.
No escritório que fica no RJ tinha ainda Talita Melcop e Yane Montenegro (esposa do cantor).
Valeu galera, arrebentaram.
Pelourinho - Salvador (BA).
A segunda coisa que acho relevante falar destes shows são as mesas de som com as quais trabalhei.
Não me recordo qual foi a mesa no primeiro show em Recife, e nem tirei fotos para conferir que mesa estava lá.
Dos nove shows restantes, oito mesas eram da Yamaha.
Ou foi M7CL ou PM5D.
Em todas as cidades da Bahia era Yamaha.
Costa do Sauípe (BA).
Só no show em Arcoverde (PE) a mesa foi uma SD9 da DiGiCo.
E isso me chamou a atenção.
Achava que iria encontrar uma diversidade maior de mesas no monitor nesta turnê, mas a Yamaha predominou.
Isso ajudou mais do que atrapalhou.
Imbassaí (BA).

A diversidade que não encontrei nas mesas de som eu encontrei na qualidade dos monitores. Em cada show os monitores (inclusive o side) "falavam" diferente, principalmente porque eram monitores de diferentes fabricantes.
Quando a diferença era muito grande, eu zerava os equalizadores das vias e refazia via por via.
Mas não foi nada assustador. Antigamente a bronca era grande na monitoração.
Cachoeira (BA).

Nestes shows aqui, quando os monitores era industrializados, era só alinhar um, que este alinhamento geralmente funcionava para os outros, mas quando os monitores eram "feitos em casa", cada um falava de um jeito e era uma equalização diferente para cada monitor.
Sempre perguntava aos músicos o que tinham gostado e o que não tinham gostado do som dos monitores.
Vale do Anhangabaú (SP).
Nem sempre eles gostavam, viu?
Estou longe da perfeição.
Com estas opiniões tento melhorar o meu trabalho.
Falando em gostar..
Não gostei da SD9 no monitor.
Não acredito que ela tenha sido projetada para fazer monitoração.
Neste meu único contato com a mesa, não achei ela prática para fazer monitor.
Um abraço a todos.


2 comentários:

Marcel Aragão disse...

Obrigado Titio pelas as palavras a equipe também é muito competente!

Titio disse...

Oi Marcel.
Foi muito legal esta turnê, e uma produção bem feita ajuda muito no resultado final.
Não precisa agradecer, só fiz descrever como foi.
Obrigado por participar do Blog com seus comentários.
Um abraço.