sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Dicas de como sincronizar o laptop com as mesas da Yamaha via cabo de rede e como passar sua cena para a mesa M7CL sem apagar as cenas já existentes.

Olá pessoal.

Este texto de hoje é direcionado aos meus colegas de trabalho. Por isso, se você não é do ramo, eu aconselho a “pular” este texto, pois ele é 100% técnico.

Vou aproveitar que não tenho nenhum show ou evento para comentar, pois não fiz nenhum trabalho depois da M.I.M.O., e vou dar duas dicas que acredito que serão muito úteis para algum colega.

A primeira dica é minha e eu aprendi de tanto errar. Como não é muito simples sincronizar as mesas M7CL e LS9 com o laptop (usando o Studio Manager) via cabo de rede, resolvi colocar aqui um email que passei para um amigo meu operador de áudio que me solicitou um passo-a-passo de como fazer esta sincronia. A outra dica é do colega Jaksandro Silva, que eu vi no fórum do site Monitorland (http://monitorland.com.br/joomla/index.php), que pertence à Lázzaro (operador de monitor de Ivete Sangalo). Ele fala de como passar uma cena para dentro da mesa M7CL (usando o pendrive) sem apagar as cenas existentes dentro da mesa. Vamos ao que interessa.

DICA 1

Lembrando que uso PC e o cabo de rede usado aqui é o invertido (Cross).

Segue o texto:

DESATIVE O WINDOWS FIREWALL ( Control Panel > Windows Firewall > Clicar em OFF).

Depois de trabalhar com a mesa ligue-o novamente, pois essa é uma proteção para a internet. É aconselhável deixar em OFF quando for usar o

Studio Manager com as mesas via cabo de rede (M7CL ou LS9).

1 - Ver na mesa (Setup > Network) os endereços IP e MAC Adderess e copiar exatamente o que está na mesa no DME-Network Driver que está no control panel do seu laptop. No Device Name você coloca o que achar

melhor, tipo: Mesa Bizoca, Mesa Gabisom, Festival de Verão, etc. Clicar em Apply e depois em Save and Close.

2 - Depois em Control Panel > dois clicks Network Connections > dois clicks Local Aerea Connection > um click Internet Protocol (TCP/IP) > clicar Properties abaixo a direita >

ativar a opção : Use the following IP address > Colocar o IP adress igual ao da mesa MUDANDO só o último número (ex: o IP da mesa é 192.168.0.128 - digite 192.168.0.1). O Subnet Mask aparece quando você clica em uma das suas janelas.

Agora vamos rodar o Studio Manager:

Click no tipo da mesa, no caso de conexão via rede, ou vai ser M7CL ou LS9. Click em ADD ->

Click na aba acima MIDI PORTS. Vão aparecer duas janelas (Input Ports e Output Ports). Click no quadrinho ao lado do nome que você colocou no DME-N Network (mesa Bizoca, Mano, etc). Marque

nas duas janelas o nome. Click em APPLY e dê OK.

Vai aparecer uma janela com a foto da mesa que você vai usar, a M7CL por exemplo.

Dê dois clicks na foto.

Vai abrir o editor da mesa.

Agora vai em FILE > SYSTEM SETUP.

Nesta janela você clica no INPUT PORT que está escrito Not Assigned e escolhe o mesmo nome que você colocou no DME-N Network (Mesa Bizoca, Festival de Verão, etc).

Faz isso também no OUTPUT PORT e clica OK.

Se os nomes não aparecerem nestas janelas de INPUT e OUTPUT, você cometeu algum erro no caminho. Já teve caso de eu ter que digitar a senha da mesa no

ADMINISTRATOR PASSWORD, pois a mesa estava protegida, e já teve caso também que precisei reiniciar o laptop para ele entender as mudanças feitas no Network Connections.

Quando você clicar OK, o computador já está pronto para sincronizar com a mesa. Já fiz isso tudo COM e SEM o cabo de rede ligado do laptop a mesa.

Vai agora em SYNCHRONIZATION que fica na fileira de nomes lá em cima e clica em RE-SYNCHRONIZE.

Se esta opção não estiver ativa, aconteceu algum erro no caminho e não vai ser possível sincronizar. Tem que ver aonde foi o erro.

Quando você clica em Re-synchronize, vai aparecer uma janela, aonde é perguntado como vai ser o sincronismo (cuidado agora!). Se fizer a coisa errada, apaga-se todas as cenas da mesa. Cuidado.

Atualmente, por estar acostumado com o programa, abro minha sessão no Studio Manager e sincronizo do PC para o CONSOLE, mas desmarcando a opção ALL LIBS. Depois é só salvar esta sessão numa cena vaga da mesa.

Escolhendo ao contrário, do CONSOLE para o PC,

e marcando ALL LIBS, você sincroniza a mesa com o laptop passando todas as cenas que tem na mesa para o laptop também. Aqui você não corre o risco de apagar as cenas da mesa.

Obs: Quem quiser usar o programa Studio Manager da Yamaha, é só ir no site da empresa e baixar o programa que é de graça. Você tem que baixar também os editores das mesas (cada mesa tem um editor diferente), o USB-MIDI Driver (para a conexão das mesas via USB) e também o DME-N Network Driver (para a conexão das mesas via rede).

O endereço é:

http://www.yamahaproaudio.com/downloads/firm_soft/index.html

DICA 2 - Lembrando que esta dica 2 não é minha e nunca testei, só estou repassando o comentário de Jaksandro. Mas com certeza eu vou testar qualquer dia desses. Segue o texto dele:

Calma amigos! Tem solução sim para essa coisa de rodar cena na M7CL sem apagar a mesa toda.

Tenho feito da seguinte forma:

* Na área de acesso às funções, pressione a tecla SETUP para acessar a janela SETUP, em o nível de usuário "Administrator".

* Vá em USER LEVEL , depois USER LEVEL for GUEST, lá você acessar a janela popup, selecione SET ALL e depois tire a seleção de SCENE LIST.

Ao terminar as configurações, feche a janela e pressione a tecla SETUP na área de acesso às funções.

* Em nível de usuário, mude para GUEST.

* Coloque o seu Pen drive e rode sua cena.

Observe que com essas configurações no nível GUEST você não consegue Salvar a cena.

* Volte em SETUP, em nível de usuário, agora mude para "Administrator".

Escolha uma memória de cena vazia e dê STORE.

Pronto! Você colocou a sua cena na mesa, sem apagar as demais.

Abraços,

Jaksandro Silva

71 8201-2056

jaksandrosilva@mac.com

--------------------------------------------------------------------------

Vou tentar fazer isso mais vezes, ou seja, colocar textos falando de outras coisas sem ser só dos eventos que faço, pois dá uma movimentada no Blog, não é mesmo?

Um abraço a todos.

15 comentários:

MR SOM RECIFE disse...

Meu Brother, TITIO.
Valeu, fico contente com profissionais que sempre estão em busca de qualificações como nós, foi um prazer participar do seu blogger, que Deus te abençoe sempre.
E que continue sendo essa pessoas humilde que és na estrada.
Marcelo Rodrigues. Téc(Ex. MUSICAL)
81 - 88603043

Titio disse...

Olá Marcelo. Acredito que quem não se reciclar (em qualquer área) corre um risco absurdo de ficar para trás. Tento sempre acompanhar as inovações na nossa área.
Obrigado pelas palavras e continue participando do Blog.
Um abraço.

Hell Life disse...

Olá!
Estou entrando para o mundo dos DJs... gostaria de saber se eu poderia usar somente o laptop para fazer mixagens e como eu posso ligar o laptop á "ilha" de equipamentos da casa de shows...
Obrigado!

Titio disse...

Olá Helio.
Deixei de ser DJ em 1991, por isso não acompanho muito as inovações na área.
Vou tentar te responder.
Sobre o lance do laptop para fazer as mixagens... Sim, existem vários softwares simuladores com dois “toca-discos” que você pode mixar as músicas usando estes dois toca-discos virtuais.
Dê uma olhada nesta matéria de Wagner J.P. que encontrei falando sobre os softwares.
http://www.xtreme-dj.com/dicas_materias_djs/software/soft_profissional_dj.htm
Fora este software, você precisaria de uma placa de áudio para ligar no laptop. Esta placa, creio eu, deveria ter no mínimo 4 saídas, das quais duas sairiam para a “ilha” de equipamentos da casa de shows com o sinal do seu master, e as outras duas você usaria para seu retorno (cue) para poder ouvir a música que vai entrar.
Neste mesmo site tem outra matéria do Wagner dando uma explicada sobre placas de som.
http://www.xtreme-dj.com/dicas_materias_djs/software/placas_som.htm
A que eu uso nos meus trabalhos é a Fast Track Pro fabricada pela M-Audio. Gosto muito dela, mas o preço dela gira em torno hoje em dia entre 800 e 1000 reais aqui no Brasil. Lá fora custa 200 dólares.
http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrackPro.html
Dá uma lida no site do Wagner que vai te ajudar.
Fora isso, você ainda pode adquirir uma controladora USB para usar controlando o software. Algumas dessas controladoras já fazer o serviço da placa de som, ou seja, são interfaces de áudio além de controladora. Como esta aqui:
http://eletroshop.virtuapro.com.br/products/CONTROLADOR-Behringer-BCD%252d3000.html#
Espero ter ajudado.

Titio disse...

Oi Helio.
Fui conversar com um amigo meu DJ que conheço desde minha época.
Ele falou que a melhor controladora pra ele é a Xponent da M-Audio. Com ela você não precisa de uma interface de áudio (placa de som) porque ela já faz esta função também.
Vai neste endereço abaixo que tem um vídeo mostrando seu funcionamento.
http://www.submusica.com/m-audio-xponent-review-completo-em-45-minutos-de-video/

Um abraço.

Titio disse...

Agora...
Se você quer usar só o laptop para fazer o serviço, sem nem comprar uma placa de som, também pode. Basta enviar o som da saída de headphone do laptop para a "ilha" de controle do som da casa de shows ou da empresa de som contratada para sonorizar o evento. Basta ter um cabo tipo P2 estéreo numa ponta e dois P10 (banana) mono na outra ponta. O problema aqui é que você não vai ter como escutar a música que vai entrar.
Espero ter ajudado.

Hell Life disse...

Hey! Valeu pela resposta!
Vai me ajudar bastante seus conselhos.
Ouvi falar de uma placa PCI-Card BUS que pode ser acoplada ao laptop. Ela tem as saidas que vc falou e ainda optimaza á saida do audio...
Eu utilizo o Virtual DJ, entre outros programas...
Qual seria a melhor opção? Ter as pickups que fariam o controle virtual do programa, ou mixar usando o proprio teclado? Bom, já tenho uma certa abilidade com o teclado e, realmente, como vc disse, o problema da saída é que preciso ouvir separadamente as musicas que irei colocar em seguida... Qual seria o melhor modo pra se fazer isso?
Desde já, agradeço! Estou acompanhando seu Blog! Valeu!!

Titio disse...

Oi Helio.
Se eu fosse retornar a minha carreira de DJ, com certeza eu faria um esforço para adquirir uma controladora dessas que falamos anteriormente.
Para mim, é a solução para todos os problemas. Só não é a mais barata.
Continue participando do Blog.
Um abraço.

Eduardonepo disse...

Estou tendo problema ao ao sincronizar uma mesa LS9 ao laptop... fiz todo o procedimento que foi colocado, mas quando chega em 61% da sincronização para de sincronizar e diz que o tempo de sincronização ultrapassou e para total. Como posso resolver esse problema? Meu email é: eduardonepo@yahoo.com.br

Titio disse...

Olá Eduardo.
Não sou expert dos produtos Yamaha, sou apenas um usuário que já quebrou a cara várias vezes. eheheheh
Reli o texto aqui onde explico como sincronizar e ele está perfeito. É exatamente deste jeito que deve ser feito.
Veja se você está com os programas atualizados. Sempre use as versões mais recentes dos editores, do USB Midi driver, do Studio Manager e do DME-N. Confira no site da Yamaha com os que você está usando.
Mande esta sua dúvida para o Aldo, ele é o responsável técnico da Yamaha no Brasil. O email dele é:
aldo_linares@gmx.yamaha.com
Falei com ele recentemente num evento e ele me falou que está respondendo os emails sobre as dúvidas. Mande a pergunta pra ele e me diga o que aconteceu.
Um abraço.

Anônimo disse...

PARCEIRO QUE BOM QUE EXISTE PESSOAS PRA AJUDAR QUEM ESTÁ COMEÇANDO...

QUERIA SABER, SÓ FUNCIONA VIA CABO DE REDE OU POSSO GRAVAR A CENA DO STÚDIO MANAGER EM UM PEN DRIVE E ABRIR NA MESA M7CL OU LS9?

Titio disse...

Olá aston60.
Você pode gravar uma cena do Studio Manager num pendrive.
Basta escolher "FILE > SAVE SESSION AS" na hora de salvar.
Vai aparecer uma janela onde você escreve o nome e escolhe o TIPO do novo arquivo.
Em TIPO você escolhe CONSOLE FILE.
Pronto, este novo arquivo você pode levar num pendrive para ser lido pelas mesas M7CL e LS9.
Logicamente você também pode abrir uma cena de um pendrive no Studio Manager. É só escolher CONSOLE FILE na hora de abrir uma sessão (FILE > OPEN SESSION).
E nem precisa salvar esta cena como EDITOR FILE (arquivo Studio Manager) para passar para a mesa via laptop. Com esta cena aberta no Studio Manager, é só sincronizar com a mesa via cabo de rede.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Anônimo disse...

minha ls9 está com problema na saida de rede, alguem sabe informar se existe placa de rede para substituir? agradeço se poder me ajudar estou no aguardo, fica com Deus. (regispancadao@hotmail.com)

Titio disse...

Olá Anônimo (Regis).
Como você sabe que é um problema na saída de rede da mesa?
Pode ser algo que você esteja fazendo errado, não?
Mande esta sua dúvida para o Aldo, ele é o responsável técnico da Yamaha no Brasil. O email dele é:
aldo_linares@gmx.yamaha.com

Volte aqui para dizer se sua dúvida e/ou seu problema foi resolvido pelo Aldo ou por alguém da Yamaha, ok?
Um abraço.

Titio disse...

Oi Regis.
Me informei aqui, e me falaram que a placa rede pode ser trocada numa assistência autorizada Yamaha.
Aqui em Recife tem uma.
http://www.cpteconline.com.br
Espero ter ajudado.
Depois comente aqui se foi resolvido.
Um abraço.