Olá pessoal.
Vamos para mais um ano???
O ano passado foi muito bom para mim, principalmente na parte profissional.
E isso influencia também na pessoal.
Conseguir pagar as contas tranquilamente ajuda muito para equilibrar as coisas.
Menos estresse, dorme mais fácil, sobra uma graninha para viajar...
Mesmo assim não consegui passar uma semana numa pousada em alguma praia do Brasil.
Mas não posso reclamar.
Só não deu para ter um plano de saúde com cobertura nacional.
Deu para entender como foi?
Sempre foi difícil ter um plano, mas está pior.
Atualmente ter um plano de saúde é um luxo extra-grande!
Chega ser quase impossível para quem trabalha com som.
Muito mais difícil conseguir isso do que décadas atrás.
A luta continua, sempre!
Mas vamos ao assunto da postagem, né?
Resolvi falar sobre esse assunto porque já me deparei recentemente com duas situações relacionadas ao caso.
Como esse Blog não foi criado para profissionais da área, vou primeiro explicar o que é um "microfone de comunicação" para os leigos que sempre estão lendo as besteiras que eu falo aqui.
É muito comum hoje em dia num show, ter algum(ns) microfone(s) no palco (com ou sem fio) para alguém falar com o artista, com a banda e/ou com os roadies.
Só para ilustrar, existem microfones sem fio que tem uma chave que muda a frequência de transmissão desse microfone, e o receptor tem uma segunda saída de áudio dedicada a essa segunda frequência.
Essa segunda saída de áudio é direcionada só para a equipe técnica do cantor, incluindo os músicos.
O cantor pode estar no meio de uma música, e num determinado momento onde ele não está cantando, aperta o botão e já pode informar para a banda qual vai ser a próxima música, ou serve também para avisar que ele está precisando de alguma coisa no fone dele, como aumentar o nível da guitarra.
Lembrando que isso só é viável se todos na banda estiverem usando fones na monitoração.
Não pode ser caixa de som no monitor dos músicos, porque o som da comunicação que sairia nessa caixa seria captado pelos microfones usados na captação dos instrumentos e vozes.
Aí todos iriam escutar as mensagens, inclusive o público!
Pois bem...
Agora que meus leitores leigos já sabem o que é um microfone de comunicação, vamos ao fato.
Dia desses eu vi meu amigo Kalunga falando que tinha uma banda usando 6 (ou foram 8?) microfones sem fio para comunicação interna.
(Ele não falou, mas acredito que esses microfones não foram levados pela produção da banda. Não conheço artista ou banda que leve esses microfones.)
Aí é que aparece o problema.
No meu ponto de vista, ok?
Esses microfones não são levados pela produção do artista.
A empresa de som é quem vai ter que fornecer!
Tem que ser uma empresa grande, viu?
Seis microfones sem fio só para comunicação interna dos integrantes da banda?
Difícil empresa de médio porte ter isso.
Empresa pequena já é difícil ter dois.
Fora isso, tem ainda os microfones para os cantores e locutores, viu?
Ok, artistas grandes levam seus microfones pessoais, o que eu acho essencial.
Na realidade, artistas grandes levam muitas coisas, como sistemas de in-ears, microfones para todas as vozes e instrumentos, e até as mesas de som!!!
Eu acho que artistas não tão grandes deveriam ter e levar seus sistemas de microfone sem fio e in-ear.
Acho um investimento necessário!
Não me canso de falar isso para as produções dos artistas com quem faço trabalhos, e muito provavelmente eu já falei isso aqui.
Lembrei de um fato muito curioso...
Não sei se eles fazem isso atualmente.
A banda de forró Magníficos, de Monteiro (PB), levava o sistema próprio de PA para seus shows.
Isso mesmo! Eles levavam todas as caixas de som que eram direcionadas ao público.
Era um line array da Nexo, que só conheci na Europa em 2004/2005... Espetacular.
Montavam toda a estrutura ao lado do PA que estava no evento!!!
Velhos tempos...
Mas vamos voltar para o caso dos microfones de comunicação interna.
Antes mesmo de ver Kalunga falando sobre esse assunto, onde ele estava até meio assustado com a quantidade de microfones que a banda iria usar, eu já tinha me deparado com esse tema num show que fui fazer, e estava no palco aguardando minha vez.
Nesse dia eu nem iria fazer o monitor, fui operar o som do PA, mas fiquei no palco observando o soundcheck de uma das bandas que iriam se apresentar nesse dia.
Clique na imagem para ampliar. |
Em determinada hora, vi o roadie tirar o microfone sem fio do bolso, ligou através de uma pequena chave ON/OFF que tem na parte de baixo do microfone, falou com o técnico de monitor, desligou o microfone e o colocou de volta no bolso.
Fiquei imaginando quantas vezes ele iria fazer isso durante o show.
Com certeza essa chave On/Off iria quebrar bem antes do tempo normal.
Muitos microfones sem fio (bons e caros!) possuem ainda essas chaves mecânicas para ligar e desligar o microfone.
O leigo vai me perguntar: --- Por que ele tem que ficar ligando e desligando o microfone?
Explico.
Porque se ele deixar sempre ligado durante o show, esse microfone vai captar o som do palco o tempo todo, e esse sinal vai para todos os fones dos músicos, cantores, e equipe técnica, sujando muito, deteriorando a inteligibilidade da monitoração.
Imaginem agora quatro ou mais microfones de comunicação abertos durante todo o show...
Ninguém iria escutar mais nada direito!
Resumindo, e falando vulgarmente, fica uma bosta! (Risos)
Aí fiquei pensando nos proprietários das empresas de som.
Fornecer microfones sem fio BONS para as bandas usarem somente na comunicação interna?
Vixe. Será que eles estão gostando da ideia?
Nesse dia que vi o roadie trabalhando, fui falar com meu amigo técnico da empresa de som sobre isso, e ele me falou que já estão pensando se fornecem ou não esses microfones para esse serviço.
Pensei agora aqui em entrar em contato com alguns amigos e colegas donos de empresas de som, para perguntar diretamente o que eles estão realmente achando do assunto, mas achei que perderia a graça do texto.
Eu acho que eles vão "chiar".
Eles que eu falo são os proprietários das empresas de sonorização.
E eu não vou tirar a razão deles.
Só o microfone já é um valor bem "salgado".
Acho que é mais responsabilidade das produções dos artistas andarem com esse equipamento, do que as empresas fornecerem.
Não vou me assustar se as empresas começarem a colocar sistemas "baratinhos" de microfone sem fio para fazer esse serviço.
Estou supondo. Imaginando...
Esse é apenas meu ponto de vista, estou só levantando o assunto porque acho que vai dar rolo.
E vocês, o que acham?
Kalunga, o que você acha???
Vai dar rolo?
Um abraço a todos.
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