Olá
pessoal.
Sempre
fui muito ruim em decorar fórmulas, mas às vezes não tem como fugir delas.
Como
trabalho muito pouco como técnico de empresas de som, onde em muitos casos é
necessário a colocação de torres de delay para complementar o som do ambiente,
não precisei muito calcular estes tempos de atrasos das torres.
Quando
chego para fazer a maioria dos meus trabalhos com os artistas, estes atrasos
das torres já foram providenciados pelo técnico da empresa de som.
Logicamente,
quando posso, dou uma conferida.
No
SESI Bonecos, que faço desde 2009, tem torre de delay.
E
sou o técnico do evento, então sou eu que faço isso.
Em
algumas mesas você pode escolher entre milisegundos ou metros como unidade de
medida do delay (atraso).
Na
Venue tem esta opção (foto acima).
Então
eu sempre deixo em metros.
Como
a house mix do SESI Bonecos fica normalmente na mesma distância em todas as
cidades, em torno de 30-35 metros e a torre de delay fica um pouco atrás da
house mix, comecei colocando 33 metros e fui ajustando no ouvido.
Olhei
aqui numa cena de 2014 e o delay está em 37 metros.
Já
falei em texto anterior como ajusto este delay usando uma música (reggae) que
tem um ritmo bem marcante, onde me guio pela caixa da bateria.
Sempre é tranquilo esta parte do serviço no SESI
Bonecos.Torre de delay - SESI Bonecos (Belém 2014) |
Mas
tem mesas ou equipamentos que não dão esta opção de metros e em muitos casos a
unidade de medida está em milisegundos.
Conversando
com Ximbinha, que estava como técnico da Bizasom na abertura do Carnaval 2015
no Marco Zero, ele comentou sobre uma fórmula rápida para se calcular o tempo
do delay para as torres.
Seria
bom saber esta fórmula, pensei eu. Numa correria seria muito útil.
E
ontem fui atrás disso na internet.
Achei,
logicamente.
Tudo
se acha na internet, inclusive mentiras.
Vamos
a fórmula.
Obs:
A velocidade do som aqui (340) é com a temperatura do ar em 20°C.
Abaixo
de 20 a velocidade cai e acima de 20 a velocidade aumenta.
X
= (D / V) x 1000
X
> Tempo do delay em milisegundos.
D>
Distância da torre em relação ao PA.
V>
Velocidade do som (340m/s).
Vamos supor que a distância da torre de delay para o PA seja 50 metros.
Qual
o atraso (em milisegundos) que vamos ter que colocar nas caixas da torre?
X
= (50 / 340) x 1000
X
= (0,147) x 1000
X
= 147
Então
teremos que colocar 147 milisegundos de atraso.
Para
melhorar isso, acrescente 20 milisegundos para produzir o Efeito Haas.
Mais detalhes sobre este efeito, clique AQUI, ou
copie e cole este link no seu navegador: http://www.vikel.com.br/Efeito%20Hass%20e%20o%20ajuste%20de%20torres%20de%20delay.htm
![]() |
Velocidade do som de acordo com o condutor. |
Simples,
não?
Achei uma fórmula mais fácil ainda.
O
som leva 1 segundo para percorrer 340 metros.
Um
segundo é igual a 1000 milisegundos.
Fazendo
uma regra de três vamos descobrir que o som leva 2,943 milisegundos para
percorrer 1 metro.
Sabendo-se
disso, a coisa fica besta agora.
Nem
precisa mais daquela enorme fórmula acima (X=(d/v)x1000).
Quanto
era a distância da torre para o PA? 50 metros.
É
só multiplicar agora 50x2,943.
Teremos
o mesmo 147 como resultado.
Você
só vai precisar decorar agora o número 2,943 !!!!!
Lembrando
mais uma vez, que o resultado deve ser conferido com os ouvidos, ok?
Esta
dica é só para não começar do zero.
Principalmente
porque tudo muda de acordo com a temperatura do ar.
Um abraço a todos.
2 comentários:
Como quase sempre trabalhamos acima dos 20 graus ,sempre decorei 3 milisegundos por metro... Mas é sempre bom lembrar as formulas ..
Pois é Lucas...
Acreditas que eu não sabia desta fórmula, muito menos dos 2,943 por metro?
Nas poucas vezes que precisei ajustar o atraso nas torres, colocava meu reggae para tocar e ia ajustando. Usava antigamente um som de um metrônomo, mas como era um cowbel, doía nos ouvidos.
Continuo usando o reggae hoje em dia.
Mas como falei no texto, independente de como vão fazer, tem que ir escutar o resultado, não é?
Mas este 3 arredondado já vai ajudar um começo quando for em milisegundos a medida de delay do equipamento.
Obrigado por participar do Blog.
Um abraço.
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