House Mix só para o DJ. |
Olá pessoal.
Tenho vários trabalhos para comentar, e sempre fico pensando, tentando achar um assunto bom pra falar sobre esses trabalhos que eu fiz no monitor ou no PA.
Por incrível que pareça, o assunto que não me saiu da cabeça foi esse da House Mix.
Acredito que foi a primeira vez que eu vi isso.
Não esqueçam que comecei meu contato com o áudio como DJ da Boate Over Point, viu?
Comecei e encerrei minha carreira de Discotecário na saudosa boate da Rua das Graças, aqui em Recife.
Mas vamos ao caso de hoje, pois esse meu trabalho de DJ começou no final dos anos 80, e acabou em meados dos 90!!!!
Ou seja... Faz é tempo!
Vamos voltar aos tempos atuais.
Principalmente porque não me recordo de ter visto coisa parecida desde meu começo no áudio.
E vou ser breve no texto. (Ou pelo menos tentar!)
Para quem ainda não sabe o que é uma House Mix, vou dar uma breve explicação.
Não esqueçam também que esse Blog foi feito para quem não é do ramo de shows e eventos.
Encontrei um boa explicação sobre house mix na internet, na página do CANALTECH.
Traduzindo ao pé da letra para nosso idioma, house mix seria Mistura de Casa.
Aí é só ajustar para Casa de Mistura e no final acabar com o termo Casa de Mixagem.
Essa é a função da house mix num evento.
Local onde é feito a mixagem do som de um show.
Mas como não só tem áudio num show ou evento, podemos afirmar que é nesse local onde se controla quase tudo, como som, luz, vídeo, transmissão, painéis de LED...
Em alguns casos, até o som do palco é controlado da house mix.
A house mix é um central de controle.
Sabendo disso, vamos ao caso que presenciei.
Recentemente fui operar o som da Banda Eddie no Burburinho Festival de Artes, que aconteceu em Natal (RN).
(Só para ilustrar, em janeiro de 1966 eu nasci lá na maternidade que fica no início da descida para a Praia dos Aristas.)
Montagem da estrutura de um evento, com a house mix no local correto! |
Muito legal o ambiente do Burburinho, onde montaram tudo em cima de campos de futebol com grama sintética.
Não rodei pelo festival, mas olhando rapidamente tive a impressão que era muito bem organizado.
A foto abaixo ilustra perfeitamente a minha opinião.
Burburinho Festival de Artes. (Foto by @brunnomartins) |
Eu já sabia que seria uma mesa de som para controlar o som do PA e monitor.
E essa mesa estaria ao lado do palco.
Eu tenho uma grande aversão por essa ideia da mesa ao lado do palco.
Principalmente por achar que nunca fica bom o resultado do meu trabalho.
Em vários casos, mesmo com duas mesas, elas são colocadas ao lado do palco.
Basicamente, por uma simples razão: A ESTÉTICA!
O que me deixa mais desanimado ainda.
Existem outras razões, mas essa é a principal.
Acho um absurdo priorizarem a estética, deixando em segundo plano o resultado sonoro e visual do espetáculo.
Principalmente porque a grande maioria do público que está no local foi para ver os shows!!!!!
Isso serve até para uma palestra.
Na foto abaixo, a house mix no local correto, no show da Academia de Berlinda no Festival Reiosse, na Arena das Dunas (Natal - RN), onde fui operar o monitor no sábado passado.
O técnico de som deve ficar onde está a plateia, ouvindo o que eles ouvem.
Esse é o trabalho dele, fazer com que o recado chegue aos ouvintes o mais perfeito possível.
Esse recado pode ser o áudio de um show, ou a voz de um palestrante.
E isso serve para luz, vídeo etc...
Como o iluminador vai ver que tem sombra no rosto do cantor, se ele está ao lado do palco?
Como o técnico de vídeo vai saber que o telão apagou, ou está com imagens desfocadas?
Eu invejo meus colegas e amigos que conseguem operar o som com maestria ao lado do palco.
Eu não consigo. Não vou mentir.
Já fui para o festival em Natal sabendo que a única mesa de som estaria ao lado do palco.
Mas me surpreendi quando cheguei no local do evento e vi que existia uma house mix!!
Oxe. Tem uma house mix, mas a mesa está ao lado do palco?
Tudo bem... A house mix estava bem longe do local onde deveria ficar para um show... Eu vi.
Mas tinha.
Então... Pra que a house mix??
Aí foi minha segunda surpresa...
Era somente para o DJ!!! Oxe.
Para um DJ profissional, que realmente mixa as músicas, ficar ali na frente do PA não funciona de jeito nenhum!!!
A não ser que ele fique numa cabine fechada sem ouvir o som do PA, ou usando in-ears moldados, onde não escute também o som do PA.
Ouvindo o som do PA, que chega ATRASADO aos seus ouvidos, ficar ali é só para enfeite, ou para DJs que não mixam as músicas. Só trocam!
Tinha até um monitor na house mix para o DJ, que também não vai servir para nada.
O monitor serve para ouvir o que está saindo no som do PA, e com a ajuda do fone, o DJ escuta a música que vai entrar, fazendo a mixagem entre as duas músicas, tentando deixar imperceptível essa mudança de músicas.
Como o som do PA chega atrasado aos seus ouvidos, só se o som do monitor cobrisse o som do PA, coisa que é impossível num local aberto.
Como falei, só numa cabine muito bem isolada (vedada)!
Com fone de ouvido, poderia usar uma função chamada BLEND, onde o DJ escuta o som que está tocando no PA (ou boate) junto com o som que vai entrar.
Mesmo assim o fone teria que ter uma vedação absurda para não entrar o som do PA.
Tem até os fones que eliminam o ruído externo, mas nunca testei coisa do tipo...
Deixo para os DJs atuais esse teste.
Quando estamos operando o som do PA, encontramos em várias mesas uma opção para atrasar o som da saída de fone, para escutar no mesmo tempo do som do PA.
Mas isso não serve para tocar um instrumento ou cantar lá da frente com a banda no palco, pois vamos cantar ou tocar atrasado.
Como falei antes... Para conseguir tocar ou cantar na frente da linha do PA, só usando in-ears, e bem vedados.
Um pouco a frente da linha até consegue, mas naquelas passarelas que avançam dezenas de metros para frente, é impossível.
Essa função nas mesas para atrasar a saída de fone é para o técnico escutar com mais precisão o que ele quer ouvir isoladamente. Sem esse atraso no fone, ele vai escutar o som duas vezes em tempos diferentes.
É pra endoidar.
Muitos aqui já devem ter visto repórteres nas ruas numa transmissão ao vivo, gaguejando durante a
fala, e logo retiram o fone.
Isso porque estão ouvindo a voz com um delay (atraso), causado pela transmissão.
Ele fala, mas só escuta essa fala alguns milissegundos ou até alguns segundos depois!
Não conseguimos nem falar, imagina cantar ou tocar um instrumento com o som chegando atrasado...
Explicando isso, ficou até engraçado a visão da house mix no festival.
House mix de um grande festival de música. |
No outro dia passei mensagem para o diretor técnico do evento, para agradecer o atendimento e falei também sobre a SUBUTILIZAÇÃO da house mix.
Se não me engano, ele falou que tentou colocar a mesa de som na house mix, colocando outra no palco para monitor, mas não conseguiu.
Falei que ficou bonito o DJ lá, mesmo sem poder usar os recursos que normalmente usam para mixar, e eu me lasquei com o iPad no meio da multidão, tentando operar o som do show com o sinal do roteador caindo o tempo todo.
Ele entendeu perfeitamente meus comentários. (Eu acho.)
Banda Eddie no Burburinho Festival de Artes. (Foto by @brunnomartins) |
Fui várias vezes para perto do palco, embaixo das caixas de um dos lado do PA, para conseguir conectar meu iPad novamente à mesa.
E isso, além de desgastante, é um perigo.
Podemos por exemplo, colocar um delay na voz do cantor numa determinada parte de uma música, e antes de desativar esse delay, perder o sinal do roteador!
Isso já aconteceu com um amigo meu, que correu desesperadamente para o palco, com o cantor também desesperado falando:
--- Ricardo ardo ardo ardo... O o o o que que que é é é é isso sso sso sso. Não ão ão ão Con con con si si si si go go go Cantar ar ar ar ar Assim im im im...
Toda vez que opero o som com iPad no meio do público, vem esse caso à mente e morro de medo de fazer algum ajuste ou colocar algum efeito como um delay temporário.
Medo até de fechar um canal quando sei que ele não participa da música.
Pode ser que eu não consiga mais abrir esse canal na hora certa, pois perdi o sinal.
Falei para o diretor técnico do festival continuar tentando ajustar isso nos eventos que ele participa, e até enviei a postagem que eu fiz falando sobre o posicionamento correto do DJ, que tive o prazer de ver no Trapiche Barnabé lá em Salvador (BA), quando fui operar o monitor da banda Academia da Berlinda.
Solução perfeita para o problema!!!!!!
É só copiar!
Vamos utilizar a house mix para a função correta, "pelo amor de deus".
Quem quiser ver essa postagem do DJ no Trapiche Barnabé, só clicar AQUI.
Como já falava a banda Titãs:
House Mix Para Quem Precisa! House Mix Para Quem Precisa de House Mix!
Um um um um abra bra bra ço ço a a a a todos s s s s s s.
PS: #housemixnolugarcerto #funcaocorretadahousemix #foramesadepanopalco
3 comentários:
Alguns DJs da atualidade estão em super evidência chegando a ter nível de atração artística com vários elementos que as bandas possuem. Eu já vi muitos com equipe de roadies, fotógrafo, filme maker, iluminador, efeitos de CO2 e fogos, produtor e agora com técnico de som. Muitos estão exigindo até que NENHUM outro DJ toque no setup antes dele. Enfim, eu acho muito preciosismo e tal. Talvez um bom produtor de palco e um ajudante onseguiriam ter um bom êxito com a produção local para o DJ poder posicionar o trabalho dele como atração. Existe o contrato do DJ como uma atração e existe como um coadjuvante no evento (Aquele que vai apenas dar uma ênfase e não deixar ninguém parado no intervalo ou abertura). Nesse último caso, o mais importante é ter um diálogo com a produção e os técnicos para que o trabalho dele não seja prejudicado e a passagem de som da banda seja de forma sutil. Já no primeiro caso, se atenderam os requisitos do contrato, fazer o quê né? E esperar pra ver se valeu a pena tanta apoteose. Por enquanto, eu fico por aqui fazendo o meu bem feito. Kkk
Agora, sobre a House mix, eu tinha problemas com a mudança de cena na hora que estou tocando. Lá no Classic hall por exemplo, as equipes que geralmente trabalham na casa já me solucionam ligando meu setup direto sem passar pela mesa de som. Ajuda e muito na troca de palco sem parar meu som. Talvez seja esse quesito aí que vc deve ter estranhado, mas me veio essa lembrança agora
Olá DJ Mostarda.
Tanto nesse caso do Burburinho Festival em Natal como no Trapiche Barnabé em Salvador, os DJs tocavam enquanto eram feitas as trocas das bandas no palco. Sobre a House Mix no Burburinho, o que eu quis explicar foi que o local onde era pra ter os equipamentos de controle de som, luz e vídeo do festival, colocaram um DJ. Para mim, foi uma subutilização do espaço. Ainda acho a ideia do Trapiche Barnabé a melhor opção quando o DJ está no evento para tocar nos intervalos entre as montagens das bandas no palco.
Obrigado por participar do Blog.
Um abraço.
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