Olá pessoal.
Fui chamado de última hora pelo meu Amigo Adriano Duprat para operar o som do show de Almério no Conservatório Pernambucano de Música (CPM).
Esse show aconteceu na sexta-feira da semana passada, dia 22.
Ele me avisou no dia anterior!
Ok, não tinha nada marcado.
Fui lá substituí-lo.
Como eu já sabia qual seria a (única) mesa de som, montei uma cena antecipadamente em casa.
Era a DL32R da Mackie para fazer o PA e monitor ao mesmo tempo.
Cada vez curto menos fazer esse serviço duplo.
Sinto sempre que não faço bem as duas coisas.
Tem outros motivos também, como assumir o lugar que poderia ser de outro técnico, por exemplo.
Mas aí o assunto se estenderia, e não é minha intenção hoje.
Vamos ficar só no show.
Com a cena salva no iPad, segui para o local do evento.
É... Montamos a cena da DL32 no iPad.
Depois é só sincronizar com a mesa.
Adriano me falou que passaria por lá para me ajudar, depois ele seguiria para o local do show onde ele iria operar o som.
Chegamos exatamente na mesma hora.
Nem se a gente tivesse combinado, daria tão certo!
Sincronizei tranquilamente meu iPad com a mesa de som.
E já fui ajustando o patch das vias de monitor e front.
A DL tem um problema sério.
Não é raro uma saída dar defeito, já tá ficando comum.
Do nada, ela para de funcionar...
E sabe como fazemos para voltar? Com o sistema de monitores desligado, ou com o técnico tendo a certeza absoluta de que todas as vias estão fechadas, jogamos um ruído rosa no máximo volume para as saídas com problemas por alguns minutos.
Como se fosse para "desentupir" a saída.
Não me pergunte a lógica disso, só sei que resolve.
Soube que isso acontece também nos canais! Nas entradas.
Do nada, o canal não funciona após ligar a mesa!
A solução???
Ligar o 48V do canal e aumentar o ganho ao máximo!
Pode enviar ruído para esse canal também, não custa nada. (Risos)
Lembrando... Certifique-se que o sistema de som está desligado ou de que você tem a certeza absoluta que não está enviando esses ruídos para caixas de monitor ou para o LR da mesa de som.
Um erro, e pode danificar seriamente as caixas de som do sistema!
Eu já tinha feito um trabalho com essa mesma mesa anteriormente, e apareceu um problema no LR.
Fiz todos os procedimentos que falei acima, mas não ficou ainda do jeito que eu queria.
O mesmo problema apareceu aqui nesse trabalho, e se não fosse Adriano e o proprietário do equipamento para me ajudar, eu acho que eu estaria lá até agora tentando ajustar o PA.
Perdemos um tempinho para deixar "mais ou menos" normal.
Adiantar um pouco no tempo aqui...
Já em casa fiquei "matutando" sobre o problema no LR e notei que o problema que eu tive anteriormente foi igualzinho, mas não foi no LR (Left/Right) e sim somente no L!!!!
Não pode ter sido coincidência...
No left de novo?
Trocamos cabos, saídas e o defeito continuava, independente da saída.
Por isso achamos que seriam os cabos.
Falei para Maurício depois, que acho muito provável que a mesa está com algum problema de "software" no Left do máster.
Que depois acaba melhorando, como acontece nas saídas e/ou canais.
Foi isso que concluí depois desses dois trabalhos com a mesa de som da Mackie.
Pedi até para Maurício fazer uns testes, para confirmar ou não essa minha teoria.
Voltando ao show de Almério...
Depois de deixar o PA num nível aceitável, segui com o soundcheck.
Adriano vendo que estava estabilizado, foi para o show dele no Estelita, uma casa de shows aqui em Recife.
A ajuda dele foi muito importante. Depois pago uma garrafa de vinho Dom Bosco pra ele. (Risos)
Com relação aos monitores no palco, estavam todos legais, todos falando lindamente.
Monitores da Yamaha.
Só deixei todos os ajustes que ficam na traseira das caixas idênticos, onde tem nível de entrada e algumas opções de cortes de frequências.
Deixei tudo igual.
Ficou massa!
Só pequenos ajustes na equalização e tudo bem.
Mas todos esses ajustes eu fiz ANTES de ouvir e ajustar o som do PA.
Por isso, quando acertamos o som do PA, fui levantando o som do PA e monitor ao mesmo tempo.
Quando estava tudo certo para a banda e para mim na frente, pedi para tocarem só uma música para eu dar uma ajustada no fone de Almério, que não iria passar o som.
Mesmo com os monitores frontais, Almério usa in-ear.
Mas não tinha sistema de in-ear no evento, então...
Usei meu M-Vave para o serviço!
Sistema M-Vave. |
E funciona?
Quebra um galho. Já me salvou várias vezes.
Melhor do que não ter nada!!!
É um paliativo.
E para diminuir o risco de falhas no sinal, coloco o transmissor o mais próximo do músico.
No caso desse show, coloquei entre as caixas de monitor do cantor.
Levo o(s) cabo(s) da mesa de som até lá.
Não dá pra deixar o transmissor ao lado da mesa de som, como fazemos com sistemas de in-ears profissionais, como um PSM900 da Shure.
Com certeza o sinal do M-Vave vai falhar!
Passei o som do in-ear fake de Almério e encerramos o soundcheck.
Só me restava aguardar pela hora do show.
Ahhh. Lembrei de uma coisa.
Durante o soundcheck, achei o som da guitarra um pouco "magrinho", e resolvi depois do soundcheck, colocar meu SM58 no lugar do SM57 que estava captando o som do amplificador.
Nada foi desligado no palco. Adorei!
Tinha uma apresentação antes do show de Almério, mas seria apenas UM canal, que acrescentamos em um dos canais que sobraram na minha cena.
Como teve um intervalo bom entre essa apresentação e o meu show, deu tempo de checar tudo novamente no palco, mesmo sabendo que nada tinha sido desligado.
Mas... Vai que alguém pisou em algum cabo sem querer e desligou algo sem saber, né?
Chequei todas as vias e todos os canais.
Tudo certo.
Já dei várias paradas escrevendo esse texto.
Desde ontem lavando as roupas, os pratos, cozinhei um arroz para complementar minhas quentinhas...
Fiz uma farra boa ontem na casa de um Amigo músico, com a desculpa de ver um jogo de futebol na TV...
Cheguei em casa às 3h da manhã!
Hoje eu acho que vai ser pipoca, água, Netflix, laranja e picolé de frutas.
Acho.
Só acho.
(Fiquei mesmo nas opções acima. Zero de vinho. Deixei pra amanhã.)
Na nossa hora, fui na sala transformada em camarim, e liguei o M-Vave do cantor.
Avisei que muito provavelmente ficaria falhando por causa da distância que ele estava do transmissor, mas quando ele subisse no palco, o sinal iria estabilizar.
Avisei também onde iria ficar na frente do palco, e qualquer coisa que ele precisasse era só fazer os sinais, que eu estaria olhando para ele.
E foi assim mesmo que aconteceu.
Ele me pediu duas ou três vezes para aumentar a voz dele no fone, e eu acabei aumentando também um pouco nos dois monitores que estavam à sua frente.
Acho que na segunda ou terceira música já estava do jeito que eu queria.
Aí foi só pilotar as coisas durante o show.
Ainda notei que o som do PA "pendia" um pouco para o lado direito, mas a maioria do público ali não deveria estar sentindo essa pequena diferença sonora.
Seguimos até o final sem atropelos.
Os músicos não me pediram nada, e não me falaram nada depois do show.
Acho que ficou tudo bem no palco para eles.
(Acertei na troca do microfone no amplificador da guitarra, pois achei muito melhor o som dela durante o show.)
Parar mais uma vez aqui no texto para comer um pipoca Boku's vendo um joguinho na TV...
Pelo jeito, só vou postar isso amanhã pela manhã.
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Resolvi finalizar isso hoje de todo jeito!
Eu já não tenho muito o que falar sobre esse trabalho, e ainda tenho que montar as cenas dos shows do próximo fim de semana.
Vou deixar todo o dia amanhã para montar as cenas com calma.
Sábado estarei no monitor de Filipe Catto em São Cristóvão (SE) com uma PM5D da Yamaha e no domingo vou operar o som do PA do show de Flaira Ferro aqui em Recife (PE) usando uma SD8 da DiGiCo.
Nesse show de Almério no Conservatório Pernambucano de Música, operei o PA e monitor ao mesmo tempo usando meu iPad, só pra lembrar.
E fiquei até com receio de "dançar" no som ao me deparar com os problemas no PA no comecinho do soundcheck, mas no final deu tudo certo.
Achei o resultado sonoro bem decente.
Ficou bom. Eu achei.
Mesmo sabendo que o que eu acho não é minha referência.
O mais importante é saber o que o público achou!!!
Como eu estava no meio desse público, e ninguém veio reclamar, devo concluir que estava bom para eles também.
E quase no final do show, abriram uma roda de ciranda rapidamente, e eu fiquei com cara de abestalhado no meio dessa roda, com um iPad na mão.
Não sabia eu, que Maurício (músico e proprietário do equipamento de som) estava me filmando, porque achou a cena inusitada e engraçada.
Ficou mesmo!!! (Risos)
Ficou tão bom, que eu mesmo divulguei nas minhas redes sociais.
Como podem ver no vídeo abaixo, eu quase dancei novamente.
Mas dessa vez eu iria dançar uma ciranda!!!!!!
Sou um péssimo dançarino.
Jamais arriscaria dar uns passos nessa hora da ciranda.
Mesmo eu estando bastante satisfeito e animado com o som!
Um abraço a todos.
PS: Vou chupar um picolé de tapioca. Vinho? Só amanhã mesmo.
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