terça-feira, 29 de setembro de 2015

Alceu Valença acústico em Montes Claros - É melhor sobrar do que faltar.


Olá pessoal.
Montes Claros em Minas Gerais, que tranquilamente poderia ser chamada de Montes Quentes!
Fui lá para fazer o monitor do show acústico de Alceu Valença.
O show aconteceu no dia 18 deste mês.
Vai ser bem curto este texto de hoje (eu acho!).
Rogério Andrade iria operar o som do PA.
Ele já tinha me avisado que seria apenas uma mesa, que ficaria ao lado do palco.
Por causa disso, combinamos duplicar os poucos canais, para que a gente pudesse fazer equalizações diferenciadas dos instrumentos para o monitor e PA ao mesmo tempo.
Neste show usamos apenas quatro canais. Violão Alceu, voz Alceu, guitarra Paulo Rafael e o acordeom de André Julião. Fora isso, somente os canais reservas da voz e violão de Alceu.
O local do evento era o salão de festas de um clube (AABB).
Tudo corria dentro do previsto... Até Rogério tentar conectar o iPad dele com a mesa.
Estava combinado também que eu ficaria na mesa ao lado do palco fazendo o monitor e ele iria lá para frente com o iPad fazer o PA.


Rogério tentou várias vezes fazer a conexão usando seu iPad e roteador, mas não conseguiu.
Tentei fazer também a conexão usando os meus equipamentos (roteador e iPad), e também não consegui.
Até "resetamos" a mesa para voltar todas as configurações originais, mas não teve jeito.
Resetar = zerar. Vem da palavra RESET em inglês, que quer dizer restabelecer, voltar ao estágio original.
Usamos muito o termo "resetar".
Pois bem... Não teve jeito, mesmo "resetando" a mesa.
A solução encontrada foi puxar um pouco a mesa que estava atrás da linha das caixas do PA mais para frente, onde Rogério pudesse escutar pelo menos um dos lados do PA.
Foi decidido isso porque não tinha outra mesa de reserva.
Usamos neste show apenas três vias de monitor mais o (pequeno) side.
Adaptamos dois monitores para fazer o side.
Como o palco era muito pequeno, pouca coisa foi para o side, e o volume ficou baixinho.
Alceu Valença foi passar o som, o que é bem raro.
Tudo estabilizado, ainda deu tempo de chupar um picolé do México.
As "paletas mexicanas".
Muitas vezes chamada de "é caro mas é ótimo".
Para variar, peguei novamente o de coco.
Espetacular!

Voltamos para o hotel, onde aguardaríamos pela hora do show. 
Na frente do hotel tinha um posto de gasolina, e neste posto tinha uma loja de conveniência.
Muito bem equipada, diga-se de passagem...
Tinha de tudo nesta loja, inclusive mulheres bonitas. Era um ponto de encontro do pessoal da cidade, parecia um barzinho.
Para variar, fui olhar os vinhos.
E tomei um susto ao ver a garrafa de Chaminé por menos de 40 reais. O preço na etiqueta marcava 36 reais e uns quebrados.

Oxe, tem algo errado, pensei.
Onde eu compro meus vinhos em Recife (DLP), que para mim é o local com os melhores preços de vinhos da cidade, este Chaminé está em torno dos 50 reais.
Não pensei duas vezes, e comprei duas garrafinhas. Meu Amigo sanfoneiro (André Julião) comprou mais uma para ele.
Mais surpreendente do que o Chaminé custando 36 reais foi ver meu antigo vinho de cabeceira Travessia custando 60 reais!!!! 



Na DLP este vinho custa 16 reais!
Fiquei fazendo os cálculos, imaginando se todos os vinhos Travessia que eu já tomei até hoje tivessem me custado 60 reais a garrafa...
Precisaria de duas vidas para pagar minhas dívidas! (risos)


Quando retornamos ao clube, todo o salão estava preenchido por mesas e cadeiras.
Tudo transcorreu bem.
Fiz somente pequenas intervenções no monitor atendendo aos pedidos de Paulo e André.
Alceu não me pediu nada durante todo o show.
Não usei quase nada no side, poderia até nem ter usado, mas sempre falo para meus colegas e amigos do áudio que é melhor sobrar do que faltar!
Posso dar vários exemplos... Inclusive, até quando a sobra é prejudicial.
Obs: Vou levar em consideração aqui que a corneta só é responsável pelas médias frequências, pois atualmente sabemos que esta corneta é responsável pelas frequências médias e agudas.


Imaginem um side com um excesso absurdo de frequências médias em um dos lados...
Tem como eu amenizar esta diferença mexendo nos volumes desta via (médios) ou mexendo na equalização.
Agora imaginem um side com um lado com a corneta parada.
Lasquei-me!!
Por mais que eu mexa, o som vai ficar pendendo para um lado.
Conversando com Rogério sobre este show e pelo que passamos, ele decidiu que a partir de agora quando acontecer algo parecido novamente, da mesa ter que ficar ao lado do palco para fazer PA e monitor, ele vai pedir uma mesa igual de reserva e os outros equipamentos necessários para um show normal com a mesa de PA na frente.
Outra solução que encontramos foi solicitar à empresa de som responsável que já tenha um sistema wireless com um iPad funcionando perfeitamente no local, que pode até ser removido (roteador e iPad) depois da gente verificar que está tudo certo com a saída de rede da mesa, porque se a gente não conseguir conectar nossos equipamentos à mesa, saberíamos com certeza que o erro é nosso.
Na parte final do show, o público invadiu a frente do palco dançando.
Belo final.
No quarto do hotel, depois do show, abrimos uma garrafa de Chaminé para comemorar.
Eu, André, Paulo Rafael, Marcel (produtor) e Rogério.
No vinho, só eu e André.
Aconselhado por Paulo Rafael, pedimos um sanduíche de salaminho com queijo de búfala e salada no pão baguete para acompanhar o vinho.
Escolha absurdamente certa!!!!!
Enquanto isso, meu parceiro de quarto (Rogério) tentava dormir.
André seguiu direto para o aeroporto sem dormir, pois ele não faria o próximo show em São Caetano do Sul.

Paulinho ainda tomou uma taça de sorvete.
E Marcel ficou na cerveja. Várias!
A outra garrafa de Chaminé que eu comprei seguiu para São Paulo.
E ficou vazia por lá mesmo. Mas aí já é uma outra história...
Um abraço a todos. 

2 comentários:

Unknown disse...

Titio Ildemar Oliveira, uma boa dica pra tentar amenizar estes improvisos é comprar uma x18 air( faz 18 canais e 06 aux + LR) já vem com roteador embutido e aceita ipad e android. custa na Gang music 4.300 reais..melhor custo beneficio de sistema prórpio do momento.Não estou fazendo propaganda da marca,mas vejo pela praticidade e diminuição de custos.A presença dos técnicos é fundamental, sempre que possível a equipe completa. A ideia desta console compacta é pra evitar surpresas. como é de baixo custo,valeria a pena este investimento para uma emergência.
Abraço a todos.

Titio disse...

Olá Fernando.
Conheço estas opções de mesas. Falei até um dia desses no Blog.
Para quem faz muito show "sozinho", que não é o meu caso, é uma poderosa ferramenta. Não sou muito fã de fazer os dois trabalhos ao mesmo tempo (PA e monitor). Tenho amigos aqui em Recife que já possuem equipamentos como estes para shows de pequeno porte. Não acho também que Rogerio Nunes de Andrade e Aurélio Kauffmann Rodrigues, técnicos oficiais de Alceu Valença, vão preferir usar estas mesas virtuais do que duas mesas normais. Mesmo para fazer o acústico.
Na minha opinião, resolvem numa emergência, mas nada se compara a duas mesas separadas com dois técnicos distintos.
Obrigado por participar (sempre) do Blog.
Um abraço.