sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Nova invenção - Não sou eu quem paga, aí fica mais fácil tirar onda.


Olá pessoal.
Eu iria colocar esse caso na seção "Parece Mentira... Mas foi verdade!".
Mas resolvi fazer uma postagem exclusiva, pois o assunto é muito interessante.
Essa foto acima apareceu para mim nessa semana no Instagram, postada por "audionaestradaoficial".
Compartilhei na hora nas minhas Redes Sociais, até tirando onda, falando que a tecnologia estava sempre avançando.
Não demorou muito tempo para que meus colegas e amigos que trabalham em empresas de sonorização justificassem a atitude de quem fez as proteções de ferro para os microfones.
Eu já sabia o motivo da invenção.
E meus amigos só me confirmaram e foram unânimes na justificativa, falando:
--- Titio, você não imagina a quantidade de microfones danificados pelas baquetas dos bateristas e percussionistas!!!
Realmente, eu não imagino.
Sei que esse problema sempre existiu, mas não tenho a menor ideia da periodicidade que acontece.
Pedi até para um amigo que trabalha em empresa de som me enviar fotos desses microfones danificados pela ação das baquetas. Ver fotos abaixo.


Perguntei também pra ele quem paga pelo prejuízo, já imaginando também a resposta.
E acertei.
A empresa de som assume o prejuízo.
Muita gente deve falar que tá certo, que o músico não poderia se responsabilizar por isso, que o prejuízo deve ser mesmo absorvido pela empresa de som.
Aí eu pergunto: E o contratante da empresa de som? E a produção da banda? Poderiam assumir isso?
Vou usar mais uma vez a frase do cantor/compositor Silvério Pessoa para ilustrar essa minha dúvida: "Tudo depende do ponto de vista."
Gosto muito dessa frase de Silvério.
Um simples caso, pode ter várias interpretações!
O STF que o diga, né?
Veio um exemplo na minha cabeça.
Uma pessoa aluga um carro.
E por acidente, ao colocar alguma coisa no banco traseiro, rasga o forro do banco.
Ainda para completar, quando ele foi entregar o veículo, aconteceu de uma pedra cair de um viaduto quando ele estava passando com o carro por baixo, e quebrou o vidro da frente. (Escolhi um cara num dia horrível!)
Resumindo... Ele entregou o carro com o banco rasgado e o vidro quebrado.
Quem vai pagar pelos danos causados acidentalmente?
Pelo que eu sei, o rapaz que alugou esse carro e não estava num dia bom, vai ter que assumir esse prejuízo, mesmo pagando pelo aluguel do mesmo.
Viram como tudo depende do ponto de vista?
Acho os dois casos bem parecidos, com soluções diferentes.
Ok, não foi o músico que alugou os equipamentos de som... Certo, não foi.
Mas alguém alugou, né?
Então eu dou um desconto ao rapaz que criou, no desespero, essa proteção grosseira de ferro que acabou com a captação do microfone.
Não estou pagando pelos equipamentos danificados, aí fica mais fácil tirar onda, não é?
E ainda ele criou uma excelente arma branca, para ajudar numa briga no palco! (risos)
Mas se ele fizer essa modificação em todos os microfones, o gaveteiro onde eles são guardados, vai ficar mais pesado do que a caixa dos cabos!!!!!!! (risos)
Conversando com um EX dono de empresa de som de Recife, ele me falou que na época que estava no mercado, perdeu uns 50 SM57 e alguns e604 por causa das "baquetadas".
Já dizia o velho ditado:
"Baquetadas no microfone dos outros é refresco!"
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: