Olá pessoal.
Já fiz alguns trabalhos nesse mês (Banda de Pau e Corda, SaGRAMA, Mestre Ambrósio, Almério), e ainda tenho mais um no dia 31 para fazer, que é o show da banda Academia da Berlinda aqui em Recife, onde vou operar o monitor.
Ahhh... Já no dia 01 de fevereiro vou operar o PA do show de Martins, em Olinda.
Muita coisa boa para falar dos trabalhos que já fiz, mas eu achei um especial, principalmente porque foi a primeira vez que operei o som do show de um padre.
E a primeira vez a gente nunca esquece, não é verdade?
Na grande maioria das vezes, realmente eu acho que não esquece.
Na realidade, foram dois shows com o padre num intervalo de cinco dias.
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Chegando no palco em Surubim - PE. |
Eu até recebi antes desses trabalhos com Alessandro Campos, um convite para operar o som do padre Fábio de Melo, que seria apenas piano e voz aqui em Recife, mas eu já tinha trabalho marcado no dia e não pude aceitar.
Aí chegou esse convite para fazer o monitor de dois shows do padre Alessandro Campos em Pernambuco.
O primeiro aconteceu no dia 20 de janeiro em Surubim, e nesse domingo passado (dia 26) o show foi na praia de Ponta de Pedras em Goiana.
A indicação do meu nome foi feita por Marcel, produtor de Alceu Valença.
Ele me chamou no WhatsApp avisando que tinha me indicado para o produtor do padre (Kalil), e se eu estaria interessado no trabalho.
Falei que sim, e então ele me falou que Kalil iria entrar em contato.
Na realidade, ele indicou toda a equipe técnica de Alceu Valença, que está de férias em Portugal.
Rogério ficaria no PA, Luciana na luz, Ambrósio como roadie e eu no monitor.
Bigu é o técnico de monitor de Alceu, e acredito que ele não poderia fazer esses trabalhos do padre, e assim surgiu meu nome.
Massa. Vamos fazer.
Eu não tinha a menor ideia de como seria o show.
Kalil foi me informando alguns detalhes e eu fui ver algo na internet, como no YouTube e Instagram.
Era banda completa, com bateria, baixo, viola, violão e sanfona.
Fora isso, ainda tinha um VS (Pro Tools) com algumas coisas pré gravadas, como percussão e metrônomo.
Eu até já tinha montado a cena da PM5D do primeiro show que seria em Surubim, quando soube que também teríamos dois trompetes nesse show.
Só coloquei esses dois canais no final, sem mexer muito na cena, só refazendo as mandadas para mais duas vias de monitoração dos músicos, que iriam usar fones também.
Todos os músicos iriam usar fones, incluindo o padre.
Saulo, baixista e diretor musical do show, se comunica o tempo todo com a banda através de um microfone que só vai para os fones dos músicos.
O famoso microfone de comunicação interna.
Kalil já tinha me adiantado que não era uma missa, era um show musical e nem todas as músicas eram religiosas.
Por exemplo, no repertório tem a música "É o Amor", da dupla sertaneja Zezé de Camargo & Luciano.
Foram legais as dicas do produtor do padre, mas isso não foi fator determinante para aceitar o convite, tanto que aceitei fazer sem ter noção alguma de como seria o "show".
Eu não tinha falado ainda com Kalil.
Não vou falar muito sobre os detalhes técnicos dos shows porque a intenção hoje é outra.
No primeiro show em Surubim, tinha uma PM5D (Yamaha) no monitor, com alguns faders com problemas, o que me fez evitar trocar de página de fader durante o show.
Alguns faders enganchavam.
Levamos também mais tempo que o previsto para ligar todos os nossos canais por causa de alguns cabos e subsnake com "probleminhas".
Mas depois de tudo ligado e funcionando, foi tudo mais tranquilo.
E o melhor... Não iríamos desligar nada no palco depois do soundcheck!!!!
Ficaria tudo montado e ligado porque o show do padre seria o primeiro.
Alessandro Campos não participou do soundcheck dos dois shows.
Chegava na hora, pegava o microfone e começava a cantar.
Eu tinha ajustado um in-ear para ele nesse show de Surubim, mas...
Ele esqueceu o fone dele. Acho que deixou no hotel.
Logo nas primeiras músicas, eu avisei ao nosso produtor que eu tinha um fone reserva para ele usar.
Kalil levou o sistema com o fone para Alessandro, mas ele falou que estava legal só com os monitores, e que não iria usar o in-ear.
E foi isso que aconteceu até o final.
Showtime - Surubim - PE.
O show foi muito legal, e tudo transcorreu dentro da normalidade.
Uma multidão participou do show, cantando... E rezando!
Foi massa!!
Melhor ainda... Após o show, enquanto desmontávamos os nossos equipamentos, Kalil veio chamar toda equipe técnica, pois o padre Alessandro queria falar com a gente.
Foram tantos elogios que ele falou, que fiquei até constrangido.
E isso é impagável!!!!
Trabalho cumprido, e com louvor!!!! (Risos)
Voltamos para casa logo após o show.
Fiquei sabendo que no segundo show seria uma CL5 (Yamaha) no monitor.
A primeira coisa que eu fiz foi converter a cena da PM para a CL.
Para isso usamos o software Yamaha Console File Converter, disponibilizado gratuitamente no site da Yamaha.
Com certeza já falei sobre esse software aqui no Blog, é só procurar.
Mesmo o software não convertendo tudo, já ajuda muito começar com a cena convertida.
Fiquei sabendo também que não teríamos os dois trompetes nesse show na praia de Ponta de Pedras, que fica em Goiana, também em Pernambuco.
Depois de convertida, ajustei alguns detalhes, como retirar os canais dos trompetes.
Também tive que colocar os equalizadores gráficos nas vias, que infelizmente não vem na cena convertida.
Os equipamentos nesse show em Goiana eram excelentes, tudo novinho e bem cuidado.
E mais uma vez iríamos montar, ligar, faríamos o soundcheck e tudo ficaria no palco ligado!!!
O show do padre Alessandro Campos seria o primeiro da noite.
Excelente notícia!!
E foi tudo lindo mesmo.
Kalil já tinha me avisado que o padre não iria usar o in-ear.
A cena convertida encaixou lindamente no soundcheck, tornando tudo mais simples.
Vou dar uma parada aqui para ajustar as cenas dos dois shows que faço nesse fim de semana aqui em Recife, e só devo postar isso amanhã, quinta-feira...
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Fiz algumas compras recentemente para me ajudar nos trabalhos.
Lembram que já comentei aqui que ando com alguns equipamentos próprios para me ajudarem nos serviços? Principalmente no monitor!
Pois bem...
Adquiri 3 microfones bem simples com chave On/Off para usar na comunicação interna no palco.
Um para mim e os outros dois para os roadies.
Esse assunto de microfones para comunicação interna foi o tema da postagem anterior.
Para não ter que depender da empresa de som, resolvi levar os meus microfones com fio para meus trabalhos de monitor.
Fora isso, ainda comprei 4 amplificadores de fones, que podem ser usados tanto mono quanto em estéreo.
E mesmo quando usado em estéreo, só preciso enviar UM cabo XLR para o músico.
Um cabo normal de microfone, que toda empresa tem em grande número.
Para isso, precisei fazer cabos especiais (foto abaixo), onde os dois canais da via estéreo são combinados numa única saída.
No amplificador de fone tem a chave, onde escolho entre mono ou estéreo.
Se for uma via MONO, não preciso usar meu cabo especial.
Devo comprar mais dois desses aparelhinhos...
Mas vamos voltar para o segundo show do Padre Alessandro Campos em Goiana.
Não confundir com Goiânia em Goiás, viu?
É Goiana em Pernambuco.
Não demoramos para finalizar o soundcheck.
Como eu falei acima, a cena convertida ajudou bastante no trabalho.
E quando eu soube que o padre não iria usar o in-ear, passei o sistema para o baterista, que em determinada hora, vai lá para a frente do palco tocar "cajon" (pronuncia-se carrôn) na parte acústica do show.
No show anterior ele usou meu Power Click estéreo com fio.
Nesse show, deu para colocar todos com in-ear sem fio.
Estava tudo tranquilo no show, quando de repente cai um temporal!
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Showtime em Goiana, com muita chuva. Foto by Kalil Higa. |
Muita água começou a entrar no palco por causa da força do vento.
E para complicar mais, as laterais do palco não foram protegidas com lonas grossas, mas sim por uma fina tela toda perfurada, que do mesmo jeito que passa o ar para refrescar o ambiente, passa também água!!
Aí tivemos que cobrir a mesa de som com uma lona também.
Mas... Essa lona também não tinha a espessura adequada para o serviço, e não era totalmente impermeável.
Ou seja?
Começou a pingar água na mesa de som.
E o show rolando...
Showtime em Goiana, com muita chuva. Vídeo by Kalil Higa.
Os quatro monitores que eu estava usando para o padre foram retirados do local por causa da grande quantidade de água que estava caindo em cima deles.
E agora? E a voz do padre Alessandro?
O produtor veio me pedir o in-ear para Alessandro Campos, mas o baterista já estava usando o sistema.
Falei que iria colocar mais voz no side para compensar a falta dos quatro monitores.
Mas tinha uma outra saída...
Solicitei ao pessoal da empresa de som que ligassem os monitores (eram ativos, alimentados por energia), colocando-os no meio do palco, na parte onde não estava chegando a água, virados para às costas do cantor.
Não é a mesma coisa, mas já iria ajudar muito para ele se escutar.
Eu não precisaria colocar muito volume no side agora.
E resolveu mesmo.
Pelo menos não chegou pedidos para aumentar mais a voz dele no palco.
Como estava caindo água na mesa de som, pedi para cobrir do melhor jeito que eles conseguissem, que eu iria operar o som pelo iPad, dentro do palco.
Antes de sair da mesa, coloquei as páginas dos faders onde não tinha faders de input e output que eu estava usando no show, para não ter perigo que durante a arrumação da proteção da mesa de som, alguma lona ou toalha enganchasse em algum desses faders, aumentando ou abaixando o volume deles no palco.
Perfeito!
E tome chuva!!! Vídeo by Kalil Higa.
Fiquei sentadinho num case (caixote) atrás do baterista, controlando o som pelo iPad.
Como eu estava usando meu sistema sem fio M-Vave, que eu carinhosamente chamo de in-ear de pobre, eu conseguia escutar (solar) as vias dos músicos, ou poderia escutar qualquer canal de instrumento ou voz.
Problemas contornados.
Fiquei sentadinho lá até o final do show!
Trabalho cumprido também!
Com louvor de novo, viu? (Risos)
Resolvi falar sobre esses trabalhos do Padre Alessandro Campos, por um motivo.
Recentemente num dos meus grupos de áudio, estávamos falando sobre técnicos de som que mudaram drasticamente de artistas.
Exemplo: O técnico que fazia O Rappa, hoje está com Duda Beat.
Um colega que fazia o PA de Marcelo D2, hoje faz Pablo Vittar.
Alguns amigos do grupo acharam uma mudança radical demais, principalmente levando em consideração o gosto musical pessoal.
E eu argumentei que tinha outro ponto de vista sobre o assunto.
Nunca levei meu gosto musical para o trabalho, nem decidi aceitar ou não trabalhos por causa das músicas que eu gosto de ouvir em casa.
Já decidi aceitar ou não trabalhos por outros motivos, mas nunca o meu gosto musical interferiu nessas decisões.
Imagina um ateu operar o som de um padre...
Como eu já imaginava, não mudou absolutamente nada para mim.
Foi mais um show que participei com meu trabalho, e ainda fui muito elogiado por isso.
Fiz e faço novamente com o maior prazer!
Produção legal, padre (cantor) legal, músicos legais...
O que eu quero mais?
Ahhh!!!!
Cachê legal, e sem ter que esperar 30/60/90/120 dias...
Fui para esses dois shows do padre Alessandro Campos com a mesma vontade de acertar e de fazer o melhor possível, como fui para os shows de Paulo Miklos, Palhaça Baju, Mestre Ambrósio, Ira!, Carol Levy, Camisa de Vênus, Filipe Catto, Mombojó, Siba e A Fuloresta, Del Rey, Martins, Rogéria Dera, Almério, Tom Zé, Naná Vasconcelos, Academia da Berlinda, etc, etc, etc...
Não tem diferença alguma para mim!
Não muda nada! (Ainda bem!!!!!)
Um abraço a todos.
PS: Amém! Que pode ser também Amem. Eu amo meu trabalho.
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