quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Dica dos Amigos 022 - Como ouvir os microfones de comunicação o tempo todo na Rivage.

Olá pessoal.
Durante muito tempo esse foi o calo dos técnicos de monitor.
Como solar (cue) input e output ao mesmo tempo nas mesas digitais?
Vou explicar para os leigos...
Hoje em dia, é muito comum várias pessoas da equipe de um artista usarem microfones (com ou sem fio) para pedirem alguma coisa ao técnico de monitor, evitando se deslocarem até onde ele está para falar diretamente, perdendo assim um tempo precioso.
Geralmente é para ajustar algo nos monitores dos músicos, à pedido do próprio músico.
Com esse microfone eles fazem o pedido de onde estão, e muitas vezes estão bem longe do técnico de monitor.
Pois bem...
Para o técnico de monitor poder escutar esses microfones, ele tem que deixar esses canais (Input) dos microfones em "solo", enviando esses sinais diretamente para sua saída de fone.
O problema é que em todas as mesas digitais, quando o técnico solava a via de monitor (Output) de algum músico, era cortado o solo dos microfones (Input).
A gente não podia solar Input e Output ao mesmo tempo.
E ainda é assim na maioria das mesas digitais.
Já mostrei aqui como resolver isso na Dica dos Amigos 004, fazendo ligações (digitais e físicas) na mesa, ainda acrescentando equipamentos externos, como um in-ear ou amplificador de fones estéreo, como o que tenho da Power Click.
Essa dica de hoje do Matheus Madeira mostra como fazer isso na Rivage da Yamaha sem precisar de equipamentos externos, só ajustando algumas configurações internas da console.
Mas essa dica só serve para as mesas da série Rivage da Yamaha, ok?
Não vão tentar isso numa LS9 ou CL5 que não tem essas opções.
Segue o vídeo feito por Matheus.
Sei que isso também é possível na Avid Venue S6L, e vou pedir ao meu Amigo Kalunga para fazer um vídeo explicando.
Por enquanto, fica aqui a dica da Rivage.
Valeu Matheus.
Um abraço a todos.

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