terça-feira, 10 de outubro de 2023

Inteligência Artificial (Voice Studio) - Cada dia fica mais fácil ter acesso.

 
Olá pessoal.
Vamos novamente conversar sobre IA (Inteligência Artificial)!
Em postagem de setembro de 2020 eu já falava do uso da IA para criar vozes, com o programa Mr. Falante, onde ainda não estava perfeito, mas já começou com força.
E em março de 2021, numa outra postagem, eu já achava que o caminho era sem volta, mostrando vários exemplos, como o perfeito Singing Voice Synthesis e ainda falei do Vocaloid5.
Por isso não me assustei nada com o comercial de TV onde colocaram Maria Rita cantando com Elis Regina, sua mãe já (*)falecida.
Foi igual a reação que eu tive com o fuzilamento dos médicos no Rio.
Normal. Nada de absurdo.
Tudo mostrava que estava caminhando para isso.
Nas duas situações.
Era só prestar atenção.
Pois bem...
Semana passada, recebo uma mensagem no WhatsApp de meu Amigo Júnior Evangelista, ex-sócio do Estúdio Carranca, que mora atualmente na sua cidade de origem, Arapiraca.
Tomei um susto quando ele falou que estava voltando para Arapiraca.
Aí foi susto mesmo. Mas já é uma outra história com relação ao áudio...
Sobreviver dele!
Mas o assunto não foi esse na mensagem.
Ele me mandou um áudio de uma voz feminina, só a voz, sem base.
E me perguntou se eu estava reconhecendo a voz.
Escutei três vezes, e respondi que não tinha a menor ideia quem era a cantora.
Só me chamou a atenção não escutar nenhum ruído ao fundo nesse áudio, só escutava a voz.
Normalmente quando se grava uma voz num estúdio, dependendo do volume que o cantor usa, vaza um pouco o som do fone e esse vazamento é captado pelo microfone.
Não tinha nada no áudio da voz que ele me mandou, e isso eu estranhei.
Tudo bem que estou fora de estúdios faz muito tempo, e não sei se os fones de hoje em dia acabaram com esses vazamentos... Ou se meus cantores da época eram surdos! (Risos)
Depois que respondi que não conhecia a cantora, ele riu e falou:
--- Sou eu, porra!
Eu, ingenuamente, pensei na hora: --- Oxe. Nunca ouvi a voz de  Júnior gravada... Será que ele consegue fazer uma voz de mulher e eu não sei?
Mas antes que eu cometesse essa gafe sonora, ele me explicou.
Ele gravou o jingle com a voz dele mesmo, e depois a substituiu pela voz de mulher, usando o programa Moises!
Mais um susto.
Não pelo que ele fez, mas porque não sabia que o Moises tinha essa função também!!!!!!
Não esqueçam que falei do Moises em junho de 2022, quando levei o susto com relação a eliminação da voz em uma música.
Perfeito!
Fora isso, na versão grátis do Moises, o usuário tem 4 pistas para separação: Voz, baixo, bateria e outros (cordas, teclados etc).
A gente tanto pode retirar, isolar, como aumentar ou baixar o volume dessas quatro pistas!
Sensacional!!!
Mas não sabia que o Moises tinha essa opção de substituir uma voz por outras vozes que o software disponibiliza.
Abri aqui meu Moises no laptop, e vi que tem a opção Voice Studio.
Ferramenta Voice Studio, dentro do Moises.
Para ser mais exato, eu não abri o programa, fui ao site onde estou registrado com a conta free (grátis).
Mas tem também uma versão "desktop", que está lá no site para download.
Fiz isso, e instalei.
Ah! Tem o aplicativo para o celular, que eu tenho também, é bastante útil, e resolve o problema rapidamente.
Como uso muito pouco o recurso, não tenho certeza se o Voice Studio já estava lá desde o começo.
Acredito que sim!
E o pessoal de estúdio já deve usar faz tempo esse recurso, e eu só fiquei sabendo agora com a mensagem de Evangelista.
Na versão Free e também na Premium, não se pode usar o Voice Studio.
Vai ter que aderir ao plano PRO, que está custando hoje (na promoção) R$ 249,86 (12x20,83), pago anualmente, como mostra a foto abaixo.

Mas também tem o plano mensal, como mostra a foto abaixo.

No plano PRO do Moises, o usuário tem direito a usar duas vozes (Kate e Ryan), mas são onze no total!
O usuário pode comprar cada voz por 50 dólares, ou pagar 300 dólares (na promoção) para ter acesso a todas as vozes.
Algumas das vozes, com suas respectivas características.
Para um estúdio, ou para quem trabalha em casa com jingles e spots para rádio, não fica caro.
Peguei até um vídeo no site, onde Felipe Vassão explica muito bem o uso do "brinquedo".
E parece que ele está explicando o caso de meu amigo de Arapiraca, pois Júnior fez exatamente o que tem na explicação.
Abaixo, o vídeo onde Felipe explica as funcionalidades do Voice Studio.

Júnior gravou a própria voz no jingle, trocou pela voz masculina da IA no Moises, e mandou para o cliente ouvir.
Lembrando que tem que cantar afinado, viu? Por enquanto, acredito eu...
Jingle aprovado, ele gravou a voz valendo com um cantor de "carne e osso", e me enviou esse jingle finalizado, que eu tomei outro susto com a interpretação.
Vixe! A voz da IA consegue fazer essa interpretação??!!
Foi aí que ele me explicou que gravou com um cantor de verdade para a versão final.
Diogo o nome do cantor.
Ahhhhhhhhh...
Achei que ele iria usar a voz da IA no jingle finalizado!
Falei isso pra ele, meio que desanimado.
Ele riu, e combinamos então que ele iria me mandar uma versão do jingle, onde ele troca a voz do cantor de verdade que ele usou pela voz do cantor e da cantora disponível no Voice Studio, no caso Ryan e Kate.
Vamos ver como vai ficar então, porque ele me garantiu que daria para usar as vozes da IA tranquilamente na versão final do jingle.
E eu não duvidei disso não!!!!!
Escutem os áudios abaixo e me digam o que acharam.
1- Jingle DEMO com a voz de Júnior.
AA1
2- Jingle DEMO para aprovação, com a voz da IA (Ryan), que usou a voz de Júnior como guia.
AA2
3- Jingle aprovado com a voz do cantor real (Diogo).
AA3
4- Jingle com a voz da IA (Ryan), que usou a voz do cantor real como guia.
AA4
5- Jingle com a voz da IA (Kate), que usou a voz do cantor real como guia.
AA5
E aí?
Caminho sem volta, como falei anos atrás?
E sabe qual é a bronca maior?
Aqui nesse caso do jingle, a voz original tem que estar afinada, certo?
E para usar numa locução, onde não precisa de afinação?
Imaginaram?
Pois é...
Quem é locutor, já pode ir se preocupando, infelizmente.
Caminho sem volta, como foi com o surgimento do áudio digital e do MP3.
Tudo mudou no mundo da música depois disso!
E vai continuar mudando, pelo que estou vendo.
Né?
Júnior Evangelista, muito obrigado pela conversa, e por disponibilizar todo o material para ilustrar essa postagem!
É sempre muito legal o bate-papo!
Mesmo sem vinho!!!!
Um abraço a todos.

(*) Elis Regina faleceu no dia do meu aniversário, 19 de janeiro. Lembro até hoje onde eu estava quando ouvi pelo rádio a notícia de sua morte. Só não lembro o ano, pois era bem novo.
Fui procurar aqui...
Foi em 1982.
Eu estava completando 16 anos de idade, e estava em Natal (RN) dirigindo o carro do meu pai nas redondezas de um bairro residencial...

Nenhum comentário: