domingo, 20 de fevereiro de 2011

Usando o roteador sem fio com as mesas USB da Yamaha.



Olá pessoal.
Atenção Alexandre Campello, Alessandra, Xando, Patrícia, Philipe (acertei escrever?), Deinha, Isabella, Tereza e Luana, André Miudinho, Adriana, Flávio, Guga, Paola, e muitos outros colegas e amigos leitores que não trabalham no ramo do áudio. Um conselho... Não percam tempo lendo este texto hoje aqui, pois ele é totalmente direcionado aos meus amigos e colegas técnicos de áudio.
Finalmente consegui comprar o aparelhinho da COMTAC para eu usar meu roteador sem fio com as mesas USB da Yamaha. Tem gente também usando este USB Server com a mesa da Roland M-400.
O modelo do COMTAC é o 9120. Cuidado que tem um modelo 9124 (Servidor de Impressão) que não é o indicado para o serviço. Ele é muito parecido visualmente com o 9120.
Na caixa deste COMTAC 9120 vem escrito: SERVIDOR USB 2.0 PARA REDE 4P.
Prestar muita atenção neste detalhe.
Já tinha lido vários depoimentos na internet de colegas falando que funciona perfeitamente. Por isso não pensei duas vezes e comprei.

No detalhe, como é feita a ligação do COMTAC com o roteador. A outra ponta do cabo branco USB é ligado à mesa.

Só lembrando que nunca recebi nada para falar de determinado equipamento ou empresa. Quero continuar com esta liberdade para falar sobre minhas experiências profissionais, sempre no intuito de ajudar alguém do ramo do áudio ou fora dele. Por isso eu sempre falo os nomes dos equipamentos que uso e que estão funcionando a contento para o que eu quero.
Quando o aparelhinho chegou às minhas mãos, liguei para meu amigo Mário Jorge da PA Áudio para marcar uma hora para fazer o teste lá na empresa dele com alguma mesa USB da Yamaha. Poderia ser a DM2000 ou a 01V96.
A mesa usada foi a 01V96.
Não tenho fotos do meu teste, mas este link é de um fórum no site Som ao Vivo onde tem uma excelente explicação (com fotos também) de um teste que eu vi na internet e foi seguindo ele que eu fiz o meu teste na PA Áudio. Vou aproveitar o texto e as fotos da explicação do colega David Fernandes porque foi exatamente isso que eu fiz. A única diferença é que a conexão dele com o roteador sem fio foi com a mesa digital M-400 da Roland, e eu me conectei com uma mesa digital da Yamaha. Obrigado pela explicação David.
Fiz exatamente como ele descreveu, e quase não tive nenhum problema. Só um.
Não conectei meu laptop diretamente com a mesa via cabo USB antes de começar os procedimentos para usar a mesa com o COMTAC e o roteador sem fio. É aconselhável fazer esta conexão com o cabo USB direto no laptop para ter certeza que está tudo certo entre o Studio Manager e o USB Driver da Yamaha.
Instalei primeiro o software do COMTAC 9120 antes de fazer este teste com o cabo direto no laptop, e por isso não sei exatamente se o problema que ocorreu comigo foi causado pela instalação deste programa que vem com o USB Server (Networking USB Server) e que é para ser instalado.
O programinha vem num mini-CD. Quem tem laptop sem bandeja para o CD entrar, vai ter que pedir para um amigo colocar o conteúdo do mini-CD num pendrive ou num CD normal.
O problema foi que quando fui testar a conexão direta entre a mesa e o meu laptop via cabo USB, meu laptop não enxergou a mesa. Fiz então as ligações com o COMTAC e o roteador sem fio e logicamente o programa Networking USB Server também não enxergou a mesa da Yamaha.
Desfiz todas as ligações do roteador sem fio e do COMTAC e comecei tudo de novo. Tinha primeiro que normalizar a conexão direta via cabo USB.
Desinstalei o USB Driver da Yamaha e instalei-o novamente. Aí o problema foi resolvido. Meu laptop enxergou a mesa da Yamaha e eu controlei-a normalmente pelo laptop via cabo USB.
Depois disso segui os passos do texto do David Fernandes mais uma vez e a conexão via COMTAC e roteador sem fio ocorreu sem nenhum problema.
Controlei normalmente a 01V96 do meu laptop via wireless.
Se funcionou com a 01V96, acredito que não vou ter problemas com a DM2000 ou a PM5D.
Meu amigo Lázzaro comentou no Gigplace:
“ Mais uma opção para controle da PM5D remotamente (comprovado, eu mesmo vi no Festival de Verão o Newtinho do Jorge & Mateus usando).
Já estou procurando o meu ....”
Um abraço a todos.

17 comentários:

Unknown disse...

Exatamente Titio, esse PS310U da TP-Link é o que eu uso (te informei em uns post anterior) e nunca tive problemas, já estou usando-o há uns 4 meses.

A única desvantagem com a 01v96 é que você não possui o controle de ganhos no studio manager.

Eu uso bastante quando não se tem como colocar a mesa lá na frente. As pessoas ficam de "boca aberta" quando nós controlamos o som apenas de um computador, e alguns acham a mesa "mal-assombrada" quando olham os faders subindo e descendo "sozinhos"! hehehe

grande abraço!

Titio disse...

Olá Felipe.
Fica aqui então mais uma opção comprovada para quem está querendo usar o laptop via wireless com as mesas USB. É só escolher.
Com a DM2000 também tem esta desvantagem do ganho analógico que tem que se anotar num papel. E se a PM5D não for a RH, tem que anotar a regulagem dos ganhos também. :(
Mas mesmo assim é uma grande ferramenta de trabalho, e realmente muita gente ainda se assusta quando vê um laptop controlando o som de um show.
Algumas pessoas ainda me perguntaram se estava entrando e saindo som no laptop, e eu respondia que não, ele apenas estava controlando via wireless a mesa que estava ao lado do palco, e era esta mesa que estava recebendo e enviando os sinais.
Um abraço.

Silvio Freire disse...

Gostaria de saber se posso controlar os monitores de palco atraves do roteador substituíndo a mesa de palco?

Silvio Freire disse...

posso usar um roteador na mesa m-400 para controlar os monitores de palco substituindo a mesa de palco?

Titio disse...

Olá Silvio. Temos que ter pelo menos uma mesa e de preferência ao lado do palco. Nesta mesa são feitas todas a conexões para o PA e monitor.
Antes de eu conhecer este equipamento da COMTAC, não tinha como fazer o controle de mesas USB por um roteador sem fio.
Tem ainda as opções de Felipe e Lázzaro, mas este eu não tenho nenhum (nem procurei) comentário que funciona. Com o COMTAC eu sei que funciona, pois o teste que encontrei na internet foi exatamente com a mesa da Roland.
Com a mesa ao lado do palco você pode ir lá para frente e controlar esta mesa via wireless.
O ponto negativo é: Perder o sinal wireless durante o show!
Já passei por isso algumas vezes e o que me salvou foi que eu tinha um colega operando o monitor lá no palco. Nestes casos eu avisava ao colega que eu tinha perdido o sinal e que era para ele assumir o som do PA também até eu conseguir me conectar novamente.
Por isso acho arriscado operar a mesa lá da frente via wireless sem ter ninguém no palco para assumir o controle no caso do desaparecimento do sinal.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá,meu nome é Vanderlei Sperandio, sou da cidade de Ubá(MG, terra de Ary Barroso, recentemente adquiri uma 01v96vcm, ligo ela direto no cabo usb. Lendo seu texto gostaria de saber qual roteador com USB, funcionaria perfeitamente nela.
OBRIGADO!!!
Vandinho.

Titio disse...

Olá Vandinho.
Num fórum que participo na internet, um colega indica dois roteadores da D-Link para fazer este trabalho com mesas digitais. Um já não é mais fabricado que é este DIR-635 N 650 < http://www.dlink.com/products/?pid=487 >.
O outro seria este DGL-4500 < http://www.dlink.com/products/?pid=643 >.
O problema é que ninguém fala que está usando um destes aparelhos acima confirmando que funciona perfeitamente. Você teria que testar. O que pude notar neste fórum é que todos estão usando na estrada um adaptador feito este da COMTAC que falei aqui no Blog e que eu comprei, testei e funciona. Não usei ele ainda na prática em um show, mas sei que funciona (USO WINDOWS). E também não posso afirmar para você que este meu COMTAC funciona perfeitamente, porque já tive alguns probleminhas para fazer a conexão aqui em casa numa explicação para um amigo meu que trouxe uma 01V96. Consegui conectar e operar a 01V96 via wireless, mas não posso deixar de comentar que tive problemas na hora.
Quando eu usar para valer num evento este meu equipamento, eu falo alguma coisa no Blog.
Espero ter ajudado.

Unknown disse...

Boa noite gostaria de saber qual programa eu instalo no Not ou no Ipad para controlar uma mesa digital da yamaha promix 01 com 16 canais,
é uma mesa antiga mais custo beneficio, vale a pena conprar mas não acho em lugar nem um o programa para contralar essa mesa ou algo semelhante se puder me ajudar ....
Allanopaiva@oi.com.br

Titio disse...

Olá Allan
A Promix não pode ser controlada por laptop ou iPad.
A menor mesa da Yamaha que aceita ser contralada por laptop é a 01V96 (96, viu?).
No iPad, só podemos controlar a LS9, a M7CL e as novas da série CL.
Um abraço.
Titio.

Unknown disse...

Amigo não consigo acessar a 96i, com o contac, estou usando win8 x64, enxergo mas as portas mid nao estao disponiveis

Titio disse...

Olá Dave.
Primeira pergunta: Você consegue conectar a mesa ao seu laptop via cabos USB?
Como falei no meu texto, primeiro faça isso para ver se a conexão funciona.
Veja se o Studio Manager, os editores, o firmware da mesa e o USB driver da Yamaha estão atualizados, pois existe até uma tabela na Yamaha mostrando a compatibilidade entre os softwares. Dependendo da versão do Studio Manager que você está usando e da versão do editor e do firmware da mesa, a conexão não funciona.
Muito chato isso.
Só depois de conseguir fazer a conexão entre a mesa e o laptop via cabo USB siga para tentar a conexão via wireless.
Relendo meu texto, vi que coloquei um link onde David Fernandes explica como fazer a conexão usando o COMTAC, mas o link não está funcionando.
Procurei novamente a explicação dele e consegui outro link.
Veja se consegue ver aqui as fotos e explicação.
Como falei, segui este caminho do David e deu tudo certo (ou quase, veja os problemas que relatei no texto do meu Blog).
No final, consegui a conexão, mas até hoje não usei pra valer o recurso, pois quase nunca trabalho com a 01V.

http://www.somaovivo.org/forum/viewtopic.php?f=4&t=9246&start=315

Vou tentar evitar colocar links para explicar algo, pois corro o risco do link falhar.
Lembrando alguns detalhes:
- O cabo de rede não é o cross, é o normal.
O cabo cross é usado na conexão direta entre as mesas da Yamaha (LS9 e M7CL) e o laptop.
Usando o roteador, o cabo tem que ser o normal.
- A entrada no roteador é uma das quatro portas (1, 2, 3 ou 4) e não na porta WAN (veja na foto do David).
Veja se consegue aí e venha aqui dizer o que aconteceu.
Um abraço.

Titio disse...

Olá pessoal.
Fiquei sabendo hoje que existe um aplicativo para iPad para controlar a 01V96. Não é produzido pela a Yamaha e se chama 01V96 Remote.
É só procurar na App Store. Custa (dólares) 18,99.
Vou pegar mais informações sobre isso para comentar aqui.
Um abraço a todos.

Titio disse...

Falei aqui com o colega que comprou o aplicativo (e se arrependeu!).
Na realidade o aplicativo controla outro programa instalado no laptop que está conectado à mesa via USB.
Ele ainda explicou que o que é mexido no iPad modifica na mesa, mas o contrário não! Ou seja, você faz ajustes na mesa mas estes ajustes não vão para o iPad!
Ele só está usando para ajustar volumes com o iPad, por isso se arrependeu da compra.
Um abraço a todos.

Titio disse...

Olá pessoal.
O colega conseguiu resolver o problema do sincronismo entre a mesa e o iPad.
Fica aqui a dica para quem quiser usar a ferramenta.
Só lembrando que precisa de um laptop ligado à mesa via USB.
Vou falar sobre este aplicativo num texto aqui no Blog.
Um abraço.

Unknown disse...

Olá Titio, muito legal seu blog, parabéns por ajudar tanta gente.

Eu gostaria de saber se pode me ajudar. Não somos tão experientes com mesa digital, mas acredito que o que precisamos é algo fácil pra vc.

Temos uma mesa 01v96i. Nosso problema é com os monitores de retorno em ambientes relativamente pequenos. Nós queremos usar retorno in ear. Eu tenho pesquisado na internet e vi que da pra ter uma mesa individual para cada musico, assim ele regula como quiser e não depende mais do operador da mesa. Além disso, vi tbm que dá pra usar o app da apple que se chama qMix-AL pra fazer o papel desta mesa individual. O caminho para conectar ou a mesa individual ou o app na 01v96i seria um roteador wireless usb? Sabe dizer se preciso de mais alguma coisa? Obrigado desde já

Titio disse...

Olá Johnny.
Eu nunca usei estes sistemas de monitores individuais, onde o próprio músico faz sua mix.
Sei que existe, mas nunca usei.
Fui dar uma olhada neste QMix que você falou e pude ver no site que ele foi feito para ser usado exclusivamente com as mesas digitais da PreSonus (série StudioLive).
http://www.presonus.com/products/StudioLive-AI-Series
Como tem explicando no texto:
"If you have a StudioLive AI-series mixer, those problems are over".
Não serviria para ser usado com a sua 01V.
Me falaram muito bem da X32 da Behringer, onde você pode fazer isso que você quer, pois ela já vem pronta para se usar iPhones individuais para os músicos fazerem suas mixs. Não seria barato comprar os iPhones, né? Mas ela faz isso que você quer
Inclusive, já existe a X32 RACK, onde nem tem mais a superfície de controle.
http://www.behringer.com/EN/Products/X32-RACK.aspx
Usa-se um iPad para controlar, e era só comprar os iPhones ou iPads para os monitores.
Não conheço um sistema para fazer isso que você quer usando a 01V96.
Se eu souber de algo, te aviso, e se você souber também, me avise, ok?
Um abraço.

Titio disse...

Oi Johnny.
Conversando com um amigo sobre sua pergunta, ele me falou sobre o myMix.
http://www.mymixaudio.com/band.html
Pode ser uma solução.
Um abraço.
Titio.