Olá pessoal.
Vou dar sentido ao meu texto anterior onde
falei que “O mundo muda. Ainda bem”.
Resolvi um problema aqui e gostaria de passar
adiante como foi que eu fiz.
Recentemente comprei um novo roteador. Usava
um D-Link e agora estou com um TP-Link.
E fui fazer uns testes na empresa Bizasom há
um mês para ver se estava tudo certinho com este novo roteador. Já achei ele
mais complicado para configurar, por isso fui na Bizasom verificar se estava
tudo certo.
Colocaram no dia uma LS9 para os testes.
Não consegui de jeito nenhum fazer a conexão
via wireless.
Com o cabo direto da mesa ao laptop eu
conseguia a conexão, mas quando passava para o roteador dava erro.
Minha primeira dedução foi que o defeito
estava no meu novo roteador.
Passei um tempinho sem poder fazer novos
testes, mas nesta semana resolvi dar um ponto final neste problema.
Depois de configurar o roteador com amigos que
entendem bem mais do que eu da parte de IP, internet, roteadores, etc, segui
ontem para a Bizasom mais uma vez para os testes.
Conseguia
me conectar normalmente na internet usando o roteador novo, e isso para mim já
era um indício que estava tudo bem com ele.
Peguei novamente a LS9 no galpão da Bizasom e
comecei novamente os testes.
Desespero total! Nada da conexão via wireless funcionar!
Coloquei o cabo direto da mesa para o laptop,
e consegui normalmente a conexão.
O problema estava na conexão via wireless.
Conferi todas as versões dos editores, do
Studio Manager, e acabei até atualizando o firmware da LS9 da empresa... E nada
da conexão via wireless funcionar. Sempre aparecia o velho aviso de Output Port
Are Unavailable, ou coisa parecida.
Ítalo
(Bizasom) tentou fazer a conexão usando o Mac dele e também não teve êxito.Já estávamos (eu e meu amigo iluminador Roberto Riegert) quase desistindo de tudo, quando vimos um “avisozinho safadinho pequenininho” no site da Yamaha que no meu inglês chulo consegui entender que falava sobre cuidados para a conexão com a LS9 via LAN.
Clicamos no link e baixamos o documento PDF.
![]() |
Vejam o tamanho do aviso! (Clique na foto para ampliar) |
Não tenho a menor ideia do que é DHCP, mas
entendi que os Japoneses estavam me pedindo para eu colocar o IP fixo aqui
também no wireless como faço normalmente com a conexão via cabo, uma vez que o
console LS9 não suportava o tal do DHCP.
Achei muito pequeno o aviso no site da Yamaha
para um problema grave.
Nunca precisei colocar nenhum endereço de IP
nas configurações de rede sem fio quando me conectava com as mesas LS9 e M7CL
via wireless.
Sempre ficava marcado: Obter um endereço IP
automaticamente.
E
nunca imaginei que tinham mudado.![]() |
Documento explicativo. (Clique na foto para ampliar) |
Fiz o que eles pediam no documento e tudo
funcionou uma maravilha.
Para minha surpresa, a mesma coisa aconteceu
quando testei o wireless com a M7CL V3.
Também foi preciso colocar o IP nas
cofigurações de rede sem fio igual ao IP da mesa, MUDANDO O ÚLTIMO NÚMERO.
Exatamente como fazemos para fazer a conexão
via cabo de rede.
Não sei se isso só acontece quando usamos as versões
mais atuais dos editores, Studio Manager e firmwares das mesas. Mas foram
nestas condições que fiz os testes. Usei as versões mais atuais dos editores,
do Studio Manager e as mesas com os firmwares atualizados.
Quem passar por situação parecida, já sabe
qual caminho seguir para tentar solucionar o problema.
O mundo realmente muda, não é?
Um abraço a todos.
9 comentários:
Olá pessoal.
Um colega meu do Gigplace que entende muito deste lance de IP e das mesas da Yamaha falou que nada mudou na forma de se fazer esta conexão via wireless. Disse que muito provavelmente seria alguma coisa nas cofigurações do meu roteador.
Caso alguém passe pelo que passei, tente fazer o que eu fiz para ver se resolve o problema na conexão wireless.
Um abraço.
Na verdade o que acontece é que o seu roteador novo (TPLINK) vem configurado com um tipo de endereçamento em uma rede diferente das consoles.
Normalmente as Yamahas vêm configuradas trabalhando no que a gente chama de rede "10" (endereços 10.0.0.1 até 10.0.0.254 ou 10.1.1.1 até 10.1.1.254) já o TPLINK vem na rede "192" (192.168.0.1 a 192.168.0.254 ou 192.168.1.1 a 192.168.1.254) por este motivo se os dois equipamentos estiverem com as configurações de fábrica o seu notebook que está com o ip da rede do roteador (atribuido pelo DHCP automaticamente) não "enxerga" a mesa.
Para resolver temos 3 opções bem parecidas com o caso da cabrita e do repolho.rsrsrsrsrsrs
1- Alterar o ip da mesa no setup da mesma colocando um ip da rede 192 (192.168.1.10 por exemplo) não mexendo no roteador e deixando o note em ip automático.
2- Alterar a rede que o seu roteador trabalha (nas configurações da LAN, mudando o ip de 192.168.1.1 para 10.1.1.1) desta forma também pode deixar seu ip automático).
3- Fazendo o que você fez alterando o ip do notebook manualmente para ficar na mesma rede da mesa e "ignorando o roteador".
Sei que é meio confuso (rede é coisa pra louco) mas espero ter ajudado.
Um abraço e parabéns pelo blog!
Oi Barbosa.
Muito obrigado pela aula sobre rede. Vai ajudar muita gente aqui, tenho certeza.
A única rede que eu tenho afinidade é a que está na varanda do meu apartamento e que sempre me deito nela.
Vou aproveitar e tentar tirar mais umas dúvidas com você, ok?
Realmente o endereço do meu TP-Link é 192.168.1.1 mas as mesas da Yamaha que usei nos testes tinham como endereço de IP rede "192" também. Acho que era 192.168.0.128
Não lembro de ter visto até hoje estes endereços de rede "10" nas mesas da yamaha. Sempre vi IP rede "192".
Não sabia que podíamos mudar o endereço da mesa ao nosso gosto. Sempre tive receio de fazer isso, mesmo vendo que a mesa permite. Das 3 opções que você deu para solucionar o problema, a 2 eu acho que não vou fazer nunca, pois tenho pavor de mexer naquelas configurações internas e piorar o problema. Vou marcar uma nova sessão de testes na Bizasom para testar sua opção 1, mudando o endereço da mesa e deixando IP automático no laptop.
Mais uma vez, obrigado pelas explicações e obrigado por participar e por adicionar conteúdo ao Blog.
Um abraço.
Olá novamente;
Primeiramente é uma grande satisfação acrescentar algum conteúdo a este blog que admiro e leio quase que diariamente.
Respondendo a sua dúvida, no caso de o ip da mesa estar em 192.168.0.128 a alteração seria mais simples, apenas alteraria para 192.168.1.128 que já funcionaria normalmente estando o notebook com ip automático. Um abração, parabéns pelo blog!
Oi Barbosa.
Obrigado mais uma vez pela "dica". Vou fazer uns trabalhos com a Bizasom no final deste mês e começo do outro, e vão as duas mesas (LS9 e M7CL). Vou fazer todos os testes possíveis sobre este assunto.
Muito legal saber que tem gente gostando deste Blog, não me canso de dizer isso.
Continue participando.
Um abraço.
Olá pessoal, oi Barbosa.
Não fiz todos os testes que queria. Fui mudar o IP da mesa de 192.168.0.128 para 192.168.1.128 e a mesa não deixou fazer esta mudança. Como não tinha muito tempo sobrando, ajustei o IP da conexão sem fio manualmente como eu estava fazendo antes.
Estou viajando hoje para mais um evento com a Bizasom e vou tentar fazer os testes novamente.
Um abraço.
Olá pessoal ! ano passado eu fiz como estava ai em cima e consegui conectar a minha mesa, mas de um tempo alias de abril para cá , não consigo mas conectar em alterando o os ips da mesa do not e tambem do roteador alguem pode me ajudar já fiz de tudo e não consigo mais ! quem poder me ajudar agradeço !
Oi Frederico.
Faz muito tempo que não uso meu laptop via roteador sem fio com as mesas da Yamaha.
Vou até ver se faço uns testes com meu novo laptop para ver se está tudo ok.
O que posso te adiantar agora é lembrar que para conectar a mesa via cabo de rede ao laptop usa-se o cabo CROSS (pinagem cruzada) e para usar a mesa no roteador usa-se o cabo de rede NORMAL.
Conferiu isso?
Tente primeiro conectar o laptop à mesa, e só depois tente usar o roteador.
Confira também as versões dos programas da Yamaha (Studio Manager, editor, DME Network, etc), para ter certeza de usar todas as versões atualizadas.
Usar versões antigas com versões atuais normalmente causa conflitos.
Um abraço.
Olá Frederico.
Aproveitei sua dúvida aqui e fui na Bizasom fazer uns testes para ver se estava tudo certo com meu novo laptop, um Dell.
Lembrando que uso Windows, ok?
Não posso falar nada sobre Mac.
Fiz os testes e deu tudo certo, tanto conectando o laptop direto na mesa (LS9), como conectando a mesa ao roteador e laptop via wireless.
Usei o cabo CROSS na conexão mesa>laptop e o cabo NORMAL na conexão mesa>roteador>laptop.
Aqui no Blog tem a explicação de como fazer esta conexão. É só juntar o texto de lá com este novo texto aqui.
Não posso falar também sobre as configurações do roteador, pois configurei o meu apenas uma vez e o uso sempre nas minhas conexões.
Nem lembro mais como se faz.
Tentei fazer a conexão deixando o IP automático nas preferências da conexão sem fio no laptop, mas realmente não funciona. Tem que fazer mesmo como está no meu texto do Blog, ou seja, colocando o IP manualmente, igual ao da mesa, mudando o final.
Um abraço.
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