terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Dica para meus queridos produtores - Como posicionar o DJ nos eventos.

 
Olá pessoal.
Antes de falar de qualquer trabalho que fiz depois do show da Del Rey no Clube Atlântico, apareceu um tema muito importante para eu comentar no Blog.
E até comentei sobre esse tema na postagem anterior, que é o DJ no palco enquanto a gente tenta religar e checar nossas coisas depois do show da banda anterior.
Pois bem...
Estava eu no sábado lá no Trapiche Barnabé em Salvador (BA), aguardando minha hora para começar os trabalhos de soundcheck com a banda Academia da Berlinda.
Enquanto uma banda passava o som, fiquei caminhando pelo local, admirando e pensando...
Por que em Recife não tinha um espaço como esse para eventos de médio porte?
E uma coisa me chamou a atenção.
Uma estrutura feita de andaimes ao lado do palco com dois tonéis de metal amarelo.
Do outro lado também tinha essa estrutura de andaimes, mas sem os tonéis.
Logo pensei que poderia ser que estivessem cheios de água, para "estaiar" a estrutura.
Para quem ainda não conhece o termo ESTAIAR, vou dar uma breve explicação.

É normal e de suma importância, fixar as estruturas de um evento ao ar livre, como o palco ou as torres com as caixas de som, usando cabos de aço presos ao solo por grandes estacas de metal.
Quando não se pode furar o chão para fixar essas estacas para prender os cabos, o pessoal usa pesos de concreto ou grandes reservatórios cheios de água, que são colocados nas bases das estruturas.
Esse procedimento é feito para prevenir que as estruturas desmoronem com um vento forte.
E foi isso que eu pensei que poderia ser aquele dois tonéis amarelos na estrutura ao lado do palco.
Mas quando olhei para o outro lado, não existia essa estrutura com tonéis.
Era só de um lado.
Oxe.
Achei estranho mas não me preocupei com isso.
Passei o som da Academia da Berlinda e fui para o hotel.
Quando voltei à noite, me deparei com a surpresa.
Os dois tonéis eram as bases da mesa do DJ!!!!!
Massa!!!!!
A estrutura extra montada era para colocar o DJ!!!
Com iluminação e sistema de monitor independente!!!!!!!
Lembrei na hora do meu caso no Clube Atlântico, e de tantos outros eventos ou festivais que participei em Recife, como o Fam Festival ou o Wehoo Festival, onde colocaram o DJ dentro do palco.
Fica aqui então a dica do Trapiche Barnabé para as produções que ainda insistem em colocar o DJ dentro do palco durante a troca das bandas em eventos com vários shows!
DJ tocando enquanto o pessoal arruma o palco para a próxima banda.
Todos vão ficar felizes!!!!
Não acham?
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: