quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Downtown Aldeia Festival - Pulando de mesa em mesa.

Olá pessoal.
Comecei esse texto no mês passado, mas vou tentar finalizar essa semana.
Hoje é segunda-feira, dia 04 de dezembro.
Esse fim de semana trabalhei no Natal Para Sempre, e no anterior eu estava no Papo de Música.
Acredito que vou falar também desses dois trabalhos anteriores.
Muito bom sair um pouco da rota dos shows de música, abrir mais o leque dos trabalhos de operador de áudio, principalmente porque na maioria dos trabalhos fora dos shows, os cachês até são melhores, e recebo num prazo bem menor.
Para terem uma ideia, já recebi os cachês do Papo de Música e do Natal Para Sempre.
Mas vamos para o Downtown Aldeia Festival, que aconteceu no dia 18 de novembro, um sábado.
Mas já na quinta-feira eu estava lá com Gera, acompanhando o alinhamento do sistema.
Já recebi também por esse trabalho, porque é um evento privado, não tem prefeitura ou governo no meio!!!!
Graças ao bom deus de vocês.
Ainda estou aguardando dois cachês, um de junho (Caruaru) e outro de Taquaritinga do Norte, que aconteceu em julho. Mas esse último recebo essa semana, já emiti a NF para a produtora da banda que tocou no evento da cidade.
Mas vejam o tempo que aguardamos para receber quando é a prefeitura ou o governo quem contrata o artista!!! (Nada de risos!)
Problema "muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito antigoooooooo"!!! Que ninguém resolve!
À princípio, nesse Downtown Festival fui contratado para ficar no PA, para operar o som das bandas locais, caso a banda não tivesse técnico.
Ainda existe chance de algumas bandas levarem o técnico para fazer o PA, mas para o monitor essa probabilidade é quase zero!!
Achei estranho o convite, mas aceitei.

O problema era que seriam duas mesas de som, e falei que não era muito viável eu operar o som dos dois palcos porque seria complicado passar o som das bandas, principalmente porque são inputs diferentes, mesas diferentes.
E na hora que eu estivesse operando o som do show, a outra banda estaria no outro palco ligando e checando tudo.
Eram dois palcos, com duas mesas de monitor e duas mesas de PA.
Mas achei estranho também mixar o som de apenas um palco.
Estava tudo certo para ser assim, mas durante o alinhamento na quinta-feira com Gera, já fui vendo um jeito para eu conseguir mixar os dois palcos.
Com o alinhamento do meu amigo, já fica bem mais fácil fazer o trabalho.
Eu quis acompanhar o trabalho dele para ver como seriam as ligações do sistema, e também para tentar aprender alguma coisa dessa função, que tem um importância absurda no resultado final.
Uma simples troca de "preset" de caixas pode esculhambar tudo, né Gera??? (Risos)
Foi nesse dia do alinhamento que fui falar com Sávio, diretor técnico do evento.
E falei que teria um jeito simples de resolver o problema de operar o som dos dois palcos, principalmente porque as duas mesas do PA eram iguais!
Duas Venue Mix Rack da Avid.
Ahhh! Foi o segundo evento do Line Array da empresa Luminário.
Um VTX A12 da JBL.
Vinte e quatro caixas distribuídas em 3 lines (L-R-L).
Ou seja, 8 caixas para cada Line.
Gosto dessa montagem, que tive o primeiro contato quando fazia o SESI Bonecos com meu "Menudo" Ítalo da Bizasom.
O estéreo está presente nos dois palcos.
A única coisa ruim que acho é ficar na frente do PA central, onde não dá para sentir bem o estéreo e tudo fica bem mais alto em relação a quem está vendo o show na frente dos dois palcos.
Mas paciência... Não dava pra ter uma "house mix" no centro de cada palco.
Como sabíamos que dificilmente iria aparecer banda local com técnicos de PA e monitor, resolvemos fazer um input único para todas as bandas locais.
Bateria, baixo, duas guitarras, teclado, sampler, computador (VS), vocais e voz principal.
Todos esses instrumentos seriam ligados nos mesmos canais nos dois palcos!
Montamos esse input único depois de olhar o rider das bandas locais.
E caso aparecesse algum instrumento novo que não estava no rider, a gente colocava lá no final, ou em algum canal que não foi usado pela banda anterior.
Deu mais que certo a ideia!!!!
Depois que passei a primeira banda no palco 1, coloquei a cena dessa banda no pendrive e levei para a mesa do palco 2. Deixei ela lá.
O segundo soundcheck seria ainda no palco 1.
Usei a cena da primeira banda para começar, onde quase nada era diferente.
Ou seja...
Era só levantar o fader novamente, pois seriam outros músicos, com outros instrumentos.
A "pegada" de cada músico variava, mas eu já estava com tudo pré ajustado.
Baixava todos os faders, ajustava o ganho para aquele músico com seu instrumento e ia levantando o fader...
Numa escala, tudo já chegava 70% bem, ou até mais!
Em vez de ter que ajustar canal por canal do zero para cada banda, fiquei ajustando 30% ou bem menos em todos os canais de todas as bandas que operei o som.
Só UMA banda trouxe o técnico de PA.
Técnico de monitor, como eu já esperava, nenhuma levou.

Dois sinais eu tinha que colocar nas duas mesas.
O microfone do apresentador, e o áudio do vídeo.
Meus dois cabos Z resolveram o problema, e eu "splitei" (dividi) o sinal do microfone que vinha do palco e o sinal de áudio do vídeo que estava na house mix para as duas mesas de PA.
Vi esse cabo Z com meu amigo Vini, e depois da explicação dele, vi que era uma ferramenta muito legal para ter em mãos.

Numa explicação rápida, esse cabo pode fazer a função de 2 cabos mais 2 adaptadores.
Tanto pode dividir uma entrada para duas saídas ou uma saída para duas entradas.
Só nesse exemplo eu já precisaria ter dois cabos diferentes! 
Já encomendei mais dois cabos Z com Neto.
Ele faz tão bem feito, que coloquei a propaganda dele aqui no Blog.
Sem ele me pagar nada por isso, ok?
Nem desconto eu tenho!!!
Quando é bom, faço questão de divulgar.
Nunca recebo nada para falar bem de algum equipamento, ou som, ou lugar etc.
E nem sempre o que é bom pra mim pode ser bom para outros.
Pois bem...
Dividi os dois sinais (microfone e áudio do vídeo) e enviei para as duas Venue.
Lindo!
Aí foi só ficar pulando de mesa em mesa.
Tanto no soundcheck como na hora dos shows!
U2 by The Hoc's.
Só fiz dois ajustes no alinhamento de Gera...
Durante o primeiro soundcheck, andando pelo local, subi 2dB no front e no subgrave, e coloquei esses ajustes em todas as cenas das bandas que operei o som.
Falei sobre esses ajustes para Rafael, o único técnico que foi operar o som de uma das bandas do Festival.
Nem lembro se ele colocou os ajustes na cena dele, mas avisei.
Expliquei para os técnicos de Lobão e de Biquini Cavadão (que agora é só Biquini) como estava ligado o sistema, quais as saídas da mesa iam para o PA, front e sub.
Falei logicamente do L-R-L.
E eles fizeram esses ajustes nas cenas de suas bandas.
Nenhum dos dois reclamou do L-R-L.
Muito bom o som dos dois shows!!!
Estava com medo de passar vergonha com as bandas locais, depois que vi o soundcheck de Lobão e Biquini.
Por algumas razões... Talvez uma diferença técnica entre eu e eles (técnicos), e por eles usarem muitos plugins pagos, que só quem sabe o que é um plugin, entende quanta diferença faz.
O som da caixa de Lobão estava um absurdo. Era uma pancada!
Rafael chegou do meu lado e falou no meu ouvido: --- Titio... O medidor de sinal (meter) do canal da caixa quase não se move! (Risos)
Mesmo assim, acho que passei bem com as bandas locais, sem muitos arranhões.
Coldplay by Parachutes. (O pessoal do vídeo "comeu mosca" no nome da banda gringa.)

(Infelizmente, não sei quem filmou o vídeo acima. Se estiver lendo essa postagem, identifique-se!)
Acredito que o som do Festival ficou mais homogêneo com minha decisão de operar todas as bandas, sem tantas diferenças entre os shows.
Mesmo eu pulando de mesa em mesa!!!!
E mesmo sem ser mesa de bar!!!
Se foi homogêneo para melhor ou pior, deixo para quem estava lá falar alguma coisa.
Falando em bar...
O cachê em dinheiro do meu trabalho eu já recebi.
Falta chegar aqui em casa o restante do cachê...
Algumas garrafas de vinho de Portugal.
De vez em quando dou "pistas" da minha filosofia que sempre carrego comigo, onde o dinheiro não está no primeiro tópico para eu decidir alguma coisa!
Muita coisa vem antes do dinheiro, como eu gostar do festival, da banda ou do evento.
E eu acho muito legal esse Downtown Aldeia Festival.
Depois penso no cachê.
Um dia eu quero ir como espectador, como público.
Mas a produção do evento ainda não me deu essa chance!
Vou beber meu vinho daqui a pouco, vendo um joguinho na TV aqui em casa.
Só que vai ser vinho do Chile!
Um abraço a todos.

PS: Lulinha!!!! Mande meus vinhos!!!!

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