segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Show de Silvério Pessoa na ABRASCO – Ponto de vista me torna um profissional chato (para alguns).

Olá pessoal.

Tinha decidido falar de todos os eventos que fiz em novembro em um texto só, mas mudei de idéia, pois vi que em vários destes eventos tinham pontos ou curiosidades que eu poderia comentar. Fiz somente um trabalho em outubro e nem lembro o que foi. Tinha tudo anotado na minha agenda no laptop, mas mudei o sistema operacional e a agenda foi para o espaço!

Estava tudo certinho para este show no Centro de Convenções. A empresa de som contratada foi a PA Áudio dos meus amigos Normando (que faz o monitor de Silvério), Rogério e Mário Jorge.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi a forma diferente de Normando falar comigo pelo telefone quando estávamos combinando sobre o equipamento do evento. Ele fala diferente comigo quando está falando como proprietário da empresa de som e eu como operador do artista, e eu acho muito legal esta diferenciação. Somos amigos, mas naquela hora somos dois profissionais. Tínhamos combinado que a mesa de PA seria uma M7CL, pois já me adiantaria o trabalho porque eu usaria uma cena de algum show anterior feito numa M7CL. O sistema seria um line array da DAS. Tudo perfeito. Depois de alguns dias, ele me ligou novamente e me perguntou no mesmo tom da conversa anterior “se eu me importaria” se ele ao invés de colocar a M7CL, colocasse a nova mesa digital da Digidesign, porque ele teve que enviar a M7CL para outro evento. O tom da conversa dele era de proprietário da empresa de som e não o tom do meu amigo de longas datas e parceiro de vinhos em Serrambi. Disse pra ele que não haveria problema, mesmo tendo um pouco mais de trabalho porque iria começar do zero nesta mesa da Digidesign. Aproveitei e fiz em casa uma cena do show no meu laptop para esta nova mesa. Não iria começar tanto do zero assim! Tudo combinado.

Mais uma vez ele me liga, usando o mesmo tom de proprietário da empresa, para me avisar que estava tendo um problema. A produção do evento estava querendo colocar a mesa de PA na lateral do palco. E um dos produtores estava querendo falar comigo sobre o assunto. Falei que nem precisava falar com este produtor, pois só fazia este show de Silvério Pessoa com a mesa na frente. Não precisava ser no centro na frente, mas teria que ser na frente de pelo menos um dos lados do PA. Com a mesa na lateral, o artista teria que contratar outro operador. Já tenho esta posição firmada faz um tempinho. Acho uma total falta de respeito com o artista e principalmente com o profissional que está operando o som deste artista. Seria a mesma coisa de colocar o iluminador atrás do palco para fazer o trabalho sem ver o que está fazendo. Ele faz? Lógico que faz. Principalmente se for experiente. Mas não fica a mesma coisa, podem ter certeza.

Acima, o laptop do iluminador Roberto Riegert rodando o programa Arkaos para disparar as projeções.

Depois de uns dias, fiquei sabendo que o produtor que queria falar comigo era meu colega, mas isso não mudaria minha atitude. E Normando sabia disso. O produtor também.

Quer dizer que eu não opero mais o som do PA com a mesa na lateral do palco? Claro que opero. Mesmo não concordando muito com as explicações, eu opero o som de shows menos complexos, mais despojados, como o show da banda Sir Rossi, que o próprio Silvério Pessoa participa. Agora... Um show grande, complexo, com um nível de responsabilidade grande, não tem jeito. Não faço. Pode chamar outro profissional para fazer o serviço. Não sou tão experiente assim para mixar um show ouvindo pelo fone e ficar legal lá na frente.

Não acho justo também uma casa de shows, um bar ou qualquer outro lugar ou evento em que o carro chefe é o show (a música ao vivo) não investir em equipamentos ou usar métodos normais (como a mesa de PA na frente) para ajudar no resultado final da coisa. Não quer se preocupar com isso? Coloca então só som mecânico! Não precisa de microfones, caixas de retorno, mesa de som, instrumentos musicais, processadores de efeitos, amplificadores de guitarra e baixo, etc, etc... Não precisa de nada disso! Não precisa nem de profissionais capacitados para fazer a coisa. Pede para o gerente da casa dar um play quando ele chegar no programinha que toca música no laptop que tá tudo certo.

Já teve outro show de Silvério Pessoa um tempo atrás em que tive problemas com este meu ponto de vista. Foi na Cachaçaria Carvalheira. Este foi mais complicado porque a banda Sir Rossi já tinha se apresentado neste local e era eu que estava operando. Quando contrataram o show de carnaval de Silvério Pessoa (com metais e tudo mais) para o mesmo local, falei que além de colocar a mesa na frente, teriam que mudar o sistema de som! Pense numa confusão. O proprietário do som do local era meu amigo.

Vê em que situação eu me meti!

Mas ele agiu como Normando. Como empresário e não como meu amigo. Mostrei pra ele que não seria legal fazer um show daquele tamanho com aquele equipamento e ele concordou. Que o show de Sir Rossi era completamente diferente do show principal de Silvério Pessoa. Meu maior problema não foi nem com este meu amigo. Resolvemos rápido. O grande problema foi com a gerência da casa que não admitia a mesa de som na frente em hipótese nenhuma! Então falei para Silvério Pessoa que para eu fazer aquele show ele teria que me fazer um pedido COMO AMIGO, porque pelo meu lado profissional eu não faria. Ele falou para eu ser o profissional e agir como tal, e eu falei que poderiam cancelar o show dele por causa disso. Ele falou que tudo bem, arcava com as conseqüências. Então comuniquei que só haveria show com estas condições. E o show aconteceu.

Recentemente me deparei mais uma vez com este problema, e mais uma vez com um show de Silvério Pessoa. Show de réveillon no Country Club, um dos mais famosos daqui de Recife. E eu já sabia que lá eles não colocam a mesa de som na frente, principalmente porque são armadas muitas mesas para os convidados. Fui para a reunião com o presidente do clube certo que EU não iria trabalhar naquele evento porque eu não abriria mão também do posicionamento da minha mesa. Falo EU, porque Silvério Pessoa é uma coisa e eu sou outra.

Não respondo pelo show do artista, se ele vai fazer ou não o show. Respondo pela parte técnica que eu vou usar no show do artista. A minha parte é concordar ou não em trabalhar com aquele equipamento em determinado show. Sou um free-lancer. Sou um contratado, como um pintor que você chama para pintar sua casa. Ele aceita ou não fazer o serviço, dependendo de vários fatores. Pelo menos vejo assim a coisa.

Este meu ponto de vista está me transformando num profissional chato para algumas pessoas que estão do outro lado de um show, como os contratantes e donos de empresas de som. A grande maioria dos operadores não está muito preocupada com o equipamento ou com as condições no local de trabalho. Quanto é o cachê e quando recebo? Esta é a maior preocupação. Eles podem até estarem certos e eu não. Quem sabe? Gostaria até de pensar feito a maioria, pois tudo fica mais simples.

Na reunião, depois de tudo combinado, entrei no assunto do posicionamento da mesa de som na frente. Expliquei que era uma posição minha e não do artista. Que se não fosse possível colocar a mesa pelo menos na frente de um dos lados do PA, eu não seria o operador do show. Comunicaria ao artista que eu não faria o trabalho e indicaria algum colega meu para fazer o serviço. O presidente me pediu para explicar o porquê da minha atitude e eu expliquei. Ele compreendeu minha explicação e simpaticamente atendeu o meu pedido. Conseguimos um local na frente de um dos lados do PA porque no centro era quase impossível.

Eu já era considerado um cara chato normalmente por sempre dizer o que acho e nunca esconder minha insatisfação com alguma coisa ou alguma pessoa. Agora acabou o restinho de simpatia!

Este meu lado sincero aflorou no segundo show que fiz com A Trombonada no congresso no Centro de Convenções. Um operador colega meu que faria o primeiro show da noite, reclamou do posicionamento da mesa que não estava exatamente no centro, e eu não aguentei. Falei: --- Reclama agora não, que esta mesa só está aqui na frente porque eu reclamei ANTES! Era pra você está fazendo seu show com a mesa ali na lateral do palco! Tenho quase certeza absoluta que ele nem sabia qual era o som que estava lá!

Um abraço a todos.

OBS: Escrevi todo o texto sem tomar uma gota de vinho! Viram que não sou viciado??!!

11 comentários:

Neil Reis disse...

Realmente precisamos ser taxados como chatos para mostrar que somos profissionais e fazermos jus ao nosso suado cachê. Trabalhamos pelo dinheiro, mas antes disso temos que ter dignidade e respeito próprio. Cabe aos artistas, contratantes e produtores entenderem a nossa responsabilidade perante ao evento.
Espero um dia trabalharmos juntos, vai ser uma "chatice só" kkkkkk
Grande abraço grande figura!!!

Janja disse...

Titio cabra bom!

Olhe, saiba você que BEM antes de tu ser chato, eu já era MUITO chato.
Sei quanto é difícil ser "honesto" consigo mesmo e não topar fazer o trabalho pelo dinheiro, hoje eu só trabalho em estúdio já não tenho saco/idade para sair numa turnê de um ou dois meses. Sou chato também em estúdio, hoje eu trabalho num estúdio porque o pessoal queria uma cara "chato", chato no sentido correto, você sabe qual.
Abraço cabra.
P.S.: Também não tomei uma gota....

leo tecnico disse...

Cara o eu tinha esse mesmo problema numa casa aki em palmas-to.La é apenas uma mesa em cima do palco pra fazer side,monitor e P.A,imaginem como ficava o som. os donos de casas de show não sabem a responsabilidade de um operador de audio eles pensam que e apenas mas uma passagem mas uma diaria de almoço.Se o som ficar ruim quem vai se queimar e o operado de audio.temos mesmo que lutar por nossa apiniões e pelo modo certo e diguino de trambalho.

Um grande abraço TITIO. te adimiro muito como profissional!!!!

Anônimo disse...

DAAAA-LHEEEE TIO!
É ISSO MESMO.CONCORDO EM NUMERO E GRAU!
TU AINDA É BONZINHO QUE PEDE PARA A MESA ESTAR PELO MENOS DE UM DOS LADOS DO PA...
EU BRIGO(EXIJO)ATÉ O FIM PARA QUE ELA ESTEJA NO "CENTRO"!!! POIS CONTRATANTES,PRODUTORES E EMPRESARIOS SÓ SABEM GANHAR DINHEIRO. QUEM SABE E RESPONDE PELA TECNICA SOMOS NÓS!!!
MAS.. PARA EVITAR QUE A COMFUSÃO SEJA MAIOR,EU SEMPRE ME COMUNICO COM O RESPONSAVEL DO SOM OU CONTRATANTE(ANTES),SOBRE AS CONDIÇÕES LOCAIS. E AI.. EDUCADAMENTE,COM UMA BOA CONVERSA(as vezes se fazendo de morto,só pra comer o cú do coveiro..kkkk)A GENTE CHEGA ONDE EU QUERO. ONDE EU QUERO! é esse mesmo o termo!
POIS UM CONTRATANTE,QUE CONTRATA MEU ARTISTA COM MESES DE ANTECEDENCIA,TEM TEMPO SUFICIENTE PARA ATENDER O QUE É NESCESSARIO,E SABE QUE TERÁ QUE OBEDECER O "RIDER TECNICO" E DAR TODAS AS CONDIÇOES,PARA QUE O ESPETACULO SE REALIZE PERFEITAMENTE,TECNICA E MUSICALMENTE.PORRA! O CARA PAGA CARO,CACHE,PASSAGENS,ESTADIAS PRA QUE? PARA TER UM PUTA SHOW QUE LHE DARÁ LUCRO. E SHOW É SINONIMO DO QUE?? SOM! SOM! SOM É CLARO! ENTÃO MEU VELHO VAI TER QUE SER COMO DEVE SER!!!!
É POR ISSO TAMBEM,QUE A ANOS NÃO FAÇO MAIS SOM EM TRIOS ELETRICOS.(cansei de ouvir o som pelos pés!rs)E POR TRADIÇÃO,SÓ ABRO EXEÇÃO,PRA MINHA MANINHA "NENA QUEIROGA" no carnaval,no galo da madrugada.Que já faço a muitos anos! Por prazer,por Nena,pela festa..pra reviver os carnavais passado(quando cruzavamos os trios na avenida boa viagem-da semana pré até a quarta feira de cinzas-e o pau comia.mas naquele tempo,os trios falavam bem,e havia até disputa pelo melhor som.. O TRIO DA TURMA DO PINGUIM,O TRIO DA COCA-COLA,ASAS DA AMERICA...
Bom.. O blogueiro aqui é vc. Me alonguei demais,parece até que bebi o vinho que tu nao tomaste para escrever este artigo!rsrs

Mas acho que depois ainda comentarei sobre esse assunto que desagua em outros parecidos..
RESUMINDO:MESA DE SOM DE LADO,NA CASA DA MÃE DO CONTRATANTE,ATRÁS DO PA.. É O C...!!

Abs,sucesso!!

LEO DIM

Janja disse...

Leo, concordo com você!
Só uma pergunta: Tu parece que tava pegando "AR", escreveu tudo em caixa alta, foi ar, foi?

Titio disse...

Oi Neil.
Bom te ver por aqui. Quem sabe não nos cruzamos pelos shows e eventos da vida, não é?
Continue participando aqui do Blog.
Janjão, eu sei que você é mais exigente (chato) do que eu. Um dia eu talvez chegue perto da sua competência. Trabalho pra isso, mesmo achando que o limite para um ex-DJ como eu está chegando. Mas não me dou por vencido.
Ah... Acabei tomando meio cálice de vinho, mas foi depois que acabei de escrever o texto.
Já tenho anotado seu celular. Se for para as bandas daí, eu te ligo.
Leo (de Palmas), muito legal saber que tem alguém de tão longe que admira meu trabalho. Fico muito satisfeito de ouvir isso. Muito obrigado.
Calma Leo Dim, olhe o coração... Cabelo você já não tem, e o coração já não é mais tão forte assim (risos). Use sempre este local aqui para deixar sua opiniões, como agora. Quem sabe não conseguimos mudar as coisas na nossa cidade, não é? Obrigado por participar também aqui.
Um abraço a todos.

Fábia Paz disse...

Titio, eu não acho que isso seja "chatisse", todos nós temos exigências quanto profissionais, sabemos das nossas qualidades e temos que nos dá valor,valorizar tb nosso trabalho...
Só nós sabemos como é mais fácil trabalhar, em que condições podemos fazer as coisas da melhor forma.

Titio disse...

Olá Fábia.
O problema é que eu já era considerado uma pessoa chata por alguns por sempre dizer o que acho. A forma direta como eu falo (tou até tentando mudar isso) choca as pessoas e parece ser uma grosseria minha. A maioria das pessoas não está preparada para ouvir verdades cruas. Mas não era nem este ponto de vista que eu estava comentando aqui neste texto. O que eu quis passar foi que o profissional se torna uma pessoa chata (PARA ALGUNS) por causa de um simples pedido de posicionamento de mesa. Muitos acham "frescura" e eu acho simplesmente essencial num show de música ao vivo. Ser profissional, exigente, criterioso é sinônimo de chatice hoje em dia!
Mas ainda acho melhor ser um chato competente do que um simpático sem competência!
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Titio,
Tudo bom né cara? Espero que sim.
Cara duas coisas, primeiro a que na realidade mesmo vc é um cara super chato cara, mais é um chato do bem ta ligado (risos).
Nao sei mais dizem que depois de uma taça de vinho voce é uma amor de pessoa (risos).
Segunda coisa voce colocou ai citaçoes de que tem em seu laptop cenas de alguns shows de mesas como M7CL e da e a mesa tao falada Digdesin.
Enfim para pessoas como eu a 3 anos neste mercado, estudei audio, foi fazer roadie e aparecendo oportunidade de mixar monitor e PA.
Nao tenho tanta experiencia em Mesas de grande porte onde consigo baixar ou comprar essas cenas dessas mesas para em casa estudar apra quando encontra-las na rua?
Obg pelo Blog.
Titio voce é um chato do bem pow.
Até mais!

Fábia Paz disse...

Concordo plenamente com vc quando diz: "acho melhor ser um chato competente do que um simpático sem competência!"... E tem mais, se tu e o povo por ai te acham chato só por "pequenas" exigências que irão te ajudar durante o seu trabalho, imagino que eu estou a ponto de me achar um PORRE porque eu tenho milhões que exigências quando se trata da qualidade e na melhor forma de desenvolver o meu trabalho... Relaxa o coração, todo mundo te acha chato, mas eu não acho!

Titio disse...

Olá Anônimo.
Você tem que ter os programas das mesas para poder abrir estas cenas (sessões). Você tem? Sobre o programa da Yahama e os editores das mesas eu comento num texto antigo aqui no Blog. Dê uma lida nele. O programa da mesa da Digidesign você baixa neste endereço:
http://www.digidesign.com/index.cfm?navid=54&langid=100&itemid=38171&categoryid=36
Baixe os programas e veja como funciona a coisa. Você pode "mexer" em tudo nos programas, e com isso entende mais a mesa.
Não estou mais enviando minhas cenas e sessões para colegas do ramo. Já enviei uma vez, mas não vejo mais sentido.
Obrigado por participar do Blog.
Um abraço.