Muito legal o show, mesmo com um som ruim na
TV.
Mesmo não sendo a minha praia musical, resolvi
esperar para ver o último show do Rock In Rio 2013.
Como não sou muito de ouvir Rock “pesado”, nem
consegui ver os outros shows da noite.
Arrumei meu vinho e fiquei aguardando a hora
do show enquanto passeava pelos outros canais.
Começa o show.
Que danado tá acontecendo com o som? Muito
ruim!
Não estava assim antes.
Como falei na postagem anterior, muitos dos
shows do Rock In Rio foram mixados separadamente para a TV.
Tinha outra mesa de som com outro técnico (ou
da Globo ou do artista) que fazia uma mixagem para a TV.
No meu caso, vi todos os shows no canal Multishow.
Achei estranho o som começar daquele jeito,
pois do mesmo jeito que tem “passada de som” para o áudio do show, tem uma na
mesma hora para o som da TV.
A “coisa” foi ficando menos ruim durante o show,
mas continuava ruim.
Foi quando apareceram os primeiros comentários
no Facebook.
E veio a explicação.
Meu colega Valtinho, técnico de som que estava
na house mix trabalhando para a empresa Gabisom, informou que o som que estava indo
para a TV era o mesmo que estava indo para o som do PA.
Não perguntei o motivo porque uma banda como
Iron Maiden não levou outro técnico para fazer uma mixagem exclusiva para a TV.
Simplesmente pegaram uma cópia do sinal L/R da
mesa e mandaram para a TV.
Valtinho comentou que não estava gostando nem um
pouco do som do show, e isso refletiu no som da TV também.Estranhei este comentário de Valtinho, pois no show que o Iron fez aqui em Recife (e que eu não fui infelizmente) um tempo atrás, todos meus amigos, inclusive os amigos técnicos de som que foram ao show, falaram que o som estava perfeito.
Só acharam o volume baixo.
Mas isso é normal, pois temos uma cultura de
um nível sonoro elevado nos shows aqui no Brasil.
Tudo bem, pensei eu, o técnico do Iron não
está numa noite feliz.
Mas fiquei sabendo que era outro técnico
controlando o som do PA no Rock In Rio.
É meus caros amigos, tem diferença entre os
técnicos gringos também!
Outro detalhe:
O mesmo sinal (L/R da mesa) que foi para o
Multishow foi para a Globo.
E o som da Globo (canal aberto) estava “muito
melhor” do que o som do Multishow (canal de TV por assinatura).
Quando eu falo muito melhor, entenda como
MUITO MENOS RUIM.
A mesma mixagem ruim do PA estava indo para os
dois canais de TV.
Se era a mesma mixagem que estava indo para os
dois canais de TV porque soaram diferentes?
Simplesmente porque depois que o sinal (idêntico)
chega nos estúdios de cada TV, cada um trata o sinal do “seu jeito”, usando
equipamentos diferentes, compressões diferentes, etc.
Não posso falar sobre transmissões diferentes
porque não tenho a menor ideia de como são feitas estas transmissões e não
entendo do assunto, mas sei que o mesmo sinal pode soar muito diferente somente
por passar por diferentes equipamentos controlados por diferentes técnicos.
Acontece a mesma coisa com os comerciais que passam na TV.
É o mesmo comercial, mas soa diferente nos canais.
Depois que fui avisado no Facebook por um
outro colega do ramo e fui conferir a diferença do som no canal aberto, vi todo
o resto do show até o final pela Globo.
Não levantei do sofá aqui também, a não ser para pegar a taça de vinho ou pegar um pedaço de queijo parmesão Faixa Azul derretido no microondas, acompanhado de pimenta biquinho.
Mesmo com um som ruim na TV, o show foi muito
legal.
Um abraço a todos.
4 comentários:
TITIO QUANDO CHEGA UM SINAL DE UMA TRANSMISSÃO AO VIVO NA TV,JÁ TEM DIFERENÇAS A PARTI DO SINAL DO SATÉLITE OU SEJA ÁUDIOS DIFERENTES.CHEGANDO NA TV CADA UM FAZ SUA MIXAGEM, NA QUE EU TRABALHO PASSA POR COMPRESSÃO PRA DEPOIS IR AO AR.POR ISSO HA DIFEREÇAS ENTRE ELAS.
Aqui a explicação de Carlos Ronconi (Globo):
A verdade é que o Iron está gravando um DVD da turnê e trouxe o produtor de seus álbuns, Kevin, para fazer a mix da TV.
O cara é boa praça mas se perdeu todo na VENUE e não deixou ninguém ajudar!
Fez o virtual soundcheck com uma sessão de Pro Tools gravada em Sampa, que tinha um canal a menos que no Rio.
Foi avisado por mim mas não tomou conhecimento.
Bom, o resto todo mundo já sabe......
Quando terminou, ele estava muito mal, pois ele percebeu o erro tarde demais.
Se tivesse deixado o Ricardo Gama operar e ficasse supervisionando, teríamos uma combinação ótima:
A experiência de quem conhece a banda e o conhecimento de quem conhece a console e a Mixagem para TV.
Abraços,
Carlos Ronconi
Transcrevo aqui minha conversa hoje com Valtinho pelo Facebook para mais esclarecimentos.
Titio Ildemar Oliveira: Valeu Valter. Coloquei a explicação do Ronconi no meu Blog.
Titio Ildemar Oliveira: Valter Pereira da Silva, quando Ronconi fala "para fazer a mix da TV", ele quis dizer que teve outra mesa fazendo a mixagem para a TV? Você tinha falado que era o sinal do L/R da mesa que estava indo para as TVs. Fiquei confuso agora.
Valter Pereira da Silva: ... RinRio 2013, ultimo dia, Valtinho no ulitmo dia no ar as 5:30 da manha para atender o Iron Maiden, a informação que me foi passado era que seria enviado como todo show o L+R do PA para o Broadcasting, nao visitei os amigos da UM nesse dia, os operadores da outras bandas disseram que fariam o mesmo, então minhas informações pararam ai............. todo comentário meu sempre é baseado no que escutávamos no Sistema de PA na posição do FOH....... nada melhor de quem esteve presente na UM todos os dias para falar com propriedade........Abs Valtinho
Pessoal, tudo bem? Sou o Eduardo, do blog Minuto HM. Peço a permissão de todos para copiar e colar este post e comentários em um comentário do post do blog, pois justamente estávamos procurando por uma explicação para o péssimo show da noite. Eu vi 5 shows desta tour (3 nos EUA + SP e este do Rio) e este RiR foi de longe o pior som que já ouvi do Iron Maiden - inclusive dos outro mais de 15 que já vi. Obrigado pelo post com a explicação.
O comentário: http://minutohm.com/2013/09/22/cobertura-minuto-hm-rock-in-rio-2013-iron-maiden-parte-2/#comment-24311
Logo farei a resenha do show.
Muito obrigado.
[ ] ' s,
Eduardo.
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