Olá pessoal.
Cinco dias depois de chegar da viagem com Naná
Vasconcelos, segui para Orobó, cidade do interior de Pernambuco, para fazer o
monitor de um show de Alceu Valença.
Este show aconteceu no domingo, dia 27 deste
mês.
O show de Alceu seria num palco, e ao lado
deste palco iria ter um trio elétrico com outras atrações.
No palco, somente Alceu se apresentaria.
Quando chegamos ao local, que era uma quadra
coberta, as caixas do line array ainda estavam no chão, e quase nada tinha sido
retirado do caminhão.
Ou seja, estava muito atrasado. Muito atrasado
mesmo!
O sound check estava marcado para as 16h, mas com
certeza este horário não seria cumprido.
Para piorar, o trio elétrico iria começar a tocar
às 18h, o que impossibilitaria qualquer sound check depois deste início.
O show de Alceu estava programado para às 21h.
Não tinha absolutamente nada armado no palco.
Todo equipamento estava dentro do caminhão ou
nas caixas na frente do palco.
Saímos para comer algo, pois não tínhamos
almoçado.
Mas não tinha nenhum restaurante aberto nas
imediações, e acabei comendo um cachorro quente e uma fatia de torta de frango
com um Guaraná Antarctica.
Dentro da torta de frango encontrei um caroço
de feijão verde, que logicamente não era para estar ali.
Nem sei que horas era aquela quando comecei a
ligar o multicabo na mesa de monitor, no intuito de agilizar a montagem do
palco, enquanto o técnico da empresa de som ia fazer outra coisa.
Acredito que já passava das 16h, e ainda
faltava muita coisa para se fazer.
Logo quando chegamos, Rogério, técnico de
monitor de Alceu, que neste show faria o som do PA, perguntou qual rider
técnico o pessoal do som tinha recebido, e eles falaram que foi um rider do São
João.
Como Alceu Valença tem vários tipos de shows,
com e sem metais, com e sem percussão, com e sem acordeom, dava alguns
problemas antigamente com estes riders.
A solução encontrada (eu fiz isso também com
Silvério Pessoa) foi montar um input list base, com bateria, baixo, guitarra,
teclados, acordeom, vocais, voz de Alceu e a voz reserva finalizando no canal
25, e todos os canais extras que aparecessem seriam colocados após este canal
25.
Funciona que é uma beleza esta técnica.
Procurei por uma cena de Venue que tivesse
esta formação base onde a voz reserva estava no canal 25.
Achei uma.
Perfeito, vai servir para adiantar as coisas.
Vai ter que servir, pra ser mais exato.
Não teríamos tempo para fazer um sound check
com calma, isso a gente já sabia.
Talvez não tivéssemos tempo algum para sound
check, eu não sabia direito como ia ser.
Por esta razão, eu teria que apelar para “São
José Das Cenas Prontas”, para que esta cena que eu encontrei se encaixasse
neste novo sistema de som.
Logicamente eu checo os monitores, não passo a
cena e começo o show.
Pelo menos nunca cheguei a este ponto.
Já estava bem perto das 18h quando passei a
cena para a mesa de monitor.
Pedi para ligar o microfone de Alceu antes de
qualquer coisa, e enquanto o técnico da empresa de som ia ligando o restante
dos instrumentos, eu fui dando uma geral rápida nos monitores.
Passei a via de Alceu, dei uns ajustes, e
copiei a equalização para os outros monitores.
Mas não combinou com todos.
Os monitores estavam “falando” diferente.
Dei uns retoques nos demais monitores, mas
quando cheguei nos dois monitores da bateria, os dois estavam completamente
diferentes.
Como não tinha (pelo menos no placo) monitores
reservas, tive que escolher apenas um dos dois e zerei a equalização, começando
do zero os ajustes.
A banda já estava vindo para o palco.
Ajustei o som do side com equalização ao meu
gosto, começando do zero também.
Deu tempo ainda da passar rapidamente o som da
bateria com Rogério.
Tudo já estava endereçado na mesa, lembram?
Era a cena de outro show.
A banda chegou.
Passei o som dos teclados para o tecladista.
Ok.
Passei o som do acordeom para o fone do
músico. Ok.
Passei as vozes para o tecladista e baixista.
Ok.
O baterista deu uma geral na bateria, sobrou
um grave, ajustei. Ok.
Vamos passar uma geral para eu ajustar o
resto? Vamos!
O trio começou a tocar.
Quase que eu consigo! (risos)
Não dava para fazer mais nada no palco. Nem
minha voz eu conseguia escutar direito por causa do volume alto do som do trio.
Vamos jantar então.
Sopinha, inhame, galinha guisada...
Nem estava com fome, ainda estava cheio do meu
“lanche-almoço”.
Mas mesmo assim não resisti à sopinha e um
pouquinho de inhame com galinha.
O produtor de Alceu falou que o trio elétrico
iria parar de tocar às 20h30.
Daria tempo para fazer os ajustes que faltavam
antes de começar o show.
Fui para o palco aguardar nossa hora.
Já no palco, o produtor me perguntou quanto
tempo seria para fazer este sound check.
Como já estava tudo endereçado no palco por
causa da cena do outro show, e no tempo que eu tive para checar os instrumentos
eu consegui colocar os ganhos dos canais no nível onde normalmente trabalho,
muito provavelmente os músicos iriam escutar quase tudo certinho.
Este era meu pensamento.
Por isso falei para o produtor (Marcel) que
nós faríamos este sound check em quinze minutos, no máximo.
Não levamos dez!
Foi só o tempo de a banda tocar a música Dois
Animais.
Nem tive muitos pedidos de ajustes.
Pararam e ficamos aguardando para começar o
show.
O prefeito ainda subiu no palco com sua grande comitiva para falar (normal, né?), para
só depois anunciarem o início do show.
Sempre fico olhando para Alceu no começo do
show, pois ele normalmente não passa o som.
Chega e canta.
Quem passa o microfone dele na via dele e nas
vias dos músicos é o técnico de monitor.
Depois da segunda música, ele veio ao meu
encontro e pediu para diminuir o efeito (ambiência) no monitor dele.
Usamos reverberação na voz dele no palco. É o
único efeito no palco.
Dependendo do ambiente, pode ser um pouco mais
ou um pouco menos.
Neste caso aqui ele estava ouvindo muito a
ambiência da quadra, deve ter sido por isso que pediu para diminuir.
Fiz o que ele pediu, e não fiz mais nada
durante todo o show.
Fiquei tirando fotos.
Durante o show, só meu irmão pediu para aumentar um pouco a voz
dele, a voz de Alceu e o piano nos seus monitores, e o sanfoneiro me pediu para
aumentar um pouco da sanfona no fone dele, e mais nada!
O meu pedido para "São José Das Cenas Prontas" foi atendido neste dia!
Mas nem sempre ele atende, viu?
PS: Quando alguém me vir no palco tirando
fotos durante o show, é porque tudo está sob controle.
Um abraço a todos.
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