quarta-feira, 12 de novembro de 2014

SESI Bonecos do Mundo em Belém – Mãos trêmulas.



Olá pessoal.
Sete anos atrás, em turnê com Silvério Pessoa, chegamos à Bélgica (não me lembro do nome da cidade) para participar do Festival Esperanzah!.
A marca “Esperanzah!” é assim mesmo, com uma exclamação no final, ok?
Nunca vou esquecer-me daquele dia.
A grandiosidade do Festival mexeu com meus nervos.
Festival Esperanzah! Bélgica.

Já falei sobre este dia no Blog, é só fazer uma busca com a ferramenta de pesquisa que existe aqui.
Por que estou falando de um Festival que participei em 2007 aqui neste texto do SESI Bonecos em 2014?
Porque o que eu senti na pele naquele dia, vi acontecendo a mesma coisa com alguns operadores das peças aqui em Belém na semana passada.
Eu tremi diante da grandiosidade do Esperanzah!.
E muitos operadores que vem fazer o SESI Bonecos tremem também.
É tudo muito grande. Palcos que podem comportar um show de música.
É muito som na mão. É muito botão colorido na mesa que não dá tempo para saber para que serve.

A grande maioria dos operadores nunca teve um contato com uma mesa Venue, ou com uma PM5D, ou uma Vi6.
O universo deles é outro. É o teatro. Mesas de som pequenas, mais simples de operar.
A única coisa familiar para eles é o CD player.
Geralmente quem “arruma” os canais das vozes dos atores sou eu.
E eles ficam somente no controle de volume dos canais.
Mostro onde estão os canais dos CDs ou do laptop.
Explico para o operador o que é um DCA para ele baixar todas as vozes usando apenas um fader.
Estou ali para isso mesmo.
E me sinto muito bem tentando explicar.
Vejo o brilho nos olhos deles(as), tentando entender.
Na hora do espetáculo, já vi muitas mãos trêmulas mexendo nos faders.
Por isso me lembrei do Esperanzah!.
Nunca saio de perto deles.
Sinto-me um anjo da guarda.
E o agradecimento que recebo deles no final da maioria das peças me deixa muito orgulhoso.
Não acho que o caso da Bélgica seja o motivo principal para eu agir deste jeito, mas que eu me lembrei em Belém da minha situação naquele extraordinário Festival na Europa, ahh... Isso eu lembrei.
Já estou em São Luís no Maranhão aguardando para montar e ligar os equipamentos de som.
Já teve o famoso churrasco ontem aqui perto da piscina, que derrubou vários colegas e amigos do grupo.
Em Belém foi tudo tranquilo no meu setor.
Como todos devem saber, os equipamentos são os mesmos.
O show nas três cidades vai ser o mesmo do ano passado. Pato Fu com o show Música de Brinquedo.
Este ano, por causa de um problema na PM5D da Yamaha que sempre faz o monitor do show de música do sábado no SESI Bonecos, a Bizasom colocou para o monitor a mesa que normalmente uso na frente, uma Venue Mix Rack.
Uma Venue SC48 foi colocada na frente para eu fazer meu trabalho.
Ou seja, quase nada mudou para mim porque o software das mesas Venue é igual.
Só as superfícies de controle é que vão mudando.
Sound check Pato Fu com João Libarino.
Outra coisa que mudou, e pra melhor, foi o uso dos microfones DPA que a Bizasom adquiriu recentemente.
DPA4061 é o modelo.
Tanto serve para usar como lapela preso na gola da camisa, colado na testa um pouco acima do nariz ou ao lado da boca.
Microfones DPA em ação. Clique na imagem para ampliar. Foto: Dudu Schnaider.
Tive que usar nas três posições por causa das necessidades dos atores.
O melhor resultado foi ao lado da boca (muito bom!), em segundo lugar ficou a posição acima do nariz e o resultado “menos bom” foi na posição de lapela.
Ou seja, quanto mais perto da boca, melhor é o som.
Mesmo o resultado do lapela ficando em terceiro lugar, não dá para comparar com o som dos lapelas “normais”.
Já sofri muito com o som dos microfones de lapela, principalmente no SESI Bonecos onde o palco, o PA e o espaço do evento são enormes!
E era difícil achar um som legal sem realimentar.
Meu sofrimento acabou!
Nas peças do SESI Bonecos, se for para eu escolher, todos os atores vão usar estes microfones da DPA, pois o som fica o mesmo durante todo tempo porque os microfones não saem do lugar.
Gostei muito da novidade.
Show Música de Brinquedo - Pato Fu.
Sábado que vem tem mais testes “à vera” aqui em São Luís.
Enquanto sábado não chega, vou ver o joguinho mais tarde na TV tomando meu Travessia.
Um abraço a todos.

Obs: A imagem de fundo do Blog é uma foto que eu tirei no Festival Esperanzah! no dia do show de Silvério Pessoa em 2007. A foto não está tremida, mas minhas mãos estavam.
 

2 comentários:

Unknown disse...

Como Ator de Teatro muitas vezes, por força da necessidade, sou escalado para as cabines (ora operar som, ora operar luz) e me senti extremamente bem representado por esse post, Titio. Já aconteceu várias vezes de me deparar com essas digitais assustadoras e bater um pânico (aí eu me lembro daqui, do blog kkkk). Técnicos como você são realmente Anjos. Estudam pra cacete, estão sempre se atualizando, prestativos (até os que não querem ser, acabam sendo quando o bicho pega) e o que é melhor: compartilham o conhecimento. Arte e Tecnologia de mãos dadas geram sempre uma eterna descoberta, aprendizado. Muito obrigado!!!

Titio disse...

Olá Cesar.
São comentários como este seu aqui que me faz acreditar que o Blog está funcionando.
Posso perguntar de onde você é e como foi que encontrou meu Blog?
Obrigado por participar.
Um abraço.