Olá
pessoal.
Até
estudando um software para DJ eu estou fazendo atualmente, para ver se abro o
leque de oportunidades.
Traktor.
Muito legal o software.
Tá
complicado o mercado...
Mas
tem coisa mais complicada do que isso acontecendo no país, né?
Já venho falando faz bastante tempo que estamos caminhando a passos largos para o caos...
Muita gente acha exagero, mas... É só dar uma olhada ao redor.
A turma está tendo que fazer teste de DNA para dizer quem foi que morreu nestas últimas confusões nos presídios!
Mas vamos para um problema bem mais leve...
A
frase da semana foi a de um amigo aqui de Recife que tem estúdio de gravação e
mixagem.
Passei
uma mensagem pelo WhatsApp dizendo: Tem vaga para assistente aí no estúdio?
E
ele me respondeu: Rapaz, no momento tem muita vaga pra cliente. Eheheheheheh.
Vamos
à luta.
Resolvi
falar sobre meu último trabalho, que foi a operação do áudio do espetáculo
Natal Para Sempre, que aconteceu aqui em Recife em seis datas de dezembro (17,
18, 22, 23, 24 e 25).
Este
foi o segundo ano que participei deste evento.
O
setup usado foi o mesmo do ano passado, coisa bem simples.
Oito
microfones sem fio (headset) para os atores, quatro caixas amplificadas no
palco para o pessoal poder ouvir as trilhas, e só!
Ahh, tinha também um microfone de bastão sem fio para a apresentação e o encerramento do espetáculo.
Este
era todo o equipamento de som no palco.
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Microfones dos atores. |
A
empresa de som em 2016 foi outra, e eu tive uma melhora nos equipamentos.
Como
é um evento da prefeitura (ou com um apoio majoritário), é ela a responsável
por escolher a empresa de som.
O
PA foi um DAS (Aero12), com subs também da DAS.
Ainda
coloquei front fill este ano, o que deu uma melhorada considerável no resultado
final.
A
mesa disponibilizada foi uma Si Compact de 32 canais, e goste muito de
trabalhar com ela.
Ainda
tentei colocar microfones DPA nos atores, mas o orçamento não suportou.
Tive
só um problema de fuga de sinal num dia em um microfone, e como não consegui
ajustar isso no outro dia pela manhã, substituí o sistema problemático por
outro.
Para
quem não tinha amplificadores de antenas, saí no lucro grande, pois só tive
este contratempo com os sinais dos microfones.
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As caixas amplificadas em uma das laterais do palco. |
Usei
mais uma vez meu laptop com o Cubase 7 para "soltar" as trilhas do
espetáculo.
Nos
dois primeiros dias tive a ajuda do diretor, Gabriel Gracindo, pois tem um
roteiro para ser seguido. As músicas e/ou efeitos tem que entrar em pontos
específicos, seguindo um roteiro.
Nos
outros dias eu consegui fazer o trabalho sozinho.
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Seguindo o roteiro. |
Quase
nada mudou no roteiro, e eu já sabia perfeitamente onde cada música e efeito
entrava.
Como
existia um bom espaçamento entre as músicas e efeitos, o trabalho foi
tranquilo.
Mas
numa peça mais complicada, com um número absurdo de efeitos e trilhas se
sobrepondo, meu Cubase não iria servir de jeito nenhum!
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Cubase 7. |
Existem
programas (softwares) específicos para a sonoplastia de peças de teatro.
Vejo
muito destes programas no SESI Bonecos, onde as companhias que tem um áudio
mais complexo, sempre levam seus operadores.
E
realmente não teria como o operador de áudio do SESI Bonecos (eu) fazer este
trabalho.
Mais
uma vez o iluminador do espetáculo aqui em Recife foi Roberto Riegert, e este
ano tivemos mais um profissional envolvido na técnica, que foi Mary Gatis,
responsável pelas projeções.
As
projeções acrescentaram um brilho a mais ao espetáculo.
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Riegert & Gatis. |
Voltando
ao som...
Muito
legal trabalhar com a Si Compact.
Como
toda mesa digital que conheço, sempre existem os pontos positivos e negativos.
Pelo
menos eu sempre acho estes dois pontos.
Quando
se tem mais positivos do que negativos, o produto dá certo.
E
acho que a série compacta da Soundcraft (Impact, Compact, Performer e Expression)
se encaixa nesta opinião.
Tanto
já deu certo, que aqui no Blog, o recorde de participações nos comentários,
está sendo na postagem onde disponibilizo para envio a apostilha da Si
Expression.
É
muita gente no Brasil pedindo esta apostilha.
O
mesmo sucesso não tiveram as Si 1, 2 e 3...
Realmente
acho que deixaram à desejar.
Mas
a série Vi veio para amenizar este desapontamento que a fabricante teve.
É
muito difícil encontrar alguém que não goste da série Vi da Soundcraft.
Achei
muito interessante a Si Compact.
Trinta
e dois canais, 14 auxiliares/grupos e 4 mandadas independentes para os efeitos.
Muito
bom.
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Parte superior esquerda reservada para o laptop. |
Mesmo
ela sendo pequena e ainda "perdendo" toda metade esquerda de cima
para o local do laptop ou iPad, eles conseguiram ainda deixar muitos controles
físicos à disposição na mesa, como gate, compressor, equalizador, fase,
phantom power, HPF, etc.
Na
parte do visor, eles continuaram com o tamanho ridículo das versões maiores da
mesa, que é compensado pelos controles físicos, que no caso do gate e
compressor existem todos os controles relativos às funções (threshold, ratio,
range, etc).
Quando
você tem que ir para o visor para fazer as configurações (patch, oscilador,
cenas, etc), você nota o quanto ele é minúsculo, dificultando o serviço.
Muito
legal já ter GEQ em todas as saídas, sem precisar fazer nenhum patch.
Muito
legal a qualidade dos efeitos (Lexicon, né?), e a praticidade das 4 mandadas
exclusivas.
Muito
legal a função que você pode escolher o que o fader vai controlar,
possibilitando você ajustar a mesa para o seu jeito de trabalhar. Acho que é
"Fader Setup" o nome da função.
Dica
do meu colega técnico de Caruaru, Thadeu, filho do grande músico Camarão.
Não
entendi o porquê de uma coisa na mesa...
Usando
esta função, a gente pode deixar um único fader controlando alguma coisa
estéreo (um grupo, uma volta de efeito, um matrix), mas ao mesmo tempo a gente não
consegue que um único fader seja responsável por um input estéreo. Tem que
lincar os dois faders! Oxe.
Neste
meu trabalho, o segundo fader do canal estéreo ficava sempre enganchando nas
movimentações. Chato. Deu vontade de "deslincar"!
Não
aguento mais lavar pratos...
Parece
uma criação de coelhos!
Toda
hora dando cria!
É,
meus caros...
Enquanto
escrevo aqui, paro para fazer almoço, lavar pratos, varrer alguma área crítica
do apartamento, etc.
Tenho
outros afazeres aqui.
O
que mais poderia falar sobre a Si Compact... Deixe-me ver...
Ahhh.
Existem 4 máquinas de efeitos. E existem 4 botões independentes fixos para o TAP
Tempo de cada máquina.
Interessante.
Infelizmente,
o grave e o agudo é "shelving", não tem como mudar para
"peaking".
Mesmo o colega da empresa (Júnior) me falando que
era muito simples conectar com o iPad, não conseguimos fazer isso com meu
sistema (uso o Airport da Apple).
Fiquei
de fazer alguns testes em outras mesas para achar o problema.
Vou
levar também meu roteador antigo para ver se o problema está no Airport.
Os
trilhos dos faders mudam de cor dependendo da função.
Isso
já existia nas mesas anteriores, e acho até legal, só não sei o tempo que elas aguentam funcionando, pois não sou usuário constante.
Se
algum amigo ou colega quiser deixar comentários sobre os prós e contras da
mesa, seria de um grande valor para pesquisas futuras dos leitores.
O
Blog está aqui para isso.
Trocar
experiências.
Falando
nisso...
A
notícia triste para mim este mês foi o fechamento da Revista Áudio, Música
& Tecnologia (AM&T)!
Vi isso num grupo de áudio que participo.
Mas vou me informar melhor para ter certeza do que houve realmente.
Se realmente fechou mesmo, se nem a versão digital sobreviveu, todos do áudio perderam com isso.
Aprendi
muita coisa lendo a revista, e acredito que muitos além de mim aprenderam
também.
A
internet ajudou em muitos casos, e prejudicou em vários outros.
Muita
gente deixou de ler, e eu sou um deles.
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Enquanto eu batia a foto de onde eu estava... |
O
vício da internet, da necessidade de estar conectado, ocupa um tempo precioso
que poderia ser usado para outras coisas.
Sempre
percebo isso quando olho para a minha pilha de AM&T que não consegui ler.
Estou uns dois anos atrasados na leitura, e nem sei se vale mais a pena ler,
pois tudo muda muito rápido hoje em dia no áudio.
Devo
ler sim.
A última mensagem no grupo de áudio foi:
"A Lucinda (gerente financeira) postou dizendo que a revista não acabou, só que vai mudar de endereço. Não comentou também se será só digital ou se terá versão impressa".
É
isso pessoal... Espero ter ajudado alguém aqui falando sobre este trabalho,
mesmo tendo sido breve.
Vou
dar mais uma estudada no Traktor.
E
no meu Cubase também.
Mesmo
usando-o há um bom tempo, sempre usei para uma coisa simples, e muita coisa eu
não sei ainda que ele é capaz de fazer.
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...Alguém batia na mesma hora a foto no palco. |
E
como sempre, vou lavar os pratos, que se reproduzem na pia como coelhos!!!!
Um
abraço a todos.
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