terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Parece mentira... Mas foi verdade! - Caso 21.



Olá pessoal.
Este caso aconteceu comigo, e faz um bom tempo... Muito tempo mesmo!
Deve ter sido no começo dos anos 90... Antes de 1995.
Lembrei deste caso hoje, quando eu vi umas mensagens no Facebook sobre colocar os faders no zero e mixar com os ganhos! (Eheheheheheheheh)
Eu estava indo para o Estúdio Estação do Som com minha esposa (hoje ex), pois ela trabalhava lá também.
No meio do caminho recebo uma ligação de um amigo que trabalhava na prefeitura ou governo, não lembro mais qual dos dois, acho que era o governo mesmo.
E ele me pergunta o que eu estava fazendo.
Respondi que estava indo para o estúdio, e ele me perguntou se eu não queria ir para Fernando de Noronha.
Oxe. Nunca tinha ido! Vou sim!
Perguntei, quando?
E ele falou: Agora!
Estavam mandando uma banda que tocava música "instrumental" para se apresentar num colégio. Acho também que era o único colégio do local.
Massa!!!
Liguei para meu irmão, dono do estúdio, e vi com ele que não teria problema eu viajar, pois não tinha nada marcado no estúdio.
Dei meia volta e fui para casa arrumar uma pequena mala, para passar no máximo 3 dias na ilha.
Minha esposa me deixou no aeroporto e seguiu para o estúdio.
Não vou entrar nos detalhes da ilha, pois este não é o caso.
Vamos ao som!!!!
Tinha um rapaz responsável pelo equipamento de som do local.
E ele me falou que este equipamento ficava direto na ilha, para fazer os eventos "governamentais".
Até as caixas eu carreguei neste dia!
Era só ele para fazer todo o serviço.
A mesa, logicamente, naquela época, era uma analógica.
Que nem lembro mais qual era a marca e modelo. Acho que era uma Yamaha...
Vou até procurar aqui no Blog para ver se eu não comentei este caso num texto qualquer, antes de criar este espaço "Parece mentira...".
Mas se eu tiver falado antes num texto qualquer, vai ficar também aqui registrado na seção Parece Mentira.
Pois bem...
Como o equipamento ficava na ilha, nem preciso falar sobre o estado dele por causa da maresia, né?
Tudo enferrujado!
Mas vamos ao serviço.
Montamos tudo no ginásio do colégio.
Bateria, baixo, guitarra, acho que tinha teclados e percussão, mas não lembro com certeza.
Só sei que era instrumental, não tinha voz (cantor).
Liguei um microfone apenas para um dos integrantes falar durante a apresentação.
Era apenas esta mesa ao lado do palco para fazer PA e monitor (iPad nem sonhava em ser lançado!).
Quando fui colocar as mãos na mesa, com medo de me cortar nas partes enferrujadas, foi que notei uma caixa de fósforo em cima, perto do máster fader.
Logicamente, deveria ser do meu colega do som para acender os cigarros dele... Empurrei a caixinha mais para o lado e continuei o serviço.
Quando comecei a passar o som, nem cheguei no terceiro canal, e o som começou a falhar.
O som do canal chegava e sumia.
O velho "mal contato"!
Chamei meu colega para explicar o problema.
Aí ele me falou: --- Ahhh rapaz... Esqueci de te avisar. Por causa da maresia, muitos faders estão com mal contato. Tem que ir subindo o fader até o contato aparecer. Quando o som aparecer, não mexa mais no fader! E se precisar de mais volume, vai lá no ganho!
Ahahahahahahahahahahahahahahah.
Fiquei com aquela cara de abestalhado e falei: --- Mas quando eu solto o fader, o som some de novo!
E ele na hora respondeu: --- É por isso que esta caixa de fósforo tá aqui na mesa! Assim que o fader fizer contato e o som chegar, pega um palito de fósforo e enfia no trilho, na lateral do fader!
Ele não vai se mexer, e o som não vai mais sumir quando você tirar o dedo de cima do fader!!!!!
Muito bommmmmmmmmmmm! Mais uma para contar para meus filhos e netos. Pensei eu.
E foi assim que fiz o som do evento.
Quando eu precisava de mais volume de algum canal (com palito de fósforo preso) ia no ganho deste canal.
Logicamente, por causa disso, este canal aumentava em todos os monitores, e eu tinha que ajustar novamente os monitores da banda!!!
Vários canais estavam com este problema, e usei muitos palitos! Mas não faltou.
No dia, não achei muita graça disso não...
Mas hoje, abro um grande sorriso quando lembro.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: