terça-feira, 18 de junho de 2024

Filipe Catto no Teatro do Parque - Fazia tempo que eu não via isso.

 
Olá pessoal.
No dia 11 de maio fui operar o monitor do show da cantora Filipe Catto no Teatro do Parque, que fica aqui em Recife.
(Não estou errando na escrita. A Filipe, é como ela prefere ser chamada.)
Banda enxuta, com bateria, baixo e guitarra.
Normalmente chamamos essa formação de "Power Trio".
Mais uma vez seria a mesa DL32R da Mackie no monitor.
E mais uma vez eu iria ficar na minha cadeira na lateral, segurando meu iPad.

Controlando a DL32R pelo iPad no Teatro do Parque.
Sempre pego essa cadeira no camarim, porque ficar sentado num banquinho de madeira é bastante desconfortável.
A cadeira tem encosto e o assento é acolchoado! (Risos)
Como eu já sabia que seria a DL no monitor, aproveitei a cena do show de Flaira Ferro que fiz no teatro no mês anterior, e montei a cena do show de Filipe.

Usei o mesmo método que já falei aqui em textos anteriores, já enviando os canais dos instrumentos e vozes para todos os monitores, com níveis diferentes.
Também zerei o ganho de todos os canais.
Acho que esqueci de falar uma coisa nos textos anteriores...
A primeira coisa que eu faço no monitor, depois de checar todos os monitores e in-ears, é colocar a voz do cantor no seu monitor, seja fone ou caixa.
No caso desse show, coloquei a voz no fone da cantora.
Como eu não conhecia o trabalho da Filipe Catto, fui ouvir o disco no Deezer.
Notei que tinha muitos efeitos na voz em quase todas as músicas.
Ambiências longas, com delays...
Por causa disso, fui conversar com Adriano Duprat se ele iria reproduzir o que estava no disco no som do PA.
Ele disse que sim.
Montagem dos equipamentos no Teatro do Parque.
Então solicitei que ele me enviasse lá da frente esses efeitos por dois canais (estéreo), que eu enviaria para o fone da cantora.
E assim foi feito.
Peguei esses efeitos no palco e coloquei em dois canais da mesa de monitor.
Tem outra coisa interessante na parte técnica desse show.
Filipe toca guitarra em duas ou três músicas...
Essa guitarra é distorcida.
Mas Filipe não usa pedal de distorção, e não tem amplificador de guitarra no palco para ela.
O que fizemos?
Montagem dos equipamentos no Teatro do Parque.
Adriano processou o sinal da guitarra lá na frente num plug-in simulador de distorção, e enviou esse sinal processado para mais uma saída do "Stage Box" que estava no palco. Como ele fez com os efeitos da voz.
Peguei então essa saída e liguei no canal da guitarra.
Pronto. Perfeito.
Todo mundo no palco escutava a guitarra distorcida, que vinha lá da mesa do PA.
O soundcheck foi bem tranquilo.
Só Filipe usou in-ear.
Esse mesmo show aconteceu em Natal no outro dia, onde também operei o monitor.
Caixas amplificadas foram usadas nos monitores de todos os músicos.
Coloquei dois monitores de chão para Filipe, mas só seriam usados caso eu tivesse algum problema com o sistema de in-ear.
Não me recordo se deixei um pouquinho da voz nessas caixas ou desliguei geral.
Mas com certeza, elas só seriam usadas pra valer em caso de emergência.

Tudo ok com todos no palco (e lá na frente também), encerramos a passada de som.
O legal dos shows no Teatro do Parque é que dificilmente tem um cabo, DI ou microfone com defeito, o que agiliza muito o serviço.
Me faz lembrar dos shows nos SESC de São Paulo...
Meu sonho de consumo profissional...
Fazer só trabalhos em locais como o SESC SP, com material bom e bem cuidado, sem desmontar o palco, com atendimento super profissional, com tudo funcionando, inclusive o ar-condicionado... (Ai, ai...)
Vamos voltar para a realidade. (Risos)
Tá chegando num ponto aqui na região, que o técnico tem que andar com seus microfones e DIs.
Muitos artistas "grandes" já fazem isso a décadas!
Certo eles!
E o show? Como foi?
Problema zero!
Foi mais tranquilo que o soundcheck, para vocês terem uma ideia.
O lance de usar os efeitos do PA no monitor da Filipe foi massa!
Só enviei esses efeitos para o fone dela.
A guitarra distorcida também foi muito legal. 
O plug-in simulador que Adriano usou lá na frente fez um serviço perfeito.
Menos um amplificador e um pedal de efeito no palco.
Não conhecia Filipe, e muito menos esse trabalho com as músicas de Gal Costa.

Montagem dos equipamentos no Teatro do Parque.
Quem me conhece sabe que não sou muito fã do "Fulano Canta Sicrano".
Prefiro sempre o cantor original.
Não tenho discos desse tipo na minha lista no Deezer, para eu ouvir na minha caixinha Flip4 da JBL.
Mas isso é meu gosto musical pessoal, que separo muito bem do profissional, onde passeio por vários estilos musicais nos meus trabalhos.
Wanderléa, Siba e a Fuloresta.
Alceu Valença, Flaira Ferro.
Banda Versão Brasileira, André Memari.
Naná Vasconcelos, SESI Bonecos.
Jorge de Altinho, Chucho Valdés.
Nação Zumbi, Geraldo Maia.
Elba Ramalho, Palhaça Baju.
Banda Zé do Estado, Ira!.
Silvério Pessoa, Vincent Ségal.
Baile do Menino Deus, Abril Pro Rock.
E por aí vai...
Não tenho gosto profissional.
Para mim, tudo é música, tudo é trabalho, é profissão.
Ratificando o que já falei antes: Quem tem que gostar do show é o público!!!
Minha única preocupação é fazer meu trabalho o mais perfeito possível, para que a banda ou artista passe a mensagem dos seus trabalhos com mais "clareza".
Fiquei bastante satisfeito com esse meu trabalho no Teatro do Parque com Filipe Catto.
Achei perfeito no palco.
Muito legal conhecer Filipe e um de seus trabalhos.
Teve um detalhe que me chamou a atenção no show.
Não reconheci algumas músicas que estavam no roteiro.
Oxe! Gal Costa já cantou essa? Conversei com meus botões durante o show...
Filipe explicou (em algum lugar que eu vi) que além de ser uma homenagem à cantora que ele tanto admira, as músicas foram escolhidas por terem alguma ligação com sua vida pessoal, e não por serem famosas na voz de Gal.
Ahhh... Tá explicado por que me chamou a atenção.
E tá explicado também a reação do público.
Filipe Catto já foi aplaudida de pé no MEIO do show!!!
Fazia tempo que eu não via isso.
Mas ela mereceu.
O show foi muito bonito (e competente!).
Filipe Catto entrou para minha lista de favoritos no Deezer.
Um abraço a todos.

PS (1): Fui convidado para fazer o monitor desse mesmo show no Espírito Santo, que acontecerá no dia 27 de julho. Adorei o convite.

PS (2): O show em Natal no outro dia (12/05) também foi muito bom!!!!!
O vídeo abaixo mostra um pouco desse show no Teatro Riachuelo.


Nenhum comentário: