Olá pessoal.
Nessa semana recebi uma mensagem do meu amigo Duda Lopes, que atualmente faz o monitor da Nação Zumbi, me mostrando um vídeo curto feito por Matheus Madeira (Yamaha), onde ele explica rapidamente como fazer a configuração na DM7 para o técnico ouvir o tempo todo os canais de microfones de comunicação da sua equipe junto com o Cue (solo).
Na primeira vez que vi, achei o caminho longo.
Estamos acostumados hoje em dia com imediatismo, né?
Apertar um botão apenas para resolver tudo.
Pensei até na hora que meu método "analógico" que uso sempre, seria a melhor opção.
Mas não demorei muito tempo para ver que a dica de Matheus é absurdamente melhor do que meu método.
Qual meu método?
Tenho um cabo P10>XLR, onde tiro o sinal da saída de fone da mesa (estéreo) e entro em dois canais da mesa (Ex: 31/32).
Vamos supor que eu tenha 2 microfones com os roadies, que estão ligados nos canais 29/30.
Então pego esse canais (29/30/31/32) e envio (pré fader) para um auxiliar estéreo (Ex: Aux 23/24).
Os canais 29 e 30, mais meu microfone que está no canal 28 eu envio (pré fader) para um auxiliar mono (Ex: Aux 22 - Out 22) que alimenta o sistema de fone sem fio dos roadies.
Feito isso, pego as duas saídas da mesa (Out 23/24) e entro num in-ear ou no meu M-Vave.
Geralmente uso meu M-Vave porque é muito difícil ter in-ear sobrando para eu usar.
Todos os quatro canais (29/30/31/32) ficam ligados o tempo todo na mesa, e os microfones dos roadies tem chave on/off.
Então, quando eu solo um canal de entrada (instrumentos) ou saída (vias dos músicos), esse sinal vai para os canais 31/32 da mesa, que estão indo para meus ouvidos através das saídas 23/24 do auxiliar estéreo.
Como os microfones estão indo também para esse auxiliar estéreo, é só o roadie ligar o microfone para falar, que esse sinal vai também direto para meu fone, independente se estou solando ou não alguma coisa durante o show.
Como esses microfones dos roadies tão indo também para o Aux 22, os roadies se escutam.
Qual a vantagem desse meu método?
Posso usar em qualquer mesa de som, independente de marca ou modelo, desde que tenha entradas e saídas suficientes.
Qual a desvantagem?
Nesse meu método vou perder duas entradas e três saídas.
Duas entradas para receber o sinal da saída de fone da mesa (In 31/32), uma saída para o sistema de fone que fica com os roadies (Out 22), e duas saídas para meu sistema (Out 23/24), onde posso escutar tudo e todos.
Nessa dica de Matheus, não vou precisar mais dos dois canais de entrada, e só vou perder uma saída!!
Muito melhor, né?
Segue abaixo o vídeo onde Matheus explica como fazer isso na DM7.
Como sempre faço, disponibilizei esse vídeo também no meu canal do YouTube.
Obrigado mais uma vez ao meu colega Matheus Madeira.
Tenho certeza, que vai ajudar muitos colegas e amigos que fazem monitor pelas estradas da vida.
Valeu Duda por ter me enviado o vídeo.
Eu, por exemplo, já incorporei a dica na minha cena de monitor do show do Cordel do Fogo Encantado, que vou fazer no sábado aqui em Recife, como mostra a foto abaixo.
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Um abraço a todos.

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