sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Copiou minha cena? - Como assim?

Cenas dentro do pendrive. Clique na imagem para ampliar.
Olá pessoal.
Não vou falar do Carnaval hoje não...
Tem até uns "causos" legais para falar, inclusive a besteira que fiz com um GATE.
Mas depois eu conto.
Esse caso que vou falar aqui aconteceu antes do carnaval, no domingo dia 04/02, e já poderia até ser considerado um show de carnaval, mesmo não acontecendo nas datas reservadas para esse evento "momesco", que foi do dia 10 até o dia 13 de fevereiro.
Nesse dia 04 fui fazer o monitor da Mombojó no Palco da Praça do Arsenal, usando o mesmo sistema que estava no Porto Musical, onde fiz o monitor do Festival nos dias 02 e 03 de fevereiro.
Nem sei se escrevo sobre esse trabalho no Porto Musical.
Vou ver depois.
Falar sobre esse dia 04, pois aconteceu uma coisa que acho importante passar para os meus colegas que estão começando na profissão de técnico de som, operador de áudio, ou qualquer outro termo que você queira chamar.
Lembrando que "mesário" é a pessoa que fica na mesa das eleições, viu?
Não tem nada a ver com som! (Risos)
Pois bem...
Como eu iria usar o mesmo sistema do Porto Musical nesse show da Mombojó, inclusive a mesa de som, aproveitei os ajustes nos monitores e side, montando a cena da banda em cima disso.
No dia anterior, ou foi no primeiro dia (não lembro) do Porto Musical, dois rapazes apareceram na mesa de monitor, que eu até achava que iriam tocar ou operar o som de alguma banda nesse dia do festival.
Mas não era isso. Estavam apenas observando os bastidores.
Eu já tinha visto os dois em outros eventos, mas não os conhecia pessoalmente.
Um deles me falou que estaria no dia 04 operando o monitor de uma das bandas, que estava começando na profissão, e que estava ali para ver o sistema, perguntar qual seria a mesa de monitor etc.
A mesa seria a mesma que eu estava usando naquele momento, a CL5 da Yamaha.
Só de observar, ele aprendeu a zerar rapidamente a equalização do canal, e ainda deu tempo de mostrar pra ele a importância de duplicar canais, para usar equalizações diferentes, quando o microfone é compartilhado por vários cantores.
Ele me perguntou se já tinha muito assunto para falar no Blog, dizendo que acompanhava o que eu escrevia...
É sempre legal saber que alguém está lendo minhas histórias, que está servindo para melhorar alguma coisa na profissão.
Falei para o colega (novinho) que não tinha a menor ideia do que eu iria falar na próxima postagem, que nunca faço planos para escrever.
Os assuntos vão aparecendo durante os trabalhos.
Não sabia ele, e eu também, que ele seria o assunto da próxima postagem.
Essa aqui!
No dia 04 (acho), logo cedinho, abri a cena do Porto Musical e montei a cena da banda Mombojó, aproveitando os ajustes (equalizações) feitos para o side e monitores de chão.
Na foto abaixo, dá para ver as cenas do Porto Musical no editor offline da CL5, e logo abaixo, a cena da Mombojó que eu copiei e ajustei para a banda.
(Clique na imagem para ampliar)
Cenas no editor offline da CL5 da Yamaha.
Ajudou bastante isso, pois não tive que checar tudo novamente!
Ainda dei um "alô teste som á dois som teste s s s" no microfone sem fio do cantor para me certificar que daria para começar o soundcheck e segui em frente.
E mais uma vez, o que eu achava que seria relax, com tempo sobrando, se transformou em correria.
Ainda bem que montei essa cena antes!
Enquanto eu fazia o soundcheck da Mombojó, o meu colega técnico chegou para aguardar sua hora de passar o som com a banda dele.
Finalizei meu soundcheck.
Salvei a cena final na mesa, coloquei o cadeado nela para evitar que outro técnico pudesse salvar em cima, e salvei a cena no meu pendrive.
Na realidade ando com dois pendrive.
"O seguro morreu de velho", né?
É bem simples salvar no pendrive, não custa nada garantir.
Depois de salvar tudo, fui guardar minhas coisas na mochila, pois daria tempo pra voltar pra casa.
E fui falar com meu colega da empresa de som, pedindo para ele dar uma força ao técnico da próxima banda, porque ele estava iniciando na caminhada, que estava "verde" ainda.
Eu já passei de maduro faz tempo, tou quase podre, e ainda fiz besteira com um GATE em Olinda!
(Depois eu conto)
Foi nessa conversa que Eduardo me falou: --- É mesmo, eu notei. Ele não sabe como copiar uma cena para outro local. Mostrei pra ele o caminho.
Oxe. Como é?
Ele copiou minha cena pra fazer o soundcheck dele?
Sem falar comigo?
Tá errado.
Já aproveitei várias cenas de amigos para começar meus trabalhos. E vice-versa.
Já me enviaram cenas pela internet para eu ajustar do meu jeito e usar em algum show. E vice-versa.
Já fui pegar cena na casa de um amigo, pois ele não tinha o leitor do cartão da PM5D, e tive que ir lá com meu adaptador e laptop, passando a cena para meu cartão.
Já iniciei meu soundcheck no Marco Zero usando a cena de Mário Jorge feita para Elba Ramalho.
Antes do técnico me pedir, já autorizei ele usar minha cena, já copiando para outra posição.
E por aí vai...
Já passei por várias situações de compartilhamento de cenas.
Mas... Em todos os casos, os dois lados sabiam e concordaram.
Nesse caso foi diferente.
Foi sem eu saber.
Inclusive, falei para Eduardo, técnico da empresa de som, que ele também não deveria ter copiado a cena sem falar comigo.
E antes de voltar pra casa, fui falar com o técnico sobre o assunto.
Do mesmo jeito que dei as dicas da mesa, essa seria uma boa dica também.
Falei para ele não fazer isso novamente, que poderia complicar, dependendo do outro técnico.
Ou fala com o técnico que montou a cena pedindo para usar, ou começa do zero, ou pergunta se o técnico da empresa de som tem uma cena inicial para o evento.
Ele escolheu a única alternativa que considero ser a errada.
Ele entendeu, e me pediu desculpas.
Respondi: --- Sem problema. Queria só te avisar que pelo meu ponto de vista, não era legal a atitude.
E finalizei: --- Agora eu sei qual vai ser a próxima postagem do Blog!!!
Rimos juntos, ele seguiu com o trabalho dele e eu voltei pra casa, para esticar um pouco as pernas.
Ah!! O show da Mombojó nesse dia foi muito bom!!!
Final do show da Mombojó na Praça do Arsenal.

Do carnaval eu falo depois.
Ainda tem o caso do show de Martins na festa do "Segura o Briefing", onde consegui mudar o sistema de som...
Mas aí é uma outra história!
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: