segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Enhance Speech da Adobe - Mais uma ferramenta gratuita, com poder de fogo alto.

 
Olá pessoal.
Quem me passou essa dica foi meu amigo Bruno, que é operador de áudio (gravação, edição, mixagem) e atualmente é o técnico de som do Teatro do Parque, que fica aqui em Recife.
Ele faz muitos trabalhos com filmes e podcasts, onde muitas vezes tem que dar uma grande melhorada nos áudios gravados dos diálogos.
Me mandou esse vídeo abaixo do Fred Teixeira no Instagram (@fredteixeiraaudio), que já coloquei no meu canal do YouTube.

Não sei se enviaram esse vídeo para Bruno, ou ele achou sozinho...
Acredito que por causa desse vídeo, Bruno foi testar o Enhance Speech, que está dentro do Adobe Podcast.
Enhance Speech dentro do Adobe Podcast.
Me falou que era muito boa a ferramenta, principalmente por ser gratuita, e não precisava ajustar nenhum parâmetro para chegar num resultado muito bom.
Fred Teixeira fala exatamente isso no seu vídeo, né?
Não duvido que vai ajudar muita gente.
Principalmente para quem produz podcast, e não tem a menor noção técnica de gravação/mixagem, e não sabe como usar uma ferramenta para melhorar o áudio gravado, principalmente para limpar esse áudio com ruídos indesejáveis.
Esse Enhance Speech cai como uma luva de ouro para essas pessoas!
É só enviar o áudio e esperar a volta dele já tratado.
Muito parecido com o Moises para separar a voz da base musical.
O usuário não faz absolutamente mais nada!
Só enviar o áudio e esperar a volta dele processado.

Acredito que muitos que estão lendo esse texto de hoje devem pensar: --- Por que Titio fica divulgando uma ferramenta prática e gratuita, já que ela (a ferramenta) pode tirar um serviço que ele poderia fazer e ser remunerado por isso?
Eu respondo:
Acredito que não tem como ir nadando contra a correnteza.
Pode até aguentar alguns minutos, mas vai cansar e morrer afogado.
Não adianta brigar com o avanço da tecnologia, que sempre está em ascensão, e cada vez mais ao alcance de todos!
Não tem como brigar com o Moises, onde agora qualquer pessoa sem o mínimo de conhecimento musical pode separar (com perfeição!) a voz da base musical, ou com o Voice Studio, onde podemos trocar a voz original por outra. Nesse caso do Voice, o usuário precisa ter uma noção de música.
O avanço da tecnologia no meio musical caminha a passos largos! E sem volta!
Vou brigar contra isso? Esconder as mudanças?
Jamais.
Não quero, e não adianta!
Temos mesmo é que divulgar!
Facilitar nossas vidas, seja na profissão ou na vida pessoal.
Fica então aqui registrado no Blog mais uma ferramenta gratuita que vai ajudar muita gente.
Uma ferramenta com um poder de fogo alto para quem quer "limpar" um áudio, e não tinha a menor noção de como poderia fazer isso!
Fiz até um teste aqui com um áudio que eu gravei num celular, para mostrar o poder da ferramenta.
Veja se realmente tenho razão em falar que a ferramenta é espetacular... (Vi depois que não era.)
Mandei um áudio muito mal gravado que fiz no celular e a ferramenta não deu conta do serviço.
Não prestou.
Mandei outro menos complicado e achei apenas bom o resultado, principalmente por ser grátis, e para usuários que não tem outras ferramentas para restaurar áudios.
Eu tinha até colocado no título "poder de fogo altíssimo", mas depois do teste que eu fiz hoje, mudei para apenas "alto". Pensei até em colocar apenas "bom". (Risos)
Fica muito longe do resultado do Moises e do Voice Studio!!!!
Vou colocar primeiro o áudio original e logo depois o áudio processado pela ferramenta Enhance Speech da Adobe.



E aí? O que acharam?
Presta? Para um leigo, presta?
Eu acho que vai ajudar os usuários que não tem contato com outras ferramentas de masterização e/ou restauração de áudio.
Quem estiver precisando, que faça o teste, e se possível, deixe aqui nos comentários como foi a experiência.
Obrigado a Bruno por me avisar, e obrigado a Fred Teixeira por avisar muita gente com seu vídeo.
Um abraço a todos.

PS: Amigos estão me falando que não conseguem ouvir os áudios usando MAC. Não sei como resolver esse problema. Até no Android do meu celular eu consigo escutar.

2 comentários:

Marcelo Barbosa disse...

Olá Titio,
Faço um trabalho de edição para uma plataforma que me envie produz animações com histórias que as crianças produzem nas escolas, e as próprias crianças gravam as narrações e dialogos pelo celular, muitas vezes com a ajuda de um professor, os audios são horríveis, muitas vezes é necessário limpar muita coisa para chegar na qualidade minima que a plataforma pede, e esta ferramento da Adobe em alguns audios mais simples quebra um galho, mas quando esta muito ruim, ele não da conta, em alguns ela estraga mais o audio, chega até parecer a narração esta em outro idioma.
Mas de qualquer forma em várias situações é uma excelente solução e gratuita né.

Titio disse...

Olá Marcelo.
Obrigado por participar do Blog, falando de suas experiências.
Realmente, eu esperava muito mais da ferramenta.
Meu amigo falou tão bem dela, inclusive usou num trabalho de áudio para um curta metragem, mas ele usou os dois áudios no filme, o processado e o original.
Deixou o com ruído e ambiência mais abaixo e o processado mais na frente.
E falou que ficou bem legal.
Depois que fiz o meu teste com uma gravação que fiz bem ruim, vi que a ferramenta era razoável, e acabei até mudando meu título da postagem, como falei no texto.
Ainda comentei que deveria baixar mais a nota, mas não quis mudar mais uma vez o título, deixando só a explicação no decorrer do texto.
O Fred também fala no vídeo que não seria uma ferramenta para profissionais do áudio e sim para pessoas com trabalhos mais simples.
E é isso mesmo.
Mandei para meu Filho a dica, pois ele faz alguns vídeos com os amigos, mas avisei pra ele que para problemas mais sérios, ele teria que me enviar pra eu dar uma masterizada.
Era só pra ter a ferramenta para uma emergência com um problema não muito sério de ruídos, onde a pessoa não tem ferramentas para melhorar o áudio.
Aí serve.
Um abraço.