terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Eventos da prefeitura e governo - Por que as empresas de som não colocam os equipamentos que estão no documento da licitação?

 
Olá pessoal.
Eu ia até falar que coloquei prefeitura e governo com letra minúscula por querer mesmo, pois tenho uma filosofia de colocar letra maiúscula só em coisas que acredito ou respeito.
Mas pesquisei aqui na internet, e vi que está correto colocar minúscula quando se fala genericamente.
Aprendi mais uma.
Tenho até outros assuntos para falar sobre o carnaval, mas tenho certeza que esse assunto aqui é o mais importante de todos.
O problema é simples (no meu ponto de vista, uma questão matemática!), vontade em resolver é o mais complicado!
Antes de entrar no assunto, vou colocar aqui o desabafo de um técnico de som Francês, que está morando aqui em Recife, e operou o som de apenas UM show em Pernambuco.

Dominique Chalhoub, dentre outras coisas, já foi técnico da cantora alemã Nina Hagen, que esteve aqui em Recife em 1985, num show no Geraldão!
Ele mixou o disco Collectiu de Silvério Pessoa, e já foi proprietário de empresa de som no Rio de Janeiro chamada Spectacle.
Ele é casado com uma Pernambucana, que acredito eu, conheceu nesse show de Nina no Geraldão.
Se não foi assim, ele me corrige depois e eu coloco nos comentários.
Pois bem...
Segue o desabafo de Challoub num grupo de técnicos de Recife que participo no WhatsApp.
O texto é longo, pois acho que o trauma foi grande.

(Abre Aspas)
Ponto de visto de um gringo que era dono de  empresas no Rio durante 16 anos.
Vendo todas reclamações de você no grupo.
Sendo um cara que passou seu tempo a tentar isso não acontecer.
E graças a  muito trabalho não aconteceu tanto, mas aconteceu, ate com equipamentos de primeira.
E meu erro foi aceitar bastante trabalho na época do carnaval, não se pode fazer isso como empresa servidor de serviços.
porque você não tem equipamentos para fazer tudo
 Sim A verdade você tem esses equipamentos , mas nunca vai a tempo para ir onde precisa , tudo atrasado.
porque você não tem equipe que aguenta trabalhar 20h por dia no carnaval.
porque , e é isso o maior problema : quem te contrata não quer saber se vai colocar tudo que precisa, eles so querem pagar o mínimo.
Isso sabendo que : como paga cache maior no carnaval os artistas vão fazer o show de qualquer jeito.
isso implica que vocês técnicos de PA e monitores tem de trabalhar mais do que devia para o show acontecer.
De qualquer maneira vai acontecer, e isso graças a vocês que vão dar tudo, "parece que os contratantes sabem disso".
E que na época do carnaval vocês passa de palco em palco sem parar, e uns palcos dão pra fazer tranquilo, mas muitos não da.
Mas como somos obrigado a fazer a acontecer e do melhor possível , voces quebram a cabeça para dar o melhor.

Acho que uma carta assinada para todos técnicos do PE falando dos problemas não serviria a nada, eles (os responsáveis para as contratações dos eventos), não  estão nem ai !!!
Agora pede aos artistas reclamar, isso pode mudar algumas coisas, dará mais impacto nos políticos, nos repensáveis pelas contratações dos artistas e das empresas de audiovisual,
 ainda mais se falam dos problemas com a  impressa.
Não sei qual artistas estão pronto para falar , isso e o problema ????

Eu so fiz um show no carnaval , em bezerros, ninguém no Pa, sem saber onde  eles ligaram qualquer microfones, mesa com defeito
Final com 50% das entradas.
Então eu sei o que você sofreu, parece que eu sofreu todo que vocês estão falando no grupo, em 3 horas de trabalho.
Eu também foi nos palco de alguns shows de técnicos amigos, nenhum com  tudo certo, ate com  as empresas  que tem tudo do bom e do melhor.
Como antigo gerente de empresa, não entendo isso.
E verdade que eu fui muito mal educado, com assistentes prestativos , equipamentos da porra, e artistas que não ia aceitar qualquer defeito da empresa contratada.
Mas isso fora do Brasil !
Mas uma coisa que quero dizer a todos do grupo : parabéns, vocês fiz acontecer, e da melhor maneira os shows dos  qual vocês eram responsáveis.
Nessa falta de preocupações com os problemas técnicos da parte dos contratantes, vocês conseguiram mandar e da boa.

E agora que fazer para isso não acontecer de novo ??????????l
Falar com artistas que não da para fazer o show, sei la vão aceitar, sem recamar de vocês.
Continuar calado porque no final e um bom dinheiro, que vai chegar "algumas" meses depois ?
Falar com empresas, pedindo mais serio nos trabalhos, será que com o ego , vão aceitar ?
Mandar uma reclamação de todos técnicos , como falou Normando?
Isso pode funcionar so dizendo que vocês não vão fazer funcionar o que não funcionava,
 porque nao estao contratado para resolver probemas de mpresas contratatadas e que os shows vão ser ruins.
Mas vocês nunca vão deixar isso acontecer porque vocês são profissionais.
Eu  sei que na minha terra faríamos greve ( os francês adoram greve) na hora do show, mas quem faz greve no Brasil?
Então achou que agora neste grupo vocês tem de falar e achar uma maneira de pedir ajuda dos contratantes.
Pedir uma reunião antes do carnaval, ja saber o que vai ter qualquer polo antes de iniciar, e, propostar soluçoes.
Não é seu trabalho, mas pode ser uma solução para simplificar os seus trabalhos do carnaval.
Abraços irmãos técnicos.
Dom.
(Fecha Aspas)

Pois é...
Mesmo com a escrita "arrastada" no nosso idioma, dá para entender o ponto de vista dele, né?
Esse show foi no interior de Pernambuco, o que aumenta o problema numa proporção geométrica!
E esse problema não é de hoje.
Se arrasta faz décadas, como a questão dos cachês pagos aos artistas com prazos a perder de vista.
Nesse ano, só tive acesso a um documento com a relação dos equipamentos que deveriam ter num palco onde fui fazer um trabalho.
Para terem uma ideia, deveria ter 14 monitores de chão, e só tinha 7.
Como não tive acesso aos documentos de outros palcos, não posso opinar.
Não fui conferir o resto da lista, mas essa questão dos monitores ilustra bem o que estou querendo passar.
Aí vem algumas perguntas, e tem algumas respostas no depoimento de Dominique:
1- Por que as empresas não colocam os equipamentos que estão no documento no momento em que ganham a licitação?
2- Por que esses documentos não são enviados aos técnicos dos artistas?
3- Por que essas informações não estão coladas nos palcos, como as informações do CREA?
4- Por que não existe uma fiscalização para ver se o que está no palco corresponde ao que foi licitado? (Lembro que já existiu isso um tempo atrás.)
5-...
Tenho até outras perguntas, mas não vou me estender.
Nem vou entrar na questão de ter o equipamento no palco, mas o equipamento está com sérios problemas por falta de manutenção!!!
Mesas digitais loucas, monitores com falantes queimados etc etc etc...
Não vou entrar nessa questão não...
Só queria que "o pessoal" desse mais atenção para esses documentos dos equipamentos nas licitações, e que são completamente desmoralizados na prática!
Já seria um grande começo.
Porque do jeito que está sendo feito, não está funcionando.
É muito palco para poucos equipamentos!!!!
E no final, acabamos ouvindo a famosa frase no palco: "Infelizmente, é o que temos."
Não é nada animador ouvir isso nos palcos, ou quando falamos pelo telefone com os diretores de palco. 
Não tenho certeza absoluta, mas acho que era muito mais difícil ouvir essa frase quando eu estava começando nos shows em meados dos anos 90 do que agora em 2024!!!!
As referências e importâncias devem ter mudado e eu não notei.
Ou finjo que não noto!
E acho que mudou para todos. Empresas, artistas, técnicos, músicos...
Quanto aos organizadores das festas públicas... Aí já não sei se mudou alguma coisa.
Mas... (Ver foto abaixo)

E para um Francês, é muito mais difícil entender! Né?
Obrigado Dominique por autorizar que eu usasse seu depoimento feito no nosso grupo de técnicos, para ilustrar essa postagem.
Como falei acima, nesse seu desabafo pode ter algumas respostas para minhas perguntas.
Um abraço a todos.

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