sexta-feira, 19 de novembro de 2010
PE Festival no Marco Zero – De 8 da manhã até 4 da manhã.
Olá pessoal.
Estou aqui no ensaio do show Portátil de Silvério Pessoa. Este show vai acontecer amanhã em João Pessoa. Vou tentar atualizar o Blog.
E vou tentar mais uma vez ser bem rápido nos comentários.
Trabalhei no PE Festival que aconteceu no Marco Zero no Recife Antigo.
Fui pela empresa PA Áudio.
Foram dois dias de evento. Não levei máquina fotográfica para registrar o trabalho.
No primeiro dia, cheguei às 8 horas da manhã para testar o som do PA e aguardar pelo sound check das três bandas (que se transformaram em quatro na hora).
Pitty, Otto e Natiruts seriam os shows desta noite. Na hora eu soube que teria mais um show de um artista de Caruaru.
Mais uma vez minha tese que fala que “operador de áudio de empresa de som trabalha 10 vezes mais do que operador de um artista” foi comprovada neste evento. Acompanhei o sound check (todas as bandas levaram seus operadores) das quatro atrações, depois teve umas apresentações de circo, teatro e dança, e depois acompanhei os quatro shows. Almoço? Jantar? Lógico que não. Uma coxinha ruinzinha com coca-cola no almoço às quatro da tarde e dois cachorros-quentes com guaraná no jantar que não lembro em que hora foi.
Tinha muita gente no lugar. Muita gente mesmo! Lotado!
E só vi uns seis policiais durante a maior parte da noite. Imaginaram o que aconteceu?
Exatamente. Foi briga durante toda a noite. O clima era tenso. Parei para observar o público, e vi muita galera procurando por outra galera para se confrontarem. Achava que a noite seria interrompida por uma grande briga que acabaria com o evento. Não tinha nenhum segurança na house mix. Ainda bem que errei. Tivemos sorte.
As (inúmeras) brigas tiveram curta duração, e nenhuma chegou à mesa de som. No meio do último show (Natiruts) foi que apareceram mais alguns policiais, mas ainda bem aquém do número que se precisava naquela noite!
O sistema de som era um DAS AERO50 e a mesa era uma Venue Mix Rack da Avid.
Só tive um probleminha no show de Pitty. De vez em quando a equalização e as mandadas para os auxiliares de uns canais “sumiam”!
Na primeira vez que o operador da cantora me avisou, não acreditei muito. Na segunda vez que ele falou que aconteceu novamente, comprovei que era verdade, pois eu tinha visto ele equalizando o canal e vi que a equalização tinha “zerado”. Fiquei então observando todos os seus movimentos.
Foi aí que notei que a equalização do canal sumiu logo depois que ele usou um recurso na mesa para definir o tempo do delay. Existem 8 botões na mesa que você pode definir o que vai querer que eles façam. Normalmente usamos o botão número 8 para ser o TAP TEMPO. Batendo neste botão no ritmo da música você define o tempo do delay, para que as repetições fiquem no tempo da música.
Fui então ao local na mesa onde escolhemos as funções para os botões e vi que no botão oito estava programado uma outra função além do TAP TEMPO.
Apagamos esta função indesejada e tudo voltou ao normal. Lembrando que esta programação veio com a cena de Pitty que o operador dela descarregou na mesa.
Todos os operadores dos artistas “nacionais” descarregaram suas cenas de show na mesa.
Quando deitei na minha cama, as pernas ardiam. Olhei para o relógio no meu celular. Quatro horas da manhã!
Apaguei.
No outro dia ainda teve evento, mas só as apresentações de circo, teatro e dança. Achei um desperdício de estrutura.
Acho que a organização do evento poderia ter divido os shows nos dois dias e não ter colocado todos num dia só.
Ahhh!
Neste segundo dia, que não deu ninguém (logicamente), pois não tinha nenhum show, vi mais policiais do que no dia anterior até o show de Natiruts!
Acabou bem cedo. Procurei por alguém para tomar um vinho e não consegui.
Decidi comprar no supermercado uma garrafa de Chileno e uma lasanha da Sadia e fazer minha festinha particular em casa.
Quando já estava saindo do supermercado com as comprinhas, encontro com meu amigo Normando, um dos proprietários da PA Áudio.
Acabei na casa dele numa farrinha com meu vinho, a cerveja dele, churrasco, e minha lasanha!
Dormi lá com medo da blitz alcoólica.
Um abraço a todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Poderia ter tomado esse vinho com voce...
Bem... faz um tempinho que ouço o pessoal comentar sobre o seu Blog e resolvi entrar e ler suas postagens. Gostei muito de suas colocações e posts. É muito bom expor o que fazemos, quando isso faz de fato algum sentido para nós. E pelo jeito, você gosta muito do que faz e o faz bem feito! Sempre que puder, darei uma passadinha por aqui. Um abraço, Luana Bezerril
P.S.: Titio, só pra você se situar: sou prima da Tereza, namorada do André. =)
Oi Anônimo.
Não tem como eu tomar um vinho com quem não existe, não é?
Oi Luana.
Realmente eu gosto muito do que faço. Gosto até além da conta, pois fico meio chateado quando a coisa não sai como eu queria.
Com este sobrenome, sabia que era a prima de Tereza.
:)
Obrigado por participarem.
Um abraço.
Eu existo sim!
Postar um comentário