terça-feira, 12 de junho de 2012

Mudança de Palco 054 - Janjão, áudio acima de tudo.

Olá pessoal.
Para quem não conhece, Janjão é um técnico de áudio de Recife que mora há muito tempo em São Paulo. Conheci ele através de meu Irmão Tovinho.
Nunca tive o prazer de trabalhar com ele, e acho que nem "know-how" eu tenho para isso.
Considero ele um Amigo, mesmo ele nunca vindo na minha casa e eu nunca na dele.
Nos falamos por Skype ou email. E sempre ele tem uma história boa para contar.
Me enviou dois emails recentemente. Um email me direcionava para um vídeo de uma galera da Islândia (!) cantando Tom Jobim sem usar instrumentos. Muito legal, mas nada como este que ele me enviou depois.
Este último email que ele me enviou é a cara dele.
Por que?
Porque ele é um dos poucos caras que eu eu conheço que trabalha com áudio onde o dinheiro sempre está em segundo plano.
Ele se diverte com o áudio, é uma brincadeira (séria) para ele.
Eu me divirto também com áudio, mas não é sempre.
Com ele, eu tenho a impressão que é sempre!
O email me direcionou para uma portagem no JC (Jornal do Comerccio).
Vou colar aqui quase toda a matéria, e quem quiser ver tudo é só clicar AQUI e olhar a matéria completa no site do JC.
Vou colocar o texto da matéria para vocês entenderem a história.
Segue abaixo a matéria com os vídeos:

xxx

Jan do Pandeiro

Alemão forrozeiro ganhou tributo no YouTube

Indicado, em 1991, ao mais conhecido prêmio internacional da música, o Grammy, o disco Brazil: forró - music for maids and taxi drivers (Brasil: forró - música para empregadas domésticas e motoristas de táxi) pode ser encontrado apenas em lojas físicas ou virtuais estrangeiras (saiba mais clicando aqui). Foi por indicação de uma amiga paulista que o alemão Jan Lumme, 31 anos, morador de Bielefeld, no Nordeste da Alemanha, tomou conhecimento da mais famosa manifestação musical do Nordeste e do álbum Brazil: forró. Encantado pelo que ouviu, Jan do Pandeiro (seu nome artístico) começou a publicar vídeos no YouTube nos quais ele aparece tocando músicas de Toinho de Alagoas, um dos forrozeiros presente no disco.


Ao procurar por vídeos de Toinho na internet, o técnico pernambucano de som João "Janjão" Vasconcelos (que trabalhou nas gravações das músicas presentes no Brazil: forró) acabou se deparando com o alemão que curte forró. A partir de um vídeo postado por Jan do Pandeiro tocando a canção Bicho da cara preta, de Toinho de Alagoas, o pessoal da Panela Produtora - empresa paulistana na qual Janjão trabalha - fez, no ano passado, um vídeo com versão remixada da original postada por Jan, com a participação de alguns músicos. Entre eles, Zé da Flauta, o produtor original das 17 faixas do Brazil: forró.



Assista a vídeo que mostra reação de Jan do Pandeiro ao ver, pela primeira vez, a homenagem que brasileiros fizeram a sua paixão pelo forró.




Quais seus sentimentos em relação à nova versão do vídeo de Bicho da cara preta que brasileiros fizeram em sua homenagem?

Um dia, eu quis gravar a canção e publicá-la no YouTube (em dezembro de 2009). Apenas por diversão, sem expectativa de que algum brasileiro fosse assistí-la. Meus amigos gostaram do vídeo e, um ano depois, recebi um e-mail de Janjão, da Panela Produtora, que havia originalmente gravado esta canção com Toinho de Alagoas. Meus primeiros pensamentos foram: "Hum, devo estar encrencado por não ter obtido os direitos para gravar a música!". Mas, Janjão e seus amigos da produtora me explicaram que, na verdade, eles estavam muito impressionados com o fato de um alemão tocar forró. E eles me surpreenderam com um remix do meu vídeo. Eles acrescentaram instrumentos e fizeram um clipe realmente profissional. Fiquei muito feliz com isso. Na verdade, ainda estou feliz e agradecido.

A entrevista completa está no site do JC. 

xxxx 

É ou não é uma história legal?
Obrigado Janjão por mais este presente.
Um dia quero levar o áudio na brincadeira como você faz.

Janjão

Um abraço a todos.

PS:
Janjão está vivo, viu? Não sou daqueles que fazem homenagem só quando o cara morre!

Um comentário:

Cesar Portela disse...

Concordo plenamente.
O Janjão é um cara extraordinário!!!!
Merecida homenagem.

Um abraço,

Cesar Portela