quarta-feira, 20 de junho de 2012

Rapidinha 147 - Prêmios!

Prêmio Sharp, Shark, Tim, Música Brasileira (ex-Tim?), Claro, MTV, Grammy, Grammy Latino, Sorrino, Chorano, etc, etc...
Não aguentei ficar calado vendo só elogios. Segue meu ponto de vista sobre estas premiações em relação aos nossos artistas:
Tinha prometido a mim mesmo não me meter neste assunto, mas como sempre, lá vou eu de novo criar polêmica, mas acho que devo dar minha opinião que é contrária (pra variar) a todos os comentários que eu vejo na internet (facebook) sobre estas premiações, sempre elogiando, sempre achando que agora vai, que tá tudo certo, que agora vai porque foi premiado, etc.
Primeiro, não sou muito fã destas premiações, e acho que não mudam nada da situação da nossa música (Pernambuco).
Daqui a pouco vai ter premiação para Gospel Católico, Espírita, Candomblé, etc.
Herbert Lucena, Silvério Pessoa (com quem trabalho desde 2004) e outros vão continuar sendo considerados REGIONAIS e nada vai mudar. Vai render algumas matérias a mais nos meios de comunicação e mais nada.
Mas não é só a questão do REGIONAL que me incomoda. Eles e os outros que foram premiados não vão ter muitas mudanças, acredito eu, por causa dos prêmios que ganharam. Ser premiado é sempre bom, mas acho que o "buraco é mais embaixo".

Não adianta ser premiado e não tocar nos meios de comunicação. Para mim, é melhor não ser premiado e está tocando nas rádios locais (pelo menos isso para começar). O retorno vai ser muito melhor. Só conheço um prêmio que realmente muda a situação, é o OSCAR, onde até os indicados são beneficiados e os que ganham o prêmio realmente nem se fala, porque as pessoas vão ver o filme por causa disso.
Na música vejo que é diferente. Não vejo o Grammy conseguir nem 10% destas mudanças, e se for para o Grammy LATINO aí é que lascou, pelo menos no nosso mercado (Brasil).
Nos outros mercados eu não sei como é. Tem até outro prêmio (no vídeo) que eu vejo resultado, não lembro o nome... Globo de Ouro, Leão de Ouro, mas nada como o Oscar.
Vai ser legal para Herbert ter os prêmios na estante da casa dele (eu sempre guardo meus crachás dos shows que faço pelo mundo), mas acho que se a gente não brigar para esta galera (Herbert Lucena, Silvério Pessoa, Ylana, Mundo Livre, e tantos outros artistas da nossa "região") tocar nos meios de comunicação, nada vai sair do canto. Vamos ficar resumidos a troféus nas prateleiras.
E se o artista disser que NÃO SE IMPORTA em ver sua obra divulgada para o maior número de pessoas possíveis, ele está mentindo!
Silvério Pessoa não toca nas rádios daqui, Herbert também não, e tantos outros também não. Enquanto a gente não mudar isso, repito, vão ser só troféus nas estantes. Se fosse para eu escolher, queria que a galera tocasse nas rádios e não ganhasse prêmio nenhum. Para o artista seria muito mais compensador. E logicamente seria compensador para toda a equipe que sempre acompanha este artista.

Um comentário:

Felipe Rangel disse...

Titio,

Se você perceber, existe aquela panelinha: CPM 22, Restart, Ivete Sangalo, Dudu Nobre, Zeca Pagodinho, etc. Não artistas que estão "na fama" mas não necessariamente refletem o melhor álbum, melhores compilações, melhor música, etc. Reflete apenas as vontades dos produtos e organizadores. Para esses eventos a fama fala mais alto e é por isso que quem tem mais fama ganha. Compositores e cantores como Edilza Aires, Roberto Di Melo, Silvério Pessoa realmente nunca vão estar nesses prêmios. Nação Zumbi foi pro eixo sudeste e começou a ganhar esses prêmios, "viver na MTV", etc. Particularmente esses prêmios também não querem dizer nada... é apenas pretexto para nomear eventos, divulgar empresas e ganhar dinheiro.. abraços!