sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Alceu Valença no Arcádia Apipucos - Na frente do palco tinha uma parede!



Olá pessoal.
Cada dia que passa, acho que tenho menos do que falar aqui no Blog.
Estou meio desanimado para escrever, achando que não tenho mais o que acrescentar.
Ando meio desatualizado, faço poucos shows.
Tem muita coisa nova aí acontecendo e eu não fico sabendo.
O vício da internet acaba influenciando negativamente, pelo menos no meu caso.
Passo muito tempo em redes sociais, e as revistas de áudio da minha assinatura continuam na estante, intactas, pedindo para serem lidas.
Estou atrasado na leitura em mais de um ano!
Quando eu ler, as descrições dos equipamentos novos já vão estar ultrapassadas.
Tá complicado...
Finalmente saí do vermelho nas contas. Esta é a melhor notícia de fim de ano.
Este segundo semestre foi "punk".

Mais uma vez não iria comentar nada sobre um trabalho que fiz, mas lembrei que poderia acrescentar um comentário sobre este show de Alceu Valença numa casa de recepções aqui em Recife.
Foi tudo dentro da normalidade de um show.
Exceto pelo posicionamento do palco.
Mais uma vez, o quesito "beleza" falou mais alto em relação ao que era o mais correto.
Vou explicar.
Esta casa de recepção fica em Apipucos, um bairro nobre aqui de Recife.
É um casarão antigo, muito bonito.
Antigamente era um espaço aberto onde aconteciam os shows.
Mas por causa do barulho causado por estes shows, a casa teve que fazer um isolamento acústico.
E pelo que eu pude notar, ficou excelente.
Quando eu cheguei ao local perto do horário do show de Alceu, já estava tendo um show, e eu não ouvi nada do lado de fora.
Muito bom! Ponto mais que positivo para o Arcádia.
O ponto negativo foi realmente a posição do palco.
Existem dois salões neste Arcádia Apipucos.
Um bem amplo e um menor.
E entre estes dois espaços, existe uma construção de concreto.
Logicamente, a posição mais correta para a montagem do palco seria no salão mais amplo.
Mais espaçoso, nada na frente para atrapalhar a projeção do som...
Mas não foi o que aconteceu com a gente.
Lá no fundo, o salão menor.
O palco foi montado no salão menor.
Eu até entendi o motivo. Era um jantar, para um pessoal que participou de um congresso na cidade.
Não era um show normal.
Eu entendi.
Em cima do palco. Lá no fundo o salão maior. E a parede dividindo.
O salão maior foi todo preenchido por mesas, e no salão onde estava o palco, armaram algumas mesas na lateral, deixando a frente (curta) do palco livre.
Rogério, técnico que fez o som do PA, me falou que na reunião que ele foi, tentou colocar o palco no salão maior, mas não obteve sucesso.
Acho que se o palco ficasse no salão maior, não daria para deixar todo este salão sem mesas.
Não sobraria espaço na casa para colocar todas as mesas necessárias.
O pessoal da empresa de som me falou que muitas vezes o palco é armado no salão maior.
No nosso dia a logística do jantar não permitiu este posicionamento.
E isso foi a única coisa que complicou um pouquinho o trabalho.
Pois logo na frente do palco tinha uma parede de concreto, onde o som batia e voltava para o palco.
Para amenizar o rebatimento, Rodrigo (técnico freelancer da empresa de som), não subiu muito as caixas do line array.
Deixando-as mais perto do chão, melhorava o rebatimento e piorava para quem estivesse no salão na linha das caixas.
As caixas ficariam "no pé do ouvido" da galera, e o volume ficaria muito alto para esta turma.
Paciência...
Não tinha o que fazer.
Eles iriam notar isso e iam evitar ficar nesta linha.
Por incrível que pareça, tivemos mais problemas com os subs e graves retornando para o palco do que com as altas frequências.
Ficou meio "emboloado" no palco as frequências mais graves.
Falamos com Rogério e ele deu uma "secada" nesta parte do espectro sonoro, onde o bumbo e o baixo predominam.
Ajustado isso, encerramos o soundcheck.
No show foi tudo dentro da normalidade.

Alceu pediu para baixar algumas coisas no palco, como a voz dele e os vocais.
Não sabendo ele que isso era um reflexo do rebatimento do som na parede de concreto.
O público estava bastante animado, e o show foi muito legal.
Só não teve frevo.
Neste show, não tem frevo no roteiro.
Pelo que pude notar da animação do público, eles estavam com vontade de dançar um "frevinho"...
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: