quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Dica dos Amigos 001 - Como evitar choques no microfone.


Olá pessoal.
Vou começar uma nova sessão aqui no Blog.
Dica dos Amigos.
Pensei primeiramente em usar este espaço para colocar só vídeos de colegas e amigos dando alguma dica de equipamentos ou atitudes que poderiam ajudar nos nossos trabalhos.
Mas já vi gente comentando que os vídeos postados em blogs ou sites podem desaparecer depois de um tempo. Acredito que isso não aconteça no YouTube.
Quebrei a cara numa postagem bem antiga minha, onde eu coloquei um link de uma postagem para explicar como eu fazia uma determinada conexão numa mesa da Roland, pois o texto do colega era bem explicado e continha fotos. Para minha surpresa, uma vez fui relembrar como se fazia, e ao clicar no link, recebi o aviso que não foi encontrado o lugar onde estava a postagem.
Depois desse dia, não indico outro local para explicar alguma coisa. Posso até colocar o link como complemento, mas descrevo antes o que eu quero explicar ou comentar.
Vamos à primeira Dica dos Amigos...
Esta quem me deu foi Rogério Andrade, técnico de PA de Alceu Valença.
Ele me mostrou isso num show de Alceu onde eu estava fazendo o monitor, e usei a dica dele recentemente num show da Maraca Band, onde fui fazer o PA (e também o monitor).
Esta banda toca muito em casamentos e aniversários, onde os palcos são minúsculos e improvisados. 
Ou seja... O aterramento não existe na grande maioria das vezes. 
E no último show não foi diferente. Um pequeno palco armado num salão de festas de um prédio residencial, onde seria comemorado o aniversário de uma pessoa.
Todo o equipamento foi ligado na rede de AC do salão de festas, nas tomadas das paredes.
Não deu outra...
No soundcheck, um dos cantores, que também toca guitarra e cavaquinho, reclamou que estava levando choques ao encostar os lábios no microfone, enquanto tocava a guitarra.
Notamos que isso acontecia quando ele estava com as mãos nas cordas da guitarra.
Tentamos, em vão, resolver o problema ajustando as ligações do amplificador da guitarra no AC da casa.
Foi aí que lembrei da dica de Rogério. 
Era um microfone SM58 da Shure, mas esta dica serve para qualquer microfone onde o globo (cabeça) é removível.
Remova o microfone do pedestal, e desplugue o cabo XLR.
Desenrosque a cabeça do microfone.


Pegue um pedaço de fita isolante e corte este pedaço no meio, formando tiras (foto abaixo).
Já usei fita crepe e funcionou também.



Pegue esta tira de fita e vá enrolando continuamente um pouco antes do final da rosca, e continue enrolando um pouco em cima do corpo também. Use mais de uma tira se necessário.
Como não tinha um microfone aqui, fiz umas edições nas fotos para tentar mostrar onde colocar a fita. Espero que consigam entender.



Agora é só colocar o globo novamente e enroscar até que ele comece a enroscar um pouco em cima da fita.
Ele não vai mais encostar no final, onde ele encostava no corpo.


É como se você isolasse o globo do corpo.
Pronto.
Em todas as vezes que fiz isso, o problema foi resolvido.
Fui até chamado de Mágico neste último trabalho onde usei a "técnica".
Espero que ajude outros aqui também.
Quem quiser me passar alguma "dica", mande para meu e-mail contando tudo, que eu publico aqui. Se tiver vídeo no YouTube, melhor ainda, pois descrever em palavras não é nada fácil.
Um abraço a todos.

2 comentários:

Júlio Graef disse...

Bela dica!
Parabéns!

AbrasSom!

Titio disse...

Olá Júlio.
Me passaram a dica e eu passei pra frente.
Já teve Roadie que me viu fazendo isso no palco, me falando que já colocou em prática essa dica.
Um abraço.